Estágio profissional: o que é e qual a sua importância?

Ter a oportunidade de colocar em prática aquilo que você aprendeu nas aulas e nos livros. Essa é a proposta dos estágios, períodos de trabalho nos quais o foco está no aprendizado, levando-se em consideração situações reais do mercado de trabalho.

O aluno que tem a oportunidade de fazer estágio antes mesmo de concluir a graduação chega ao mercado de trabalho mais preparado. Afinal, muitas empresas requerem uma experiência mínima dos seus candidatos em determinadas funções, o que é mais complicado para quem está começando agora.

Qual é a importância do estágio profissional?

Os estágios profissionais são uma etapa fundamental para estudantes de todas as áreas. Trata-se de um momento que o aluno tem as primeiras oportunidades de colocar em prática os conhecimentos que aprendeu em sala de aula. Tudo isso é feito sob a supervisão de profissionais que já atuam na área e podem orientar melhor aqueles que estão começando.

Nem todos os cursos têm estágios do tipo obrigatório. Em algumas áreas, trabalhar na área antes de se formar é completamente opcional, mas sempre recomendado. Afinal, o estágio é uma oportunidade de acompanhar o dia a dia do mercado de trabalho e complementar aquilo que é vista durante as aulas.

Lei de Estágio: o que é e como funciona?

A Lei 11.788/2008 é que estabelece as normas relacionadas à contratação de estudantes como estagiários. De acordo com o texto, o estágio poderá ser do tipo obrigatório ou não obrigatório. Atividades de extensão só poderão ser equiparadas ao estágio caso isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso.

Os estágios obrigatórios são aqueles que estão definidos no projeto pedagógico do curso, o que significa que o cumprimento de uma carga horária mínima é um pré-requisito para a obtenção do diploma. Já os estágios não obrigatórios são considerados complementares, ou seja, opcionais e sem carga horária mínima obrigatória.

A lei prevê ainda normas para as empresas. A quantidade de estagiários contratados é limitada proporcionalmente ao número de empregados regulares. Assim, as quantidades máximas são as seguintes:

• De 1 a 5 empregados: máximo de 1 estagiário;
  • De 6 a 10 empregados: máximo de 2 estagiários;
  • De 11 a 25 empregados: máximo de 5 estagiários;
  • Acima de 25 empregados: até 20% do total podem ser estagiários.

Vale lembra ainda que existem algumas regras no que diz respeito à jornada de trabalho. O estagiário não poderá trabalhar mais do que 6 horas por dia e o horário de trabalho não pode conflitar com o cronograma de aulas. A cada 12 meses trabalhados o estagiário tem os mesmos direitos de um profissional regular: férias remuneradas de 30 dias.

Como conseguir um estágio?

Existem diversas maneiras de descobrir oportunidades de trabalho para iniciar uma carreira. Em primeiro lugar, converse com seus professores e fique de olho nos informativos divulgados pela própria universidade. Muitas empresas buscam parcerias com instituições de ensino renomadas e os estudantes ficam sabendo antes das oportunidades por intermédio dos núcleos de estágio.

Outra forma de encontrar oportunidades é ampliando seu networking. Participe de eventos e feiras do setor, fique de olho nos informativos dos conselhos de classe e acesse grupos nas redes sociais voltados especificamente para a sua profissão

Como estágios em geral são vagas temporárias, entre seis meses e um ano, é comum que exista uma grande demanda por estudantes. A boa notícia é que se o seu trabalho for reconhecido no estágio isso pode significar a oportunidade de iniciar uma carreira na empresa em questão. Portanto, quanto antes você começar, melhor será sua experiência profissional.

Venha conhecer os cursos de graduação EAD oferecidos pela Unipar. São 40 opções em diversas áreas do conhecimento. Em 2018, a Unipar obteve o reconhecimento do Conceito Institucional (CI EAD) avaliado com nota 5 (máxima) pelo MEC.

O reflexo da boa gestão e do bom relacionamento com seus polos parceiros, na disponibilização de ambientes on-line de capacitação interna com reuniões semanais para alinhamento estratégico, faz da UNIPAR uma universidade de verdade, conectada com o sucesso de todos os seus acadêmicos, colaboradores e parceiros.