O que fazer para garantir a recolocação profissional?

Infelizmente, o momento não é dos melhores em termos de empregabilidade. Em razão da pandemia de coronavírus houve um desaquecimento da economia e muitas empresas foram obrigadas a fazer corte. Porém, ao que parece, o pior já passou.

Para quem perdeu o emprego nesse período, é hora de buscar recolocação profissional — e não há momento melhor para correr atrás de uma nova oportunidade do que agora. Grande parte das empresas começam a retomar a produção e as perspectivas para os próximos meses são animadoras.

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para que você consiga a tão sonhada vaga de emprego e possa voltar a exercer suas funções profissionais o quanto antes.

Defina seus objetivos profissionais

A sua experiência profissional deve servir como um alicerce para embasar as próximas oportunidades de trabalho. Em outras palavras, não é porque você teve um cargo específico por um grande período que você só está apto a trabalhar nele. O mercado de trabalho é dinâmico e as funções mudam a todo instante.

Talvez seja a hora de procurar uma vaga de trabalho mais ampla, mas que ainda esteja de acordo com a sua capacidade. Observe as vagas de trabalho disponíveis e tente compreender quais são as expectativas dos empregadores. Será que você não possui aquelas competências? Ou, ainda, será que não é possível se preparar melhor para algumas das especificidades que o mercado pede?

Mantenha seu currículo sempre atualizado

É comum que profissionais que passam um longo tempo empregados deixem de atualizar o currículo por não estarem em busca de novas oportunidades. Entretanto, quem está em busca de recolocação precisa compreender que novamente será preciso provar as suas capacidades e um currículo bem elaborado é o pontapé inicial.

Mantenha seu perfil em redes sociais como o LinkedIn sempre atualizado e interaja com profissionais do seu segmento. Cadastre seu currículo nos principais sites de emprego e monitore vagas em áreas que sejam do seu interesse. Encare a busca por uma nova oportunidade como um trabalho, dedicando algumas horas do seu dia a essa função.

Busque atualização constante

Os dias em casa podem servir para você recuperar as energias enquanto não inicia um novo projeto, mas esse também é o momento de atualizar os seus conhecimentos. Buscar uma nova graduação ou uma especialização pode ser o diferencial que você precisa para estar pronto para oportunidades ainda mais qualificadas.

A Unipar oferece dezenas de opções de graduação na modalidade EAD, com mensalidades acessíveis e flexibilidade de horários. Você pode começar a estudar imediatamente e o simples fato de estar em um curso superior já é uma maneira de demonstrar que mesmo fora do mercado você continua investindo na sua carreira.

Pensamento positivo: não caia na armadilha do vitimismo

Sabemos que o período de busca por uma oportunidade de emprego não é simples. Quanto mais o tempo passa, mais o candidato fica ansioso, achando que está fazendo alguma coisa de errado. Paciência e persistência são armas importantes nessa hora, mas mais do que isso é fundamental que você dê atenção à maneira como você comporta.

Adotar um pensamento pessimista e ressaltar apenas aspectos negativos dessa jornada não o ajudará de nenhuma maneira. É preciso evitar se vitimizar ou culpar quem quer que seja. Estar fora do mercado não é sinal de incompetência ou incapacidade, muitos profissionais qualificados passam por momentos de baixa na carreira e superar as dificuldades é perfeitamente possível.

Amplie o seu networking

Muitas das oportunidades de trabalho não chegam a ser anunciadas em sites especializados ou redes sociais. É comum que os departamentos de Recursos Humanos deem preferência para indicações de colaboradores que já trabalham na empresa. Por essa razão, ter bons contatos pode ser uma garantia de recolocação mais rápida.

Independentemente da sua área de atuação, participe de fóruns, palestras e encontros com outros profissionais do seu segmento. Compartilhe conteúdos relevantes e interaja nas redes sociais, mostrando-se solícito e disponível. Fique de olho nas oportunidades que surgem por canais menos convencionais: muitas vezes elas têm concorrência menor e você pode ter ainda mais chances de retornar ao mercado o mais rápido possível.

…..

Quais são as estratégias que você utiliza para encontrar oportunidades no mercado de trabalho? Você sabia que o ambiente acadêmico é também uma ótima forma de ampliar a sua rede de contatos, interagindo com professores e outros alunos? Consulte as opções de graduação EAD disponíveis na Unipar e comece hoje mesmo a reconstruir o seu futuro.