Como usar a internet a seu favor na hora de procurar emprego?

Compartilhe

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, o melhor lugar para começar e procurar é via internet. Especialmente agora, durante a pandemia de coronavírus, muitas empresas migraram para soluções online na hora de encontrar candidatos.

Porém, conhecer sites de emprego e ter um currículo online atualizado são apenas os primeiros passos para se destacar no mercado. Hoje, as redes sociais e a maneira como nos comportamos online tem influência significativa no processo de decisão dos recrutadores. Quem se mostra hábil no relacionamento digital pode conquistar pontos preciosos na hora de concorrer a uma vaga.

Neste artigo, mostramos algumas possibilidades para que você consiga se destacar na hora de concorrer a uma vaga de trabalho.

Crie um currículo online

O primeiro passo para buscar uma oportunidade de trabalho é atualizar o currículo. Muitas empresas que têm processos seletivos online oferecem formulários próprios para que você cadastre os seus dados. Além disso, enviar um arquivo anexado por e-mail é apenas uma das possibilidades.

Um bom começo é criar um currículo online. Serviços como o Behance ou o Wix permitem a criação de perfis e sites gratuitos de maneira simples. Além de descrever suas qualificações, esse é também um espaço para que você inclua links de trabalhos do seu portfólio, se for o caso. Encare o currículo online como uma extensão do currículo impresso, um espaço no qual você pode detalhar mais suas características profissionais.

Cadastre seu currículo em sites especializados

Lembre-se do seguinte conselho: quantidade não é sinônimo de qualidade. Quando se trata de cadastrar currículos em sites de emprego, opções não faltam. Em uma simples pesquisa no Google você verá que existe mais de uma dezena de alternativas, mas será que você precisa estar presente em todas essas páginas?

A resposta aqui é “depende”. A sua prioridade deve ser a de criar perfis completos e eficientes em cada uma das páginas. É melhor preencher completamente e com calma o seu perfil em cinco sites do que apenas de cadastrar de qualquer jeito em quinze ou vinte. Tente se colocar na posição de recrutador e destaque as características que você julga serem mais importantes.

Amplie o networking profissional via redes sociais

Entre todas as redes sociais que você deve estar presente, o LinkedIn é sem dúvida a mais importante quando o assunto é networking profissional. Preencha seu currículo com muita calma e conecte-se a perfis de sua área de atuação para ficar de olho em oportunidades de trabalho.

O próprio LinkedIn conta com ferramentas para inscrição em vagas de emprego e muitas empresas já fazem contratações exclusivamente por esse canal. Compartilhe conteúdo relevantes para o seu segmento e interaja com outros profissionais, estabelecendo novos vínculos e abrindo portas profissionais.

Tenha cuidado com seu comportamento online

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a internet não é um “fórum anônimo” sem relação com o mundo real. As ações que você toma online impactam na percepção que os outros têm sobre você — e isso inclui também os recrutadores. Acredite: a maioria deles espia o seu perfil online para formar uma impressão sobre o candidato.

Por isso, seja responsável com relação àquilo que você compartilha. Não use palavras ofensivas, não compartilhe notícias falsas e não se mostre agressivo no mundo virtual. Um bom parâmetro é pensar que você não deve fazer nada online que não faria na vida real. Esqueça o anonimato, você é responsável por tudo aquilo que curte, comenta ou compartilha.  

Cuidado com promessas falsas

Sabendo que há muitas pessoas desesperadas por uma recolocação profissional, muitos oportunistas se aproveitam e aplicam golpes em pessoas bem-intencionadas. Antes de cadastrar seu perfil em um site de emprego procure saber se a instituição em questão é séria. Os cuidados devem ser redobrados se houver algum tipo de pagamento envolvido.

Não forneça seus dados pessoais, como números de cartão de crédito ou informações bancárias, para sites inseguros ou desconhecidos. Não acredite em promessas de “emprego garantido” mediante pagamento. Nenhuma agência de recrutamento séria faz propostas nesse sentido. Na dúvida, pesquise bastante antes de tomar qualquer decisão.

…..

Você está preparado para conquistar uma vaga no mercado de trabalho utilizando a internet a seu favor? Aproveite também para aperfeiçoar seu currículo online. A Unipar oferece dezenas de opções de graduação a distância que podem turbinar o seu currículo e aumentar as suas chances de obter as melhores vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *