Como ser bem-sucedido em entrevistas de emprego

Compartilhe

Você estudou, preparou um currículo perfeito e conseguiu ser chamado para uma entrevista de emprego. Porém, quando se vê diante de um profissional de Recursos Humanos, fica nervoso, se porta de maneira inadequada e acaba colocando tudo a perder.

Essa situação que descrevemos acima é mais comum do que se imagina. Muitos profissionais extremamente capacitados não conseguem se colocar no mercado por não conseguirem ser naturais o suficiente na hora de uma entrevista. Em tempos de pandemia de coronavírus, muitas entrevistas passaram a ser feitas por videochamada

Será que você está preparado para encarar a sua próxima concorrência a uma vaga de trabalho? Listamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a ter sucesso.

1. Prepare-se para a entrevista

O primeiro passo para ser bem-sucedido em uma entrevista de emprego é se preparar para ela. Comece lendo com calma as características requeridas para conquistar a vaga e prepare um resumo para cada uma delas associando-as com suas experiências.

Depois, acesse o site da empresa em questão e leia sobre o tipo de trabalho que ela oferece, a missão e os valores. Se as suas expectativas estiverem alinhadas com essas informações, siga em frente. Por fim, busque informações nas redes sociais sobre o local de trabalho em si. Opiniões de atuais empregados sempre podem ajudá-lo a ter uma visão mais completa da vaga.

2. Seja honesto e não minta

Dizer que devemos ser honestos em uma entrevista de emprego parece um conselho redundante, mas é comum vermos candidatos se perderem em meio a histórias falsas. Se você não possui experiência em uma determinada área de atuação ou não está familiarizado com alguma tecnologia, seja claro: não saber não é um defeito, mas faltar com a verdade, sim.

Se não compreender uma pergunta, peça gentilmente para que o entrevistador esclareça a questão. É importante que as suas respostas sejam espontâneas e pareçam naturais. Quando você ensaia demais ou apenas repete discursos preparados de antemão a sensação que fica é a de não estar à vontade.

3. Prepare o ambiente da entrevista

Caso a entrevista em questão seja online, por meio de videoconferência, prepare o ambiente com antecedência para que você possa conversar com tranquilidade. Desligue a TV e o rádio, feche a porta e, se você mora com outras pessoas, peça a eles alguns minutos de privacidade, sem ruídos excessivos.

Durante a entrevista, desligue o celular e mantenha o foco apenas na conversa. Qualquer outro elemento que possa distraí-lo pode ser prejudicial para o seu desempenho. Por fim, vista-se como se fosse sair de casa: a sua aparência no vídeo também será levada em consideração, portanto não descuide do visual.

4. Valorize suas boas experiências

Há uma diferença entre aquilo que você coloca no currículo e o que efetivamente era a sua função em um emprego anterior. O nome do cargo nem sempre é um indicativo do tipo de atividades que você desempenhou. Portanto, aproveite o momento para esclarecer essas dúvidas caso seja perguntado.

Evite falar mal de empresas ou profissionais com os quais você trabalhou. Os entrevistadores encaram isso como um aspecto negativo. Dê preferência a relatar as coisas boas pelas quais você passou e os resultados que foram obtidos graças ao seu trabalho. Se for cabível para a sua posição, números que demonstrem o seu sucesso podem fazer toda a diferença.

5. Tente mostrar quem realmente você é

Pense da seguinte forma: em uma vaga para administrador, quantos candidatos “graduados em Administração” concorrerão? Muitos, não é mesmo? Embora o curso superior e as especializações sejam fundamentais para que você consiga melhores oportunidades, tente se mostrar além daquilo que está no papel.

Fale sobre seus projetos e áreas de interesse, como hobbies e trabalhos voluntários. Música, cinema, literatura, esportes… Tudo aquilo que você gosta é passível de ser informado durante a entrevista, se houver oportunidade para isso. Dê subsídios para que o empregador possa traçar o seu perfil da forma mais humana possível.

…..

Em boa parte das entrevistas de emprego não são os aspectos técnicos de um currículo que determinam quem será escolhido. A maneira como um candidato se porta ou fala de si mesmo conta muito a favor (ou contra) na hora de o recrutador tomar uma decisão. Concentre-se em ser quem você realmente é dê o máximo de informações possíveis para que as pessoas possam realmente conhecê-lo.

É claro: um bom currículo continua sendo a sua porta de entrada no mercado de trabalho. Para isso, nada melhor do que buscar instituições de Ensino Superior de qualidade como a Unipar. Conheça os nossos cursos de Graduação e Pós-Graduação EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *