Quer aprender a programar? 9 dicas que vão ajudar você!

programação
Compartilhe

A transformação digital está cada vez mais presente em nosso dia a dia, principalmente dentro do mercado de trabalho. Através do constante aprimoramento e evolução da tecnologia, as carreiras se reinventaram e abriram espaço para o desenvolvimento profissional focado na programação e engenharia de softwares, aplicativos e produtos digitais.

A interação com plataformas e interfaces já faz parte da nossa rotina — bancos digitais, redes sociais, aplicativos de delivery e uma infinidade de possibilidades que surgem todos os dias para facilitar processos e trazer acessibilidade para as tarefas da vida pessoal e profissional.

E é exatamente por meio da necessidade de evolução da tecnologia para acelerar a nova economia que a carreira de Programador/Desenvolvedor está em expansão no Brasil e no mundo!

As empresas buscam profissionais qualificados, em todos os níveis hierárquicos, que queiram integrar ao time de tecnologia e desenvolver novos produtos, focados na experiência do usuário, para ganhar destaque em meio à corrida por inovação e, consequentemente, aumentar os lucros.

Portanto, se você pretende aprender a programar, esse é o momento de entender como fazer isso e decolar a sua carreira na área de Tecnologia! 

As 11 melhores dicas para quem quer aprender a programar

A melhor forma de aprender a programar é através de uma qualificação especializada, mas existem algumas dicas legais que podem ajudar você a entender mais sobre programação e se aprofundar no assunto. Confira!

1. Tenha curiosidade sobre tecnologia

Antes de escolher a melhor linguagem para começar a programar ou qual tipo de projeto desenvolver, é importante explorar o mundo da tecnologia e entender suas possibilidades.

Existem vários artigos e vídeos bem interessantes sobre o tema, que ajudam você a ficar por dentro das principais tendências da área do desenvolvimento. Também é fundamental estar atento às novidades e mudanças do ambiente digital, que acontecem o tempo todo.

2. Escolha uma linguagem de programação introdutória

No mundo da programação, existem uma série de linguagens, antigas e atuais, com características e funções próprias. Entre as mais conhecidas e utilizadas estão: Java, Javascript, C#, PHP e Python, mas as opções são vastas.

Para quem está iniciando, é recomendado optar por uma linguagem mais simples, que possuem uma bibliografia menor e são mais fáceis de serem aprendidas, como Phyton, C e C++.

3. Pratique todos os dias

Para se aperfeiçoar no mundo da programação, é importante criar o hábito de estudar e programar diariamente.

Estar em contato com a linguagem e focar na repetição dos exercícios é a melhor forma de estimular a sua memória a gravar cada comando necessário. Você pode intercalar 30 minutos de leitura e 30 minutos de programação, por exemplo, para se familiarizar com a estrutura dos códigos e com a rotina de um profissional desenvolvedor.

4. Não tenha receio de errar

Assim como qualquer nova habilidade ou conhecimento, a programação exige pesquisa, prática e curiosidade para o aperfeiçoamento do desenvolvedor.

Por isso, não tenha medo de errar, mas sim utilize os eventuais erros para aprimorar o seu aprendizado. É essencial lembrar que a programação envolve códigos, algoritmos e lógica, e a melhor forma de fixar os estudos é aplicando os conhecimentos adquiridos continuamente. 

5. Crie conexões com outros programadores

Conhecer outros programadores pode ajudar você em diversas áreas da sua carreira, desde avaliar a sua rotina de estudos, até encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Você pode ir a eventos digitais, entrar em grupos nas redes sociais, acompanhar o conteúdo de programadores que fazem vídeos e artigos, e até mesmo trocar experiências com colegas de faculdade/trabalho que já estejam dentro da área de tecnologia.

6. Busque aprimorar o seu inglês

Boa quantidade de materiais e cursos de especialização disponibilizados sobre tecnologia são em inglês, além de diversas empresas exigirem o idioma para determinadas vagas de programação.

Portanto, tente aprender inglês e treinar diariamente, pois será um diferencial necessário para a sua carreira.

7. Estruture um projeto inicial

Para colocar em prática seus estudos e avaliar o seu nível de programação, é interessante desenvolver um projeto. 

Seja um software, um aplicativo ou uma ferramenta para resolver bugs, ao desenvolver o seu próprio projeto, você tem a oportunidade de aprender mais sobre a linguagem escolhida, entender toda a estrutura por trás da programação e criar um portfólio para se candidatar em um estágio ou vaga efetiva dentro de uma empresa.

8. Siga todas as etapas

Investir em diversas fontes de conhecimento, como internet e cursos livres, é uma boa técnica para expandir os horizontes na tecnologia, mas é essencial buscar uma especialização e aprofundar o seu conhecimento na área.

Você pode ingressar em uma graduação que ofereça opções inovadoras de cursos de tecnologia, para garantir maior noção acadêmica e profissional, além de se qualificar de acordo com as necessidades do mercado.

9. Não exite em aprender novas linguagens

É comum que um programador tenha mais afinidade com determinado tipo de linguagem, principalmente se estiver acostumado a trabalhar com um tipo de especialidade específica, mas você pode aprender sobre novas linguagens e ampliar seus conhecimentos em tecnologia.

Estando aberto a mudanças, é possível até mesmo trabalhar em novos projetos e áreas de atuação, tornando-se um profissional mais sênior.

Dica bônus: Conte com a Unipar para iniciar a sua graduação na área da Tecnologia!

A Unipar disponibiliza diversas opções de cursos EaD para quem quer ingressar na área da Tecnologia e aprender a programar, com professores altamente qualificados e uma metodologia que conecta você ao futuro.

Confira os cursos disponíveis:

➡ Análise e Desenvolvimento de Sistemas

➡  Big Data e Inteligência Analítica

➡ Ciências de Dados

➡ Desenvolvimento Mobile

➡ Gestão da Tecnologia da Informação

➡ Sistemas de Informação

➡ Sistemas para Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *