Descubra qual a importância do hábito da leitura na vida profissional e pessoal

É comum quando uma criança aprende a ler, ela querer fazer a leitura de tudo que vê pela frente. Tem uma placa de um comércio ou um gibi? Lá está ela lendo, e esse é o método mais democrático e acessível de desenvolvermos nosso vocabulário, nosso modo de se expressar e de compreender as coisas. Além de um modo de aprendizado, é uma forma de nos desligarmos do mundo real e entrarmos de cabeça na linha da imaginação, descobrindo coisas novas e fantasiando momentos marcantes descritos naquele papel couchê.

Entretanto, vamos perdendo esse costume da leitura durante o tempo, o que influencia diretamente no modo como vivemos. Disponibilizar um período do dia para ler permite que você expanda sua mente, fazendo com que seu pensamento deixe de ter uma única visão e passe a considerar diversas possibilidades para uma situação. Além disso, o leitor assíduo tem uma maior chance de absorver uma quantidade mais ampla de conhecimento devido a quantidade de informação absorvida, proporcionando sua evolução pessoal e profissional.

Com tanta coisa boa envolvendo a leitura, trouxemos nesse artigo os benefícios de ler e como ser um leitor ativo em seu dia a dia.

Como a leitura pode ajudar no desenvolvimento durante a vida

Que a leitura traz inúmeros benefícios todo mundo já cansou de saber, entretanto saber o quão positivamente ela influencia em nosso viver pode ser determinante para que você volte a praticar uma leitura diária.

São diversas possibilidades entre livros, jornais, artigos, revistas, e-books, entre diversos outros materiais, todos eles contribuindo para o desenvolvimento e expansão de nosso conhecimento. Conheça a seguir alguns benefícios que uma leitura frequente nos proporciona.

Senso crítico mais apurado

Quanto mais materiais lermos, independentemente do tipo, seja um gibi ou um artigo científico, por exemplo, mais desenvolvemos e apuramos nosso senso crítico. Isso significa que conforme consumimos esse material, passamos a analisar e pensar de forma mais racional os fatos e acontecimentos do cotidiano, formando nossa própria opinião, evitando assim que nos tornemos alienados e desprovidos de expressões e opiniões próprias.

Expansão do vocabulário

Nesse quesito a leitura é muito importante, pois é ela quem possibilita que aprendemos diversas novas palavras e seus significados. Com isso nosso vocabulário se amplia e assim desenvolvemos melhor nossas ideias, podendo dizer exatamente aquilo que desejamos expressar. É um ponto que atinge tanto a escrita, quanto a oratória.

Expansão do conhecimento cultural

É por meio da leitura que podemos conhecer e interagir com diversas culturas existentes sem sair de casa. Por meio de livros somos capazes de conhecer nossos antepassados, o que aconteceu em acontecimentos históricos em qualquer parte do mundo, novas descobertas do universo, entre milhares de outras possibilidades.

Dicas de incentivo de como desenvolver o hábito de ler

É difícil tirarmos um tempo do nosso dia para começar a ler, principalmente após um dia intenso de trabalho. Devido a isso apresentaremos algumas dicas que poderão te incentivar a iniciar a prática da leitura.

Descubra qual a importância do hábito da leitura na vida profissional e pessoal

Escolha um tema de seu interesse

Nada melhor do que começar uma atividade quando ela envolve coisas que você se identifica. Com a leitura não é diferente, procure livros e materiais que são de temas que você gosta, assim terá uma maior facilidade e interesse de ler.

Evite começar por obras clássicas e pesadas apenas por ser boas literaturas. Tenha sua própria opinião referente sobre o que ler e respeite seus gostos ao invés de escolher um livro porque alguém se identifica, pense que o gosto em si é individual e você deve desenvolvê-lo.

Determine um horário

Para se criar um hábito, é preciso disciplina e comprometimento com aquilo que deseja alcançar. Separe pelo menos 30 minutos do seu dia para se desconectar do mundo, sentar-se em um local confortável e ler. E não precisa ser exclusivamente em casa, pode ser no intervalo do trabalho, no ônibus, em qualquer lugar, contanto que você foque somente na leitura e evite se distrair com redes sociais e outras pessoas.

Ter esse horário fixo fará com que você não acabe deixando a leitura para depois e acabe esquecendo de praticar.

Aproveite os momentos tediosos

Sabe aqueles momentos que não tem nada para fazer enquanto espera, como em uma fila no banco, aguardando uma consulta ou até mesmo no trajeto para o trabalho? Esses períodos são excelentes para que você pratique a leitura.

Carregue seu livro na bolsa e quando uma dessas oportunidades surgir, não pense duas vezes, pegue seu livro e leia. Você irá imergir na história e nem verá o tempo passar, assim quando menos se esperar aquele momento tedioso já acabou e você pode seguir seu caminho.

Estipule metas

Defina alguns desafios que você possa cumprir para que sirvam de estímulo para ler. Determine quantas páginas por dia ou quantos livros por mês você lerá, mas não exagere colocando metas impossíveis, senão ao invés de motivá-lo, vai acabar fazendo com que você desista por se frustrar.