Quais as diferenças entre cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC?

Com a popularização da oferta de cursos na modalidade EAD na maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) atuantes no mercado educacional brasileiro, o primeiro passo para quem deseja se matricular nessa modalidade é verificar se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e se esta apta a ofertar a modalidade EAD.

Antes de se matricular para um curso de graduação, é recomendado saber se ele é autorizado ou reconhecido pelo MEC.

Para entender as diferenças e saber como isso pode afetar a sua formação, é preciso conhecer a dinâmica da criação de um curso superior:

1. Toda Instituição de Ensino Superior precisa, em primeiro lugar, ser credenciada pelo MEC. Sem este credenciamento, ela não existe de forma legal e não pode emitir diplomas.
  2. Para o caso da Educação a Distância, a Instituição precisa estar apta a oferecer a modalidade, ou seja, seu Conceito Institucional (CI-EAD) precisa ser superior a 2. A Universidade Paranaense possui conceito máximo (nota 5) na avaliação do CI-EAD realizada pelo MEC.
  3. Toda instituição credenciada tem liberdade para criar cursos novos, bastando para isto solicitar uma autorização para o MEC.
  4. Com esta autorização, a IES pode abrir um processo seletivo e criar turmas para esta nova graduação. Por exemplo, uma universidade que não tinha o curso de Administração, pode passar a oferecê-lo mediante autorização.
  5. Depois de iniciado o curso, a instituição deverá pedir o reconhecimento do mesmo para o MEC.
  6. Uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) visita as instalações, avalia a relação de docentes, grade curricular, laboratórios e demais aspectos relacionados ao curso e emite um parecer sobre a qualidade do que está sendo oferecido. Será com base neste levantamento que os técnicos do MEC irão reconhecer, solicitar ajustes ou negar o reconhecimento do curso.
  7. O MEC nega o reconhecimento de cursos que não cumprem as exigências estipuladas ou não apresentam qualidade nos quesitos avaliados.

Cursos de Graduação Unipar EAD

A Unipar EAD não mede esforços para garantir aos seus alunos uma formação de qualidade, preparando-os para o mercado de trabalho. Mais da metade dos seus cursos de graduação ofertados ao público são reconhecidos pelo MEC, e o restante dos cursos autorizados já estão em processo de reconhecimento, buscando sempre oferecer as melhores opções de cursos para a formação de novos talentos, meticulosamente elaborados mediante a análise do mercado, que necessita de profissionais altamente qualificados.

Estamos com as inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019, que podem ser feitas gratuitamente pelo site ead.unipar.br ou pelo número 0800 600 4448. A data da prova deve ser agendada pelo candidato.