5 dicas para aprender matemática

É só falar a palavra matemática que muitos alunos entram em desespero e se sentem desmotivados achando que é impossível aprender essa matéria. Entretanto, a matemática não é nenhum bicho de sete cabeças, e por isso não é preciso se sentir desse modo.

Por ser uma matéria super importante na hora de prestar algum vestibular, concurso público e até mesmo os anos da escola em si, trouxemos algumas dicas para que você aprenda de vez essa incrível disciplina.

Seja ótimo no português

A maior dificuldade da matemática está no próprio pensamento, principalmente quando achamos que é uma disciplina que deveremos decorar todas as fórmulas para se dar bem. Esse é um dos maiores erros na hora de aprender matemática, pois o aluno decora as fórmulas mas não compreende como deve utilizá-la naquela situação proposta pelo enunciado.

É importante ser ótimo em português para se dar bem em matemática, mas como assim? Deixa que te explico. A interpretação de texto, dominante no português, é essencial para que você entenda o que o enunciado está pedindo para que você resolva. Vamos a um exemplo.

Em uma empresa há um grupo de motoristas, e entre eles 28 que dirigem carro, 12 que dirigem moto e 8 que dirigem carro e moto. Quantos motoristas há nesse grupo? Quantos só dirigem carro?

Normalmente olhamos uma questão desse tipo e logo somamos tudo e tentamos fazer uma conta maluca, o que dá errado. Daí já viu, na hora da prova bate o desespero, a cabeça já explode, surge a vontade de sumir e nunca mais olhar para a matemática, é nessa hora que a interpretação é importante.

Temos 28 que dirigem carro;

Temos 12 que dirigem moto;

Temos 8 que dirigem os dois.

Agora pense comigo, se o motorista dirige os 2 veículos, ele não dirige o carro? Dirige. A mesma situação se enquadra nas motos. Então vamos subtrair esses “8” que dirigem os dois tanto do grupo de apenas carro, quanto o de apenas moto.

Somente carro: 28 – 8 = 20

Somente moto: 12 – 8 = 04

Os dois:                     = 08

—————————————————-

Somando tudo temos: = 32 motoristas no total.

Você pode ser capaz de identificar que quando os motoristas que dirigiam os dois veículos estavam sendo contados nos dois grupos foi fundamental para a resolução do resultado, por isso que a interpretação de texto é muito importante para se dar bem em matemática.

Pratique o máximo que der

Praticar não significa que você deve pegar a fórmula e decorá-la, mas sim resolver exercícios distintos que solicitem esse mesmo método de resolução. É comum o aluno decorar a fórmula e não saber como usar em algumas situações, por isso que a prática é tão importante.

É por meio da resolução de exercícios que você aprenderá diversas maneiras de aplicar aquela resolução e chegar ao resultado, independente da maneira que os dados do exercício foram disponibilizados.

Revise seus erros

Durante o aprendizado da matemática, revisar os seus erros é fundamental para que você aperfeiçoe sua técnica identificando onde está tendo dificuldade. Devido a isso é importante prestar atenção em todo o processo que você desenvolveu para solucionar a questão, assim quando ocorrer um erro você poderá retornar passo a passo o trajeto que fez e identificar onde está o problema.

Fazendo isso você identificará até coisas mínimas como uma troca de sinais errada, um número mal calculado ou até mesmo a fórmula errada. Com isso você irá adquirir experiência e saberá o que fazer quando outro exercício similar aparecer, assim evitando errar.

Evite decoreba

Um ponto importante na matemática é saber o porquê está utilizando aquela fórmula ou realizando determinada conta. E isso não precisa ser complexo, é algo tipo “você beber água pois está com sede”, ou “devo subtrair duas maçãs porque João as comeu”. É basicamente aquela história que falamos anteriormente da interpretação, porém nesse caso é sobre o que se deve fazer após conseguir interpretar o enunciado.

Ter essa habilidade é fundamental para situações em que nem todos os dados são fornecidos durante a questão. É comum o aluno ter decorado apenas a fórmula em que você identifica os números X, Y e Z para encontrar o K, mas quando o enunciado fornecer X, Y e K, pedindo para chegar ao resultado do Z, o estudante não sabe o que fazer.

Crie um ambiente sem distrações

Aprender matemática requer muita concentração, afinal um errinho e a conta toda estará errada. Pensando nisso é importante que se crie um local calmo, silencioso e sem distrações na hora de aprender. Fuja das redes sociais e da televisão, deixe tudo bem iluminado e os materiais que precisará próximos de ti, de modo que evite ficar levantando e fazendo outras coisas além de estudar.

……

Agora que você já viu que não precisa ter pavor de matemática, conheça alguns cursos da UNIPAR que essa disciplina se destaca, como nas graduações de Ciências Contábeis, Ciências de dados, e de Big Data e Inteligência Analítica.