3 dicas para escapar dos clichês durante entrevistas de emprego

Compartilhe

Não fique preso às frases padrão em uma entrevista de emprego: isso pode ser visto de forma negativa pelo entrevistador.

Durante uma entrevista de emprego, o candidato não será só questionado sobre suas experiências profissionais, competências técnicas e formação acadêmica, mas também sobre suas características comportamentais. Ou seja: em algum momento da conversa, o profissional precisará falar sobre si mesmo.

Algumas respostas são utilizadas pela maioria dos candidatos – de tanto serem repetidas, tornaram-se clichês quando falamos em entrevista de emprego. Frases prontas não são bem interpretadas pelos entrevistadores – ainda mais quando a pergunta for relacionada com vivências e aspectos pessoais. Cada pessoa age de uma forma diferente e é praticamente impossível que todas tenham as mesmas características comportamentais.

A forma mais indicada de responder esses questionamentos é trazendo exemplos de experiências profissionais já vividas.

1) Demonstre como você quer desenvolver seus objetivos profissionais

Um candidato precisa ser sincero ao responder seus objetivos de carreira dentro da empresa contratante.

Se o candidato for citar sobre desafios, é preciso definir de forma exata o que são esses desafios, como quer alcançá-los e como irá se desenvolver profissionalmente a partir deles.

Dizer que está em busca de novos desafios é uma das respostas mais comuns relacionadas a esse questionamento. É preciso complementar a frase, mostrando como quer se desenvolver, o que está esperando da posição nova, como quer aprender e contribuir com a organização, consegue contornar a situação.

2) Qualidades e fraquezas

Identificar qualidades e fraquezas requer do profissional uma autoavaliação, pois cada pessoa possui um perfil diferente. Apresentar todos os pontos fortes e fracos iguais não demonstra criatividade e, muito menos, maturidade. É preciso transparecer quem você realmente é. Mostrar que é sincero e que sabe sim se avaliar e apontar o que precisa desenvolver.

Alguns candidatos não sabem fazer essa avaliação e têm medo de citar algum defeito que possa ser prejudicial para a contratação. Por isso, acabam citando os clichês ansiedade e perfeccionismo – características consideradas neutras.

3) Hobbies

Hobby é o que você faz em seu tempo livre. No entanto, alguns candidatos utilizam o questionamento para mostrar o quanto estão preocupados com o seu desenvolvimento profissional. Está cada vez mais comum falar sobre gostar de estudar no tempo livre. Não duvidamos, mas os recrutadores querem saber sobre distrações: filmes, passeios, atividades, esportes.

Não existe resposta obrigatória nesse item, só é preciso sinceridade: Falar que gosta de ler, mas não saber indicar qual foi o último livro que leu, pode ser interpretado como falta de transparência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *