Mensalidades acessíveis e flexibilidade para estudar atraem alunos ao EAD

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o número de alunos matriculados em cursos de graduação EAD deve superar o dos cursos presenciais até 2023.

Razões não faltam para que a educação a distância se consolide no país como uma das formas mais atrativas de ensino. Desde mensalidades mais acessíveis passando pela flexibilização de horários e pelo maior reconhecimento do mercado, o fato é que essa modalidade vem ganhando espaço na preferência dos brasileiros.

As consequências da pandemia de coronavírus, que obrigou muitos cursos presenciais a migrarem para metodologias online, fez com que muitos estudantes conhecessem as possibilidades que o EAD oferece e desmistificassem alguns preconceitos que ainda pudessem existir.

Mensalidades mais acessíveis

Um estudo feito pela plataforma Quero Bolsa em 2017 apontou que 27% dos entrevistados optaram pela modalidade EAD pela razão de as mensalidades serem mais acessíveis. De fato, os cursos a distância têm custo menor quando comparados com os presenciais por uma série de fatores.

Para a instituição de ensino, a infraestrutura física necessária demandada é menor. Além disso, o aluno fica isento de custos de deslocamento, alimentação e grande parte da aquisição de materiais de estudo, como fotocópias e livros didáticos. No final das contas, a diferença de preço é significativa em prol do EAD, sem que isso comprometa a qualidade de ensino.

Flexibilidade de horário

Quem trabalha sabe que conciliar um dia inteiro de atividades com mais 4 horas de aulas todos os dias à noite é bastante puxado. Para quem tem filhos, então, a situação se torna ainda mais complicada. Por falta de tempo, muitos deixam de lado os estudos e perdem oportunidades de crescimento na carreira.

O EAD oportuniza um cronograma mais flexível. Como não há necessidade de se deslocar até o polo todos os dias, esse tempo pode ser aproveitado para os estudos. Mesmo que o seu tempo seja escasso, pequenos intervalos em horário de almoço ou antes de dormir podem ser suficientes para assistir às aulas e ler os materiais do curso.

Maior reconhecimento do mercado de trabalho

Tecnicamente, o diploma de um curso de graduação EAD sempre teve o mesmo valor do de um curso presencial. Porém, na prática não era assim que o mercado enxergava as coisas há alguns anos. Alunos que optavam pela modalidade EAD tinham mais dificuldade de se colocar no mercado pela falta de percepção das empresas com relação a essa modalidade.

A situação se inverteu nos últimos anos. Com a adoção cada vez maior de trabalho remoto, o ensino a distância passou a ser visto com um diferencial desejável. Os cursos EAD são mais voltados para o mercado de trabalho e formam profissionais capacitados a exercerem suas funções de imediato, sem que isso comprometa o desempenho.

Cursos mais variados e específicos

Outra grande vantagem do ensino a distância é o fato de ele permitir que as instituições criem cursos mais próximos das necessidades do mercado. A explicação para isso é bastante simples: nos cursos presenciais, o público-alvo de uma instituição fica restrito a uma região e nem sempre há um número suficiente de interessados para áreas tão específicas.

Em contrapartida, os cursos EAD são oferecidos simultaneamente para todo o Brasil, fazendo com que aumente a parcela de estudantes interessados em uma determinada área. Por essa razão, é bem provável que você encontre cursos de graduação na modalidade EAD que não estarão disponíveis em versão presencial.

Maior acessibilidade ao Ensino Superior

Por fim, o ensino a distância resolve parte do problema da acessibilidade ao Ensino Superior. Em muitas cidades do interior do Brasil não existem instituições de ensino ofertando cursos de graduação, o que faz com que os alunos tenham que se deslocar para outras cidades ou precisem se mudar para outras regiões.

Na modalidade EAD basta ter uma conexão com a internet para que você possa ter aulas em qualquer lugar. Com um simples smartphone você já pode começar a estudar. Para quem mora em regiões mais afastadas, essa é muitas vezes a única forma de concluir uma faculdade sem que isso comprometa o orçamento.

…..

As vantagens do ensino a distância não param por aqui. A Unipar EAD oferece uma grande variedade de cursos de graduação, com duração entre dois e quatro anos, que podem mudar completamente os rumos da sua carreira profissional. Consulte nossas opções e descubra como começar a realizar esse sonho hoje mesmo.