Como montar um currículo para o primeiro emprego?

Para quem está entrando no mercado de trabalho, preparar o currículo para o primeiro emprego é um desafio. Grande parte das vagas pede que o candidato tenha experiência, mas é difícil atender a esses requisitos quando se está começando a carreira.

A maior parte das dicas que você encontrará sobre como preparar um currículo têm como foco maior a experiência. Destacar atividades e projetos nos quais o candidato tenha participado é, de fato, importante, mas isso não significa que seu currículo precise ficar “em branco” se essa for sua busca pelo primeiro emprego.

Como montar um currículo para o primeiro emprego?

Além das dicas que apresentaremos neste artigo, existem diversos sites gratuitos que podem ajudá-lo com ideias e modelos de currículos para o primeiro. É ocaso da imagem abaixo extraída do site Zety, uma plataforma online destinada à criação de currículos para os mais diversos perfis de candidatos. Veja quais aspectos você pode destacar no seu currículo para o primeiro emprego.

1. Destaque o objetivo principal

Um bom currículo é aquele que é feito sob medida para uma empresa. Utilize o campo do objetivo principal como uma forma breve de se apresentar e destacar quais são as suas intenções na busca por uma oportunidade. Não há problema algum em dizer que este será seu primeiro emprego. Um exemplo:

Estudante do 4º período de Administração, estou em busca de uma primeira oportunidade de emprego na minha área de atuação. Tenho facilidade para trabalhar com planilhas e relatórios e estou ansioso para aprender mais e me desenvolver profissionalmente.

2. Fale sobre a sua educação

Ainda que você não tenha concluído a sua graduação, é importante mencionar essa informação no currículo. Indique o nome da instituição, o curso em questão e a previsão de quando você irá se formar. Esses dados dão ao empregador uma perspectiva do quanto você estudou e de quanto tempo você terá para desenvolver antes de se formar.

Cursos complementares que você tenha feito são dignos de menção. Escolha no máximo três — aqueles que tiverem mais relação com a vaga para a qual você está se candidatando. Uma boa fica para turbinar o currículo mesmo sem muita experiência é recorrer aos cursos de extensão. A Unipar disponibiliza diversos deles com certificado, algo que pode ser valioso para quem está começando.

3. Atenção aos seus dados pessoais

Informações básicas sobre você também precisam estar presentes no currículo. Nome completo, telefone para contato, endereço residencial e e-mail são suficientes. Se você tiver algum portfólio online ou julgar que o seu perfil em alguma rede social é uma boa referência de quem você, inclua também um link para ele.

A ideia aqui é ser objetivo: além dos dados básicos de contato, como telefone e e-mail, o seu endereço residencial também pode ser um ponto positivo em alguns casos, pois há empresas que dão prioridade para colaboradores que morem nas proximidades.

4. Destaque habilidades e competências

Todos nós temos algum aspecto no qual nos destacamos. Habilidades interpessoais como facilidade de conversar com outras pessoas, desinibição para falar em público, boa redação, raciocínio lógico ou pontualidade são aspectos que podem ser destacados no currículo, especialmente se você é um jovem em busca do primeiro emprego.

Importante: seja verdadeiro. Não invente informações positivas ao seu respeito que não correspondam à realidade. Uma simples entrevista de emprego será suficiente para desmascará-lo e isso reduzirá as suas chances de ser chamado. Uma boa dica é conversar com algum dos professores que conheça bem e pedir para que ele aponte algumas características suas.

Colocar em seu currículo o nome de uma universidade reconhecida pelo mercado é outro diferencial positivo. Com nota máxima na avaliação do MEC, os cursos de graduação a distância da Unipar são uma referência em termos de qualidade de ensino, e podem ajudá-lo a abrir portas com mais facilidade.Venha conhecer os cursos de graduação EAD oferecidos pela Unipar. São 40 opções em diversas áreas do conhecimento. Descubra como funciona a metodologia de ensino a distância e veja na prática como uma forma mais flexível, interativa e acessível de estudar pode transformar a sua carreira.