Ikigai: o que é e como pode te ajudar a encontrar o trabalho ideal

“Trabalhe em algo que realmente você goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”. Esse ditado popular pode até ser um pouco exagerado, mas a mensagem que ele transmite é de que devemos conciliar nossas aspirações pessoais e profissionais sempre que possível.

Embora esse conselho possa parecer simples, na prática são poucas pessoas que conseguem se satisfazer de maneira plena em suas profissões. Um teste vocacional pode ser o primeiro passo para conhecer melhor a si mesmo, mas além dele existem algumas outras técnicas que podem ajudá-lo na busca pelo autoconhecimento. Uma delas é o Ikigai.

O que é Ikigai?

O termo japonês Ikigai pode ser interpretado como o significado da vida (iki) em harmonia com desejos e expectativas (gai). Na prática, trata-se de uma técnica oriental de desenvolvimento do autoconhecimento que visa proporcionar aos praticantes mais subsídios para que eles possam definir os rumos da carreira.

A técnica consiste em quatro círculos nos quais você deve responder às seguintes perguntas:

• O que eu amo fazer?
  • O que eu posso fazer bem?
  • O que eu posso ser pago para fazer?
  • O que o mundo precisa?

As respostas à essas quatro perguntas podem ser traduzidas em quatro valores: paixão, missão, profissão e vocação. E na intersecção desses conceitos que está o Ikigai, uma espécie de ponto de equilíbrio no qual seus valores pessoais, suas habilidades profissionais, as expectativas do mercado e as necessidades da sociedade se alinham.

Como o Ikigai pode te ajudar a encontrar o trabalho ideal?

Como todo processo que envolve autoconhecimento, tenha em mente que essa não é uma decisão que será tomada da noite para o dia. Por mais que as respostas pareçam óbvias para você, permita a si mesmo um tempo para refletir sobre cada uma das respostas. Encontrar o denominador comum capaz de fazê-lo feliz tanto pessoalmente quanto profissionalmente pode levá-lo a se desenvolver mais depressa em qualquer área.

É importante ressaltar ainda que não existem respostas “certas” ou “erradas”. Todos nós estamos sujeitos a mudanças com o passar dos anos e algo que parecia certo há dez anos não necessariamente representa o seu pensamento hoje em dia. Esse é um processo de evolução contínua e uma vez que você tenha as primeiras respostas poderá refiná-las ao longo da vida.

Ainda que o conceito de Ikigai seja mais difundido no mundo empresarial, suas premissas se aplicam com perfeição também aos estudantes. Antes mesmo da conclusão do Ensino Médio os jovens precisam tomar uma decisão sobre qual carreira pretendem seguir na graduação.

Entre as múltiplas opções disponíveis — somente na Unipar são 40 cursos de graduação na modalidade EAD — é preciso levar em consideração diversos fatores antes de fazer a escolha. Nesse cenário, pesam aspectos como opinião dos pais e dos amigos, possibilidade de remuneração na carreira, oportunidades de trabalho, afinidades com a área em questão, entre muitos outros.

Não se trata de uma decisão simples e, por essa razão, é importante que você dedique tempo à reflexão. A Unipar EAD oferece um teste vocacional gratuito que pode ajudá-lo a obter muitas das respostas nesse processo. Será que é possível conciliar a sua vocação com assuntos nos quais você tenha interesse e ter sucesso na profissão escolhida?

Qual é a profissão capaz de fazer você feliz?

Ainda que diversos fatores precisem ser considerados na escolha de uma profissão e testes vocacionais estejam disponíveis para ajudá-lo, lembre-se de que essa é uma decisão pessoal e que ninguém deveria escolher uma profissão por você. Por isso, além de dar tempo à reflexão, ter acesso a informações é igualmente importante.

Defina quais são seus interesses, informe-se sobre as profissões e carreiras e evite escolher uma área de trabalho apenas tendo o salário como base. Ao descobrir os temas que você gosta de estudar, automaticamente será muito mais fácil estudar, adquirir conhecimento e se aperfeiçoar na área escolhida.

…..

Em geral, pessoas realizadas em suas profissões fazem o que gostam — e é justamente isso que esperamos que você descubra. Venha conhecer os cursos de graduação EAD oferecidos pela Unipar e conte com todo o apoio da nossa equipe pedagógica. São 40 opções em diversas áreas do conhecimento.