Qual a diferença entre educação a distância e ensino remoto?

A pandemia de coronavírus fez com que muitas instituições adotassem o ensino remoto como forma de continuar as aulas. Porém, assistir a conteúdos em vídeo sem sair de casa não significa, necessariamente, vivenciar uma experiência de ensino a distância.

Embora os termos sejam frequentemente empregados como sinônimos, há diferenças consideráveis entre essas duas metodologias. Portanto, se você se encaixa nesse cenário, em que as aulas presenciais passaram a ser remotas, saiba que você ainda não experimentou todo o processo de EAD e, por essa razão, é natural que a adaptação seja um pouco mais complicada.

Vamos aprender quais são as diferenças entre essas duas formas de estudo?

Ensino remoto x ensino a distância: quais são as diferenças?

Tecnicamente, não podemos considerar o ensino remoto como uma modalidade de ensino propriamente dita. Isso porque ela consiste em apenas migrar as aulas do formato presencial para uma transmissão online. Em outras palavras, nesse momento ela é vista muito mais como uma solução paliativa do que como algo estruturado e definitivo.

Em um primeiro momento, essa forma de ministrar aulas serve para preencher uma lacuna deixada pela impossibilidade de aulas presenciais. O ensino remoto também não pressupõe uma longa duração, justamente pelo fato de sua estrutura não ser a mais adequada para o desenvolvimento acadêmico.

Já o ensino a distância (EAD) é uma modalidade estruturada, com metodologia própria e materiais desenvolvidos levando-se em consideração as necessidades dos alunos nesse quesito. O EAD pressupõe um ambiente virtual no qual são disponibilizadas todas as informações de atendimento, conteúdo, fórum de interação entre professor e aluno e outros recursos tecnológicos complementares.

Portanto, se você está tendo momentaneamente a experiência de ensino remoto, saiba que ela é diferente daquela que você terá no EAD. A organização dos conteúdos, a didática das aulas, o papel de facilitador do professor e o estabelecimento de diretrizes para que o aluno possa tirar melhor proveito do ensino a distância são fundamentais para o sucesso da modalidade.

Muito além do uso da tecnologia

É inegável que o uso da tecnologia é benéfico neste momento como forma de suprir a impossibilidade de aulas presenciais. Se houver condições igualitárias para todos os alunos, recorrer às aulas remotas é uma iniciativa válida, mas ela não foi pensada para ser definitiva. Por essa razão, não pode ser considerada ensino a distância no sentido metodológico do termo.

Vamos tomar como exemplo o papel do professor nesses dois cenários. No ensino remoto ele transmite o conteúdo e tira dúvidas dos alunos como faria em aulas presenciais, mas sem o contato direto ao qual você está acostumado. Já na modalidade EAD, além desse papel, há ainda a figura do tutor, responsável por dar suporte às dúvidas dos alunos no dia a dia.

Outro aspecto relevante que diferencia essas formas de ensino é a maneira como as aulas são ministradas. No ensino remoto, é mais frequente que os conteúdos sejam transmitidos ao vivo, em horário pré-definido, como se você estivesse em sala de aula. Já no EAD as aulas são estruturadas de tal forma que possam ser atemporais. Ou seja, gravadas, elas podem ser acessadas pelo aluno em qualquer horário, o que possibilita uma maior flexibilização da rotina.

Por fim, há que se considerar ainda as diferenças fundamentais relacionadas ao material didático. Enquanto no ensino presencial e remoto há uma dependência dos conteúdos que o professor leva para a sala de aula, o que inclui fotocópias ou bibliografias recomendadas que devem ser adquiridas à parte, no ensino a distância o material didático é construído sob medida para as aulas, revelando-se um importante ponto de apoio para a evolução nos estudos.

Ficaram mais claras quais são as diferenças entre ensino remoto e ensino a distância? Ainda que as nomenclaturas pareçam a mesma coisa, na prática elas são bem diferentes entre si. A Unipar oferece mais de 40 cursos de graduação na modalidade EAD, em diversas áreas do conhecimento. Conheça quais são as alternativas e confira mais detalhes sobre essa modalidade de ensino.