7 razões para estudar online

Estudar online se tornou uma ótima alternativa para quem busca se profissionalizar em uma nova carreira, porém, sofre com a falta de tempo da rotina diária. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019 disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um a cada cinco estudantes matriculados no ensino superior aderiram ao estudo na modalidade à distância.

Há diversos motivos que proporcionaram esse aumento na adesão do EAD ao invés do ensino presencial, e pensando nisso, separamos algumas razões para escolher o ensino à distância.

Planejar seu próprio horário de estudo

Os cursos e graduações a distância costumam ser bem flexíveis com sua rotina de estudos, proporcionando com que não tenha horários de aulas diárias pré-estabelecidas em um cronograma. Isso não significa que é uma bagunça, mas sim que o aluno poderá estudar conforme sua disponibilidade, podendo adequar as disciplinas em sua rotina.

Isso permite que o estudante dedique suas horas de estudo conforme o tempo livre, possibilitando deixar o conteúdo para estudar em um fim de semana sem o medo de perder alguma informação, por exemplo.

Estude de onde quiser e em qualquer lugar

Para estudar online há apenas um requisito, ter internet. Tendo uma conexão banda larga é possível estudar de qualquer lugar, sem a necessidade de estar fisicamente em uma sala de aula. Além disso, os cursos a distância costumam oferecer aulas on demand, ou seja, materiais pré-gravados que os alunos podem acessar em qualquer horário e estudar por conta, sem a necessidade de um acompanhamento ao vivo do professor.

Há até algumas instituições que permitem que o estudante realize o download destes materiais presentes na plataforma de estudo, possibilitando que o aluno não precise estar conectado virtualmente para realizar seus estudos.

Os preços tendem a ser mais acessíveis

O preço da mensalidade de um curso a distância normalmente é bem mais acessível que na modalidade presencial. Isso se deve ao fato da diminuição de custos como com a infraestrutura das salas de aula e dos horários dos professores, por exemplo. Isso não significa que o ensino é inferior devido ao preço, muito pelo contrário, sendo tão eficiente quanto o presencial.

Se você não vê problema na ausência de um local e horário fixo de estudo, a educação a distância é uma ótima opção para se preparar para o futuro.

Você decide o ritmo de estudo

Sabe aquele dia que você não está com cabeça para nada, quanto menos estudar aquele tema chato? Isso não é problema se tratando da educação a distância. Você tem a liberdade de escolher qual conteúdo se aprofundar mais e qual estudar apenas o básico, no tempo que quiser. Essa possibilidade se estende a temas mais impactantes em sua carreira comparado a aprendizados de menor relevância.

7 razões para estudar online

Como é você quem determina como utilizará seu tempo de estudo, poderá ler mais materiais, pesquisar artigos, ler livros e muitas outras possibilidades sobre aqueles assuntos de maior interesse enquanto realiza apenas as tarefas mínimas necessárias das outras disciplinas, por exemplo.

Maior variedade de cursos

Devido ao alto custo de um curso presencial, o lançamento de novos cursos acompanhando o ritmo do mercado é limitado, situação diferente da modalidade online. Com a ausência destes custos, projetar um curso na educação a distância tende a ser mais fácil para a instituição de ensino, possibilitando diversas opções de especializações que acompanham as tendências do mercado.

Dinâmica diferente

Ter que se deslocar até um local em um horário fixo diário, se manter sentado em uma sala de aula por horas, ter a pressão de absorver todo o conteúdo explicado pelo professor naquele instante e depois ainda realizar uma prova para comprovar que você entendeu tudo, uma situação do cotidiano da aula presencial que o ensino à distância passa longe.

Ter a possibilidade de estudar online permite que você tenha uma dinâmica diferente de estudo. A modalidade virtual permite que você aprenda com calma, podendo voltar o assunto sempre que quiser para compreendê-lo melhor, além de poder filtrar as temáticas mais interessantes para a sua carreira.

Com isso você poderá se aprofundar o quanto quiser nos horários que tiver disponível, sem a pressão de ter que estar naquela hora e lugar para não perder nenhum conteúdo.

Lógico que estudando via EAD você perde algumas vantagens como ter um professor ali pessoalmente e colegas de turma próximos, porém essa necessidade é suprida por meio de fóruns de discussão e resolução de problemas via chato. Tem casos que os professores até disponibilizam seu telefone pessoal, assim o aluno consegue tirar dúvidas o mais rápido possível.

Professores referência do mercado

É comum você pensar que o corpo docente de um curso presencial é melhor do que a modalidade virtual, porém isso é apenas uma má impressão do EAD. A educação a distância, por não haver a necessidade de deslocamento até um local fixo, permite ter professores de qualquer lugar do mundo, isso faz com que seja possível que uma referência do mercado que mora em outro estado possa realizar aulas no seu curso, situação inviável no módulo presencial.

…..

Agora que você está por dentro de todas as vantagens do ensino à distância tem a oferecer, conheça as graduações na modalidade EAD da UNIPAR e comece seu futuro sem sair de casa.