5 dicas para criar um currículo criativo e completo

5 dicas para criar um currículo criativo e completo
Compartilhe

Quais são as características de um bom currículo profissional? Quem já colocar no papel as suas qualificações profissionais certamente já fez essa pergunta. Para os recém-formados, a “falta” de experiência é sempre encarada como um problema, pois em alguns quesitos ainda não há o que preencher.

Porém, não se cobre tanto assim. Saber como montar um currículo não tem relação direta com o sue nível de estudo, mas sim com a capacidade de destacar suas principais qualidades. Ainda que existam muitos modelos de currículo na internet, nem todos se adaptam àquilo que você precisa.

Neste artigo, listamos algumas dicas práticas para você considerar na hora de montar o seu. Chegou a hora de potencializar seus pontos positivos e fazer com que os empregadores conheçam melhor quem realmente você é.

1. Atenção aos dados essenciais 

A menos que o empregador peça, qualquer outra informação que não seja essencial para conhecer um pouco mais de você não precisa estar no currículo. A ideia é que o documento funcione como um resumo sobre as suas qualificações, e não um guia definitivo que responda a todas as perguntas.

Nome completo, informações de contato, sua expectativa em relação à vaga que procura, formação acadêmica, experiências anteriores e cursos complementares são os itens básicos que devem ser preenchidos. Lembre-se que tudo isso não deve passar de duas páginas, sendo que o ideal é fazer com que todos os dados caibam em uma só.

2. Seja criativo, mas não confunda

Que tal fazer um currículo que fuja do modelo padrão, com uma página de texto do Microsoft Word? Aqueles que apresentam um currículo diferenciado podem ser vistos de outra maneira pelos recrutadores. A boa notícia é que você não precisa ser nenhum especialista em design para criar algo do zero.

5 dicas para criar um currículo criativo e completo

Na internet é fácil encontrar modelos de currículos bastante visuais, que tornem sua apresentação diferente. Certifique-se apenas de não usar uma versão com tamanho de fonte muito pequeno ou que deixe de fora alguns dos itens essenciais que mencionamos acima. Se for imprimir o currículo, considere uma versão colorida para se destacar.

3. Prefira o formato PDF

Muitas empresas oferecem formulários em seus sites nos quais é possível preencher as informações solicitadas. Entretanto, se for preciso enviar o currículo por e-mail, prefira fazê-lo no formato PDF a outros formatos de documento, como DOC, por exemplo.

Isso se deve ao fato de que os documento criados no Word precisam se softwares como o Microsoft Word ou o Google Docs para serem abertos e se o usuário em questão não tiver uma das fontes utilizadas tudo pode ficar desconfigurado. Os arquivos PDF, além de serem mais leves, preservam a aparência original. Você pode usar serviços gratuitos para converter arquivos para PDF.

4. Mantenha o currículo atualizado – e seja flexível

Sempre que houver novidade em algum item do currículo, atualize-o. Um currículo atualizado é sinal de que o candidato está em busca de uma oportunidade e os empregadores valorizam essa demonstração de interesse. Não há nada pior do que chegar em uma entrevista e ver que algumas informações colocadas no papel já não fazem mais sentido.

Além disso, seja flexível. Sempre que possível, adapte o seu currículo à vaga da empresa para a qual ele está sendo submetido. Isso abre espaço para que você apresente diferenciais que possam ter maior relação com a vaga. Muitas vezes, é possível conciliar alguns dos seus hobbies com o ramo de atuação da empresa.

5. Seja verdadeiro

Entenda: ressaltar seus pontos positivos não significa, em hipótese alguma, mentir. Não coloque no currículo informações falsas ou que deem margem à dupla interpretação. Se você ainda não concluiu o curso de graduação, por exemplo, mesmo que esteja no último ano, seja claro ao mencionar que ainda não está com o diploma em mãos.

Muitos estudantes se antecipam à formatura e já modificam o status nos documentos, acreditando que estão ganhando tempo. Porém, quando são confrontados sobre essa informação acabam fazendo com que o possível empregador perca tempo. Seja honesto sempre e evite problemas.

…..

Um currículo bem elaborado fica ainda mais atrativo quando suas qualificações incluem uma universidade de peso. A Unipar é reconhecida como uma das instituições mais respeitadas do mercado, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação presencial, semipresencial e a distância em diversas áreas. Confira a lista de cursos disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *