Saiba como aproveitar a faculdade e sair pronto para o mercado de trabalho

Saiba como aproveitar a faculdade e sair pronto para o mercado de trabalho
Compartilhe

Assim que damos início a uma graduação, bate aquela preocupação de como entrar no mercado de trabalho. Atualmente sabemos que somente o curso em si não garante que você, ao se formar, conseguirá um emprego na área. 

Grande maioria dos cargos pedem um período mínimo de experiência, o que proporciona aquele empasse no estudante de “como trabalhar para ter experiência se todos os empregos pedem gente experiente?”.

Para que você não caia nesse impasse e fique em constante frustração ao procurar vagas em sua área de atuação, separamos algumas dicas de como você pode se preparar para o mercado ainda estando na faculdade.

Atividades extracurriculares

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, atividades extracurriculares podem ser um diferencial na hora de disputar aquela vaga pretendida. São inúmeras opções que proporcionarão com que você fortaleça seu networking, interaja com outros grupos e desenvolva habilidades que não teria chance de aprender somente com a graduação. 

Você poderá realizar alguns cursos de tech skills como de Excel, Planilhas do Google Docs ou Photoshop, participar de atividades como teatro para melhorar sua expressividade e até mesmo fazer parte do DCE ou de outro órgão estudantil. 

Há diversas possibilidades que agregam as funções exercidas pela sua profissão, sendo um diferencial ao profissional que as possuí. É comum encontrar vagas que pedem atributos específicos como diferenciais, como um curso de uma língua estrangeira não tão popular, por exemplo. Ter esses conhecimentos fará com que você esteja um passo a frente se seus concorrentes.

Estágios

Uma das opções mais relevantes da lista, os estágios proporcionam uma vasta experiência ao estudante. Além de você já estar inserido dentro de uma empresa desenvolvendo as habilidades de sua futura profissão, receberá para isso. Outro ponto relevante é que algumas companhias oferecem vagas que são programas de treinamento, assim o estudante pode ser efetivado na empresa conforme o desempenho apresentado no estágio.

Iniciação científica

Essa é uma área que normalmente as faculdades oferecem, porém é preciso correr atrás e ser esforçado para que possa participar. A iniciação científica e os projetos de pesquisa proporcionam, além de uma melhora no currículo, a possibilidade da criação de grupos de networking, facilitando sua entrada no mercado. 

Saiba como aproveitar a faculdade e sair pronto para o mercado de trabalho

Além disso você se especializará em uma temática que tem apreço, produzindo materiais que te ajudarão na concorrência de vagas em mestrados e doutorados futuramente. 

Outro benefício da pesquisa científica que não poderia ficar de fora é que normalmente o aluno costuma receber uma bolsa-auxílio, o que faz com que além de você estar contribuindo cientificamente para sua área de atuação, haverá uma recompensa financeira por isso.

Monitoria na universidade

Um ótimo modo de demonstrar que você é especialista em um assunto é dar aulas sobre ele, e a monitoria é o canal ideal para isso. Com ela você conseguirá melhorar seu currículo, desenvolver outras habilidades como ser paciente, ter um bom relacionamento interpessoal, aperfeiçoar sua boa gestão de tempo e saber discursar diante de situações de pressão, habilidades que são destaques em profissionais mais preparados para o mercado.

Além disso, por meio da mentoria você poderá se aproximar dos professores, sendo um ótimo caminho para a indicação a outras oportunidades de trabalho.

Trabalho voluntário

É comum receber vários “não” durante a busca de uma colocação no mercado de trabalho quando está ainda no início da graduação. Entretanto, nada impede que você busque experiência sem receber por isso. 

É nesse momento que o trabalho voluntário se torna uma ótima opção para valorizar o seu currículo. Além de você aprender muito, ter um emprego voluntário em seu histórico gerará pontos extras como a imagem de um perfil mais altruísta, que se preocupa com o próximo e que você é um profissional preocupado com seu desenvolvimento independente da expressividade da remuneração.

Tenha bons contatos

Nem sempre você conseguirá aquela vaga dos sonhos somente chegando na porta da empresa com seu currículo em mãos, nesse caso a indicação é fundamental para que você seja notado pela companhia. 

Aproveite todas as oportunidades para criar laços com pessoas de sua área, isso inclui desde encontros informais como happy hours e confraternizações de amigos como também eventos profissionais como congressos. Criando essas conexões há grande chance de quanto surgir aquela vaga esperada, essas pessoas lembrem de ti e te encaminhem para os processos seletivos mais reservados.

Além disso, é importante ter um currículo de peso e bem formatado para apresentar quando chegar a hora. É nele que você expressará todas suas qualificações e habilidade, além das experiências acadêmicas e profissionais. Deixe tudo organizado para que o recrutador se surpreenda com sua dedicação, isso será um ponto a mais contra a concorrência.

…..

Com essas dicas você tem grandes chances de conseguir um emprego ideal ainda estando na faculdade. Planeje seu futuro enquanto está estudando, assim chegará preparado no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *