Ansiedade antes da prova? Confira 7 dicas para se acalmar

Quem nunca se sentiu com medo, tenso ou preocupado de forma excessiva antes de algo acontecer? É assim que a ansiedade age. Apesar de muita gente achar frescura, a ansiedade é uma reação do corpo humano diante de situações que deixam a pessoa desconfortável, como falar em público, por exemplo.

A ansiedade também influencia nos estudos. Ao ficar ansioso, o estudante pode perder o foco, assim dificultando seu aprendizado. Com o passar do tempo, cansado de não conseguir se dedicar, o aluno tende a se apegar em distrações, ou até mesmo desistir dos estudos.

É comum que o aluno se sinta ansioso antes de realizar uma prova ou apresentar um trabalho. Para se preparar melhor, é necessário que o estudante consiga se dedicar por completo nos estudos, respeitando o período estipulado para aprendizado.

Práticas de concentração também o ajudarão a manter o foco, diminuindo a ansiedade. Além disso, também é preciso respeitar o período de descanso da mente, permitindo absorver o conteúdo.

Qual a importância de controlar a ansiedade antes da prova?

Controlar a ansiedade é fundamental para a concentração e assim conseguir fazer o exame da melhor forma possível. Lidar com a pressão de se dar bem na prova não é fácil, ainda mais quando é necessário dividir o tempo de estudo com outras atividades, como o trabalho, por exemplo.

O acúmulo de tarefas unido com falta de tempo, problemas de convivência, má compreensão dos professores e influências externas como falta de dinheiro ou problemas familiares podem fazer sua vida virar uma bola de neve, fazendo com que a ansiedade tome conta.

Manter os pés no chão, organizar sua rotina e se privar de distrações fará com que você tenha o controle de todas essas situações prejudiciais. O ideal é ter isso em mente desde o período de estudos até o momento de realizar a prova.

Mantendo a cabeça em ordem, na hora do exame todo o esforço terá valido a pena. O conteúdo estará fresco na memória sem a sensação de “deu branco”, fazendo com que o estudante alcance o resultado conforme sua dedicação na hora dos estudos.

Dicas para controlar a ansiedade durante as provas

Mesmo fazendo todo o esforço para se dedicar e manter a calma durante a fase de estudos, quando chega a hora da prova pode bater o desespero. Não se preocupe, a UNIPAR separou algumas dicas que poderão te ajudar a eliminar a ansiedade na hora da prova.

Chegue cedo no local da prova

É melhor chegar uma hora antes da prova e ficar por lá sem fazer nada até o início do que sair em cima do horário e correr o risco de não chegar a tempo. É nessa hora que a ansiedade dispara e mesmo que você consiga chegar, não conseguirá se concentrar em nada na prova.

Durma bem na noite anterior a prova

Uma boa noite de sono é essencial para que você esteja confortável para fazer a prova. Dormir mal fará com que sua cabeça fique pesada e com dificuldades de se concentrar, fazendo com que perca tempo e foco na hora do exame, assim aumentando a ansiedade.

Faça exercícios físicos regularmente

A prática de exercício físico influencia diretamente na diminuição do estresse e da ansiedade. Manter uma rotina saudável irá estimular o cérebro, potencializando o raciocínio e a memória. Além disso, proporcionará melhorias físicas, como a agilidade, bem estar e autoestima.

Mantenha a calma

Lembre-se que todo o conteúdo que está na prova, você estudou. Fique calmo e se concentre que as respostas irão surgir naturalmente. Se apavorar e deixar a ansiedade tomar conta fará com que você perca o foco e se distancie ainda mais das respostas. Caso esteja difícil responder uma pergunta, evite se enrolar nela, passe para a próxima e depois volte para respondê-la, assim irá refrescar a memória e terá uma maior chance de encontrar a resposta.

Não estude na véspera

O tempo para se preparar para a prova já foi e você não aprenderá o conteúdo do dia para a noite. Estude com antecedência e tire a véspera da prova para descansar a mente. Faça alguma coisa leve, passeie e se divirta, só não abuse no horário e durma cedo para não estar cansado no dia da prova.

Prepare-se bem para a prova

É fundamental você se preparar adequadamente para uma prova que irá cursar. Além de garantir que você saiba os conteúdos propostos, estar preparado te dará confiança, indo em contrapartida da ansiedade. Não encare a prova como algo terrível, mas sim como um desafio a ser conquistado.

Seja positivo

Mesmo que esteja passando por uma fase difícil, seja positivo. Mantenha a cabeça com bons pensamentos e esteja confiante. Manter a mente leve contribuirá para um melhor desempenho na hora da prova.

…..

Agora que você já sabe como controlar sua ansiedade, basta escolher a graduação ideal para você da UNIPAR e se preparar para o vestibular.