Aprenda a como mudar sua vida financeira

Aprenda a como mudar sua vida financeira
Compartilhe

Ter uma vida financeira organizada é o sinônimo de paz e estabilidade. Entretanto devido as altas taxas de desemprego e a pandemia da Covid-19 que já se estende a mais de um ano, deixar as finanças em dia está cada vez mais difícil.

É nesse momento que é importante ter tudo na ponta do lápis, evitando gastos supérfluos e investindo seu capital em coisas que poderão te proporcionar um retorno no futuro. Com isso você é capaz de organizar sua vida financeira e se preparar para conquistas futuras.

Ter esse pensamento e colocá-lo em ação não é tão simples, por isso trouxemos algumas dicas para que você fique com saldo positivo na conta e realize seus sonhos.

Aprenda a economizar

Sabe aquela promoção imperdível que jamais voltará? Felizmente isso não existe, sendo apenas uma tática do sistema varejista para que você compre sem pensar duas vezes, e é onde mora o perigo. Em situações como essa, a pessoa que é impulsiva na hora da compra começa a pensar que se perder essa promoção estará praticamente cometendo um crime, e assim surgem os gastos desnecessários que costumam estourar a conta no fim do mês.

Por isso é importante deixar a emoção de lado na hora das compras. Uma boa dica é, antes de ir ao supermercado, formular uma lista do que realmente necessita para casa, assim evitará com que você compre coisas muito além do planejado sem perceber.

Invista em educação financeira

Infelizmente durante o ensino tradicional dificilmente você terá algum tipo de ensinamento sobre educação financeira, disciplina comum de escolas fundamentais da Escócia, por exemplo. Por isso, um primeiro passo é ir atrás de conteúdos que proporcionem esse ensinamento a ti. 

Ter esse tipo de conhecimento vai além de anotar os gastos em uma planilha, é algo que proporciona uma liberdade financeira, fazendo com que você possa realizar seus objetivos sem se limitar.

Mapeie objetivos

A melhor maneira de conseguir economizar uma quantia financeira é definindo um objetivo, ou seja, o porquê você estar guardando dinheiro. Quando não é definida essa razão, acabam se desinteressando e gastando o valor economizado.

Aprenda a como mudar sua vida financeira

Por isso determine o motivo pelo qual está guardando dinheiro e estabeleça um prazo para chegar à quantia desejada, assim você coloca essa ação como um compromisso que deverá ser cumprido a cada mês.

Organize suas contas

Ter o controle de tudo que gasta é fundamental para o desenvolvimento da sua vida financeira. Pode ser em um caderno, aplicativo ou qualquer outro modo, importante é criar o hábito de ficar atento no que você está gastando seu dinheiro e o quanto disso é necessário e qual parte desse gasto poderia ser diminuído ou evitado.

Tendo esse controle você garantirá que sua conta nunca chegue no vermelho, ou seja, que os gastos ultrapassem os ganhos. Além disso, é possível ir administrando uma quantia reserva para emergências, por exemplo.

Quite todas as dívidas

É gastando mais do que recebendo que entramos no universo da dívida, e quanto mais prolongamos a quitação delas, mais afundados ficamos. É nessa situação que ficamos sem dinheiro para nada e sem crédito no mercado para comprar algo, o que coloca um balde de água fria em qualquer sonho ou objetivo planejado.

Por isso é importantíssimo evitar ao máximo se enfiar em dívidas, e caso ocorra, que as quite o quanto antes. Esse tipo de dívida, principalmente em cartão de crédito, costuma ter juros altíssimos, fazendo com que contas mínimas passem para valores bem expressivos, fazendo com que a pessoa perca o controle do seu dinheiro.

Para você que já dispõe dessas dívidas antigas com valores enormes, uma solução é procurar a renegociação das parcelas diretamente com a empresa, assim você conseguirá um acordo acessível para que seja possível a quitação da conta. Com isso você poderá recuperar seu score no mercado, e assim poderá ter crédito novamente para compras, além de deixar sua vida financeira em dia.

Separe uma reserva de emergência

Nunca sabemos o que pode acontecer amanhã, e por isso é sempre bom estar preparado. Imagine que você está viajando e o carro quebra no meio da estrada, ou que precisa ir em um médico urgente, é nessa hora que a reserva de emergência atua, para suprir gastos inesperados. 

É importante gastar esse valor somente em emergências, nada de utilizá-lo para coisas desnecessárias. Se ocorrer algum problema, você precisa do dinheiro e não tem, terá que se sujeitar a empréstimos bancários com juros altíssimos, o que fará um caos enorme em suas finanças.

……

Ter uma vida financeira controlada é ótimo e proporcionará que você realize todos seus objetivos sem aperto. Conheça a graduação de Ciências Contábeis da UNIPAR e fique por dentro de muito mais do universo financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *