4 motivos decisivos para seguir na carreira de administração

4 motivos decisivos para seguir na carreira de administração
Compartilhe

A carreira na área de administração possibilita um universo cheio de possibilidades ao longo de seu desenvolvimento, o que possibilita uma ampla oportunidade profissional no mercado. Se você está ainda no começo da graduação ou já há algum tempo na área, terá algumas variedades de vagas de emprego em diversos setores que um administrador é necessário, e olha que essa lista de locais é enorme.

Isso se deve ao fato da graduação de administração ser bem abrangente, possibilitando que o profissional formado nesse curso consiga atuar em diversos segmentos. É comum encontrar administradores em segmentos como comércio exterior, financeiro, gestão, logística, marketing, recursos humanos e na área de vendas, por exemplo.

Com esse mar de possibilidades, listamos alguns motivos para que você encare uma graduação em administração e entre de cabeça nesse mercado.

Amplitude de conhecimentos

Se você é aquela pessoa que gosta de aprender e estar por dentro de tudo, a graduação de administração é um curso ideal para você. São tantos conhecimentos que fica até difícil saber definir se essa graduação se enquadra como humanas ou exatas.

Para tirar de vez a dúvida, a administração está inserida no campo das ciências humanas, área que investiga o desenvolvimento do homem e da sociedade. Entretanto, por ser uma formação complexa, a graduação também dispõe de disciplinas presentes no campo das ciências exatas, como matemática financeira e economia, por exemplo. 

Todos esses conteúdos se entrelaçam entre si, possibilitando a formação de um profissional completo capaz de lidar com números e valores da empresa assim como com seus colaboradores e companheiros de trabalho.

Diante da ampla possibilidade de atuação e a grande quantidade de conteúdos diversificados estudados, o profissional busca a formação em administração para diversos motivos. Entre os principais podemos citar o gerenciamento de um próprio negócio ou a conquista de cargos de liderança dentro de organizações por exemplo. Essa variedade de funções é um grande motivador para ingressar com facilidade no mercado de trabalho.

Mercado em alta

Como citamos no bloco anterior, o mercado atual traz diversas oportunidades para o profissional graduado em administração. Entretanto, várias oportunidades não significam que qualquer profissional conseguirá uma vaga. O mercado atual exige competitividade e é exigente, por isso o colaborador deve ser especializado e preparado para o mundo da administração, se tornando assim um destaque no meio da concorrência. 

O administrador sai na frente nessa competição devido ao seu amplo preparo e conhecimento. O fato de aprender a lidar com diversos segmentos permite que esse profissional se adapte as principais necessidades da empresa, possibilitando que esse tipo de especialista encontre oportunidades de emprego antes mesmo de sair da faculdade. 

São diversas possibilidades de trabalho, como em empresas, prestação de consultoria, realizar auditoria e controladoria, além de outras funções. Também há a possibilidade desse profissional empreender ou até mesmo participar de um concurso público.

Desenvolvimento de habilidades fundamentais

No mercado atual, ter apenas um diploma não é o suficiente para que o profissional seja completo e se adeque as necessidades do mercado. Há algumas habilidades que são indispensáveis para que esse colaborador seja uma referência dentro do ambiente de trabalho, entre elas estão:

– Boa capacidade para resolução de problemas;

– Boa comunicação interpessoal;

– Criatividade;

– Espírito de liderança;

– Facilidade na tomada de decisões;

– Proatividade;

– Visão sistêmica;

– Trabalho em equipe.

Essas e outras habilidades subsequentes são trabalhadas dentro do curso de administração, de modo que o profissional as desenvolva e seja capaz de ser esse líder dentro da companhia. Esses pontos fazem com que o administrador seja essencial para o funcionamento e gestão dos ambientes de negócio e na sociedade como um todo.

Especializações diversificadas

Quando o objetivo é alcançar altos cargos dentro de uma companhia ou até mesmo estar melhor preparado para gerir um negócio, uma especialização é a melhor opção para a realização desse sonho. Para o graduado em administração, são diversas opções que atendem as necessidades do mercado, desde pós-graduações, MBAs, pós-MBAs e mestrados profissionais.

Entre as opções, a UNIPAR oferece:

Consultoria empresarial;

Gestão de agronegócios;

Gestão de vendas e marketing;

MBA em coaching e liderança para a gestão de pessoas;

MBA em empreendedorismo para micro e pequenas empresas;

MBA em franquias;

Recursos humanos: Rotinas e cálculos trabalhistas.

Cada uma dessas especializações possibilita com que o administrador se torne uma referência conforme o segmento de atuação que irá se especializar, influenciando na gestão de sua própria companhia ou de uma empresa que exerce sua função. Tais especializações condizem com a necessidade profissional do mercado, garantindo assim que o graduado seja um colaborador altamente requisitado no cenário empreendedor.

…..

Agora que você já sabe todos os benefícios e possibilidades dessa área, dê o primeiro passo se especializando. Conheça a graduação em administração da UNIPAR e faça parte dessa importante área do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *