Heutagogia na educação a distância: aprendendo a aprender

Ao longo da nossa vida passamos por diversas formas de aprendizado. Nos anos iniciais, somos guiados pelo conhecimento até que possamos desenvolver uma certa independência.

Já no Ensino Superior, o papel do professor se modifica e ele passa ser muito mais um agente facilitador do que um guia por um caminho mais rígido. A popularização do ensino a distância sugere um passo além nesse cenário: a autodeterminação de aprendizado. Porém, como extrair o que há de melhor desse formato sem a devida preparação?

É justamente aí que entra em cena a Heutagogia. Esse campo de estudo dos profissionais de Pedagogia trata sobre as formas de aprender a aprender, e o EAD tem grande parcela de contribuição na formação de profissionais com essas características. Vamos nos aprofundar mais nesse tema?

O que é Heutagogia?

A Heutagogia é uma metodologia de ensino que foi proposta nos anos 90 pelos pesquisadores Swart Hase e Chris Kenyon na Universidade de Southern Cross, na Austrália. A expressão combina as palavras gregas heuta (auto) e agogus (guiar), sugerindo um processo de aprendizagem autodeterminado.

Este modelo de aprendizagem vem ganhando destaque nas últimas décadas, especialmente por conta do sucesso das metodologias de ensino a distância. Nesse contexto, o aluno passa a ser o principal responsável pela busca do conteúdo e pela escolha da metodologia de ensino. Sendo assim, é preciso “aprender a aprender” para encontrar as formas mais eficientes de desenvolvimento.

Diferentemente do que possa parecer, essa metodologia não sugere a ausência do professor nesse processo, pelo contrário. Ele continua presente, mas assumindo um papel de facilitador, um guia que entrará em cena sempre que for solicitado pelo aluno, mas respeitando o desenvolvimento autônomo de cada estudante.

Heutagogia e o EAD: uma combinação de sucesso

Pelas suas características, a educação a distância prepara os alunos para terem mais disciplina e organização nos estudos. Se por um lado há uma flexibilidade maior de horários para o aprendizado, por outro cabe ao aluno encontrar dentro da sua realidade a formas mais eficiente de conciliar os estudos com a vida pessoal.

O que pode parecer algo complicado em um primeiro momento, afinal a maioria dos estudantes não é preparado para isso no Ensino Médio, se revela um aprendizado enriquecedor com o passar dos dias. Os avanços tecnológicos proporcionaram muitas melhorias nesse sentido: para acompanhar as aulas online você só precisa de um celular com conexão à internet.

Na prática, essa experiência de aprendizado mais independente traz benefícios também para a vida profissional do estudante. O modelo heutagógico se assemelha mais à realidade do mercado de trabalho, em que os profissionais precisam desenvolver um certo grau de autonomia em relação à organização do tempo, o que pressupõe uma vantagem para os alunos que passam por esse tipo de experiência na graduação.

Assuma o controle do seu aprendizado

A Heutagogia prevê um grau maior de personalização no que diz respeito às formas de aprendizado. Em vez de seguir uma estrutura rígida, o estudante passa a moldar sua metodologia de estudo de acordo com os processos que foram mais convenientes e apresentarem melhores resultados.

Poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar é um grande diferencial nesse sentido. As barreiras físicas e espaciais deixam de ser um empecilho na busca pelo conhecimento. Esse processo se dá de forma dinâmica e flexível, em consonância com as expectativas do mercado de trabalho.

…..

Que tal repensar a sua forma de aprendizado e tornar o seu processo educacional ainda mais eficiente? A Heutagogia é objeto de estudo da Pedagogia e você pode se aprofundar neste tema sem sair de casa graças ao curso de graduação em Pedagogia da Unipar EAD.

Ser pedagogo é atuar diretamente na construção de um futuro melhor para o país, influenciando diretamente na forma como os educandos percebem o mundo e também auxiliando na formação de cidadãos conscientes do seu papel transformador da realidade social e política da nação.