Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro
Compartilhe

Abrir um primeiro negócio é o sonho de muita gente, e todos nós sabemos que não é uma tarefa fácil de se fazer da noite para o dia. Entretanto, isso não significa que é impossível, apenas é necessário aprender a se planejar, se organizar e aproveitar as oportunidades. 

Dentre os principais empecilhos que esbarramos no planejamento e construção do sonho empreendedor é o dinheiro, e é aqui que muita gente desiste antes mesmo de tentar. Seguindo algumas dicas é possível começar seu empreendimento com um baixo investimento inicial, dando um primeiro passo em seus negócios.

Use os recursos que tem disponível

Não precisa investir rios de dinheiro em locação e estrutura logo de início. Comece trabalhando de casa ou em um local acessível, utilize seu veículo caso necessite fazer entregas ou até mesmo de a pé em locais próximos. Utilize o que já tem para dar início ao trabalho e posteriormente com os ganhos vá evoluindo seu negócio.

Foque seu negócio em algo que saiba fazer

Busque planejar seu negócio sobre ações que saiba fazer, assim fará com maior capricho e evitará gastos externos. Imagine que você queira vender bolos de pote mas não tem conhecimento gastronômico para isso, seria necessário adquirir os bolos de uma segunda pessoa para você revender, assim seu lucro seria bem reduzido.

Conte para todos sobre o seu negócio

A propaganda é a alma do negócio. Faça com que familiares, amigos, conhecidos e outras pessoas saibam do seu negócio. Vale uma conversa pessoalmente e até mesmo posts nas redes sociais. Fazer com que saibam o que você faz fará com que seu negócio alcance mais gente, e assim, se tornando próspero.

Fuja do pagamento fiado

A falta de pagamento de mercadorias vendidas logo no início do empreendimento pode ser fatal, fazendo com que um negócio promissor vá a falência. Peça aos seus clientes que pague antecipadamente pelo serviço, e quando não for possível, que pelo menos dê um sinal financeiro para que, em caso de inadimplência, você não saia totalmente no prejuízo.

Evite gastos desnecessários

É normal que, assim que entra dinheiro no caixa, você tenha vontade de investir para melhorar sua empresa, porém, alguns gastos podem ser evitados. Avalie o que pensa em adquirir e se realmente é necessário no momento. 

Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Pense na situação em que a sua mesa de trabalho está quebrada e você precisa adquirir uma nova. Você não precisa aderir uma super mesa de mil reais enquanto uma de R$300,00 atinge todos os seus objetivos. Evite gastos desnecessários para que as finanças da empresa não fiquem no vermelho.

Faça seu trabalho virtualmente

No começo de um negócio, é comum que você seja o corpo e a alma da empresa, sendo o único funcionário, contador, assessor, proprietário e diretor. São tantas funções que você fica até perdido na hora de gerir o seu negócio. 

Entretanto, devido as novas tecnologias e um simples toque no seu smartphone, é possível encontrar inúmeros aplicativos que te auxiliarão na gestão do seu negócio. Lógico que um aplicativo não substitui uma pessoa real, mas por meio dele é possível organizar as finanças, mapear as tarefas e clientes, cuidar da divulgação da sua empresa e muitas outras tarefas. Use e abuse da tecnologia que tem em mãos e aproveite que ela não cobra salário.

Usufrua das tecnologias gratuitas

Atualmente há muitas possibilidades gratuitas que te auxiliarão no seu negócio. Sem investir você consegue fazer sua divulgação pelas redes sociais, criar um blog ou site, desenvolver as artes por meio de aplicativos de código livre e até mesmo montar todo o sistema administrativo da empresa. Aproveite essas ferramentas para desenvolver seu negócio sem ter que investir em assinaturas de programas, o que tornaria um gasto extra.

Formalize seu negócio

Essa dica extra não se refere diretamente ao investimento inicial, mas sim algo que proporcionará com que você feche negócios com empresas. A formalização é algo que fará com que seu negócio seja reconhecido, possibilitando que você tenha acesso a crédito bancário, consiga emitir nota fiscal e oficializar seu CNPJ.

Há algumas modalidades de formalização, sendo a mais inicial a do Microempreendedor Individual (MEI). Com o MEI você poderá contratar até um funcionário, pagar taxas reduzidas sobre impostos de produtos e serviços e conseguir tirar seu alvará em caso de ter uma área de trabalho fixa.

Outro ponto está na contribuição do INSS, que possibilitará com que, caso sofra algum acidente, tenha o suporte da instituição enquanto não consegue voltar a realizar suas atividades.

…..

Com essas dicas, é hora de tirar seu projeto do papel e dar início a sua carreira empreendedora. Para uma melhor gestão do seu negócio, conheça o curso de Administração e a segunda graduação de administrador para Ciências Contábeis e se profissionalize.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *