Saiba como usar a linguagem corporal a seu favor

O que as pessoas veem quando você entra em uma sala? Em poucos segundos, é possível que um indivíduo forme uma opinião sobre outro, baseado apenas em como o corpo dele se comporta.

Nossa linguagem corporal é uma grande fonte de informação. Ela reflete aspectos importantes, como o nosso humor e nível de confiança, por exemplo. Sem que você saiba, pode estar projetando uma imagem negativa.

A boa notícia é que, com um pouco de prática, é possível controlar a mensagem que queremos transmitir para os outros com o nosso corpo. Veja algumas dicas sobre como usar a linguagem corporal a seu favor e passar uma imagem confiante:

Sorria – Regra básica: pessoas confiantes sorriem. Transmita simpatia e portas se abrirão.

Postura assertiva – Uma boa postura transmite a ideia de que você está aberto para a pessoa com quem está falando. Sempre distribua o peso igualmente sobre as 2 pernas, mantendo os ombros para trás e a cabeça ereta.

Apreço através do contato – Sem exagerar, utilize o contato corporal como um sinal de afeto e apreço. Uma palmadinha nas costas ou a mão no ombro do colega em momentos pontuais pode transmitir confiança não só em você mesmo, mas também nos que estão a sua volta.

Prepare-se adequadamente – A preparação é um componente de comunicação essencial para transmitir confiança por meio da linguagem corporal. Se vista bem e de acordo com cada ocasião, e faça com que seu cabelo, seu rosto e até mesmo o seu cheiro trabalhem a seu favor.

Cuidados com as mãos – Saiba o que as suas mãos estão dizendo. Quando estiver explicando uma ideia, por exemplo, fale com a palma da mão aberta e mantenha os dedos juntos.

Colocar as mãos na cintura pode dar um ar de arrogância ou impaciência. Se você tende a mexer em seu cabelo, tente resistir a isso. No ato do aperto de mão, segure a mão da outra pessoa com firmeza e confiança. Só não se entusiasme. Não tente esmagar a mão da outra pessoa e não mantenha por muito tempo. Também evite cruzar os braços ou colocar as mãos no bolso.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *