O que é leitura dinâmica?

O que é leitura dinâmica
Compartilhe

Para quem observa a leitura dinâmica sem nunca a ter testado, ela parece algo falho e que não contribui positivamente, fazendo com que não se compreenda nada do que acabou de ler. Entretanto, quando bem aplicada a técnica, você consegue realizar uma leitura objetiva e informativa, além de ter uma grande economia de tempo.

Para entender a leitura dinâmica, primeiro precisamos analisar o conceito de ler. Normalmente lemos quando precisamos fixar algum conteúdo que irá cair em uma prova, compreender alguma temática ou até mesmo para apenas momentos de relaxamento e prazer.

Quando tratamos a leitura como um passatempo, a velocidade que se lê pouco importa, podendo ser uma mais leve para saborear todos os momentos do livro ou uma veloz para absorver rapidamente a história. Já quando a leitura tem um objetivo de aquisição de novas informações, quanto mais rápido lermos de forma concisa, mais conteúdos conseguiremos absorver em uma quantia de tempo.

Como podemos perceber, a leitura dinâmica quando bem executada permite adquirirmos novas informações rapidamente; aprimorarmos o vocabulário de forma ágil; aperfeiçoar a capacidade de compreensão e interpretação; otimizar o tempo quando estudamos; e proporciona a ampliação de sua cadeia de conhecimentos de forma frequente.

Mas como que a leitura dinâmica funciona? Confira a seguir as características desse modo de leitura.

Características da leitura dinâmica

Engana-se quem pensa que a leitura dinâmica é apenas realizar uma varredura com os olhos na página, como apresentado em filmes e séries. Para que a leitura seja efetiva, é preciso que o leitor tenha um grau de compreensão adequado para que aquele conteúdo absorvido faça sentido. 

Caso o entendimento do texto seja falho, a leitura dinâmica será ineficaz, fazendo com que você tenha um trabalho dobrado por ter que voltar todo o texto e ler desde o início para daí sim compreendê-lo. Isso seria péssimo em uma situação em que você está tentando otimizar seu tempo para estudar para um concurso, por exemplo.

Para ser efetiva, a leitura dinâmica deve combinar seus dois pontos chaves: qualidade e rapidez. Devido a isso, ao ler você deve ter clareza, objetividade, concisão e principalmente foco.

Benefícios que a leitura dinâmica proporciona

Ao chegar nesse tópico do texto, você já deve ter identificado alguns benefícios que a leitura dinâmica é capaz de proporcionar ao leitor. Temos como principais pontos a capacidade de uma leitura rápida e compreensível, a otimização dos estudos, o aumento do vocabulário e dos conhecimentos no geral. 

Com isso é possível utilizar a leitura dinâmica para alcançar objetivos como a aprovação em provas, estudos de novas culturas para uma viagem ou até uma reunião, por exemplo, isso tudo de forma veloz e concisa. 

O que é leitura dinâmica

E é possível alcançar esse nível de leitura mesmo sem ter uma prática frequente de ler. Os desafios estão justamente nas questões que atrapalham até os mais fanáticos leitores, como os ruídos presentes nas cidades, as distrações como as redes sociais e a falta de tempo juntamente do cansaço devido a rotina exaustiva.

Compreendendo a leitura

Para compreender como o cérebro é capaz de ler dinamicamente, é preciso entender como funciona a leitura em si, que nada mais é do que um processo mecânico realizado pelo nosso órgão pensante. Separando pelas etapas, inicialmente ocorre a fixação, que é o processo de olharmos para uma ou mais palavras, algo que dura cerca de 0,25 segundo.

Logo após o olho se move para as palavras seguintes. Essa migração de um termo para o outro é chamado de sacada, uma técnica super rápida do cérebro, que leva aproximadamente 0,1 segundo. Devido a velocidade de absorção, costumamos repeti-la uma ou duas vezes e posteriormente realizamos uma pausa para assimilar a palavra e seu significado em si, método que dura em média de 0,3 a 0,5 segundo.

Saber dessa quantia de tempo para cada ação é importante para que você vá desenvolvendo uma maior velocidade de leitura e compreensão. Em um método comum, lemos uma palavra por vez e pensamos sobre o que ela significa, para posteriormente passarmos para uma segunda palavra e assim sequentemente.

Já na leitura dinâmica o cérebro é treinado para identificar e ler várias palavras ao mesmo tempo, aumentando seu campo de visão perante o texto. Isso significa que o tempo que você levaria para identificar uma única palavra, o seu cérebro passa a identificar e compreender quatro, cinco e até mais palavras.

Além disso é feito um trabalho para identificação de palavras chaves, sujeitos e objetos diretos. É a partir dessas “marcações” que você é capaz de compreender o significado do bloco de texto sem ter a necessidade de ler todas as palavras em si, o que aumenta ainda mais a velocidade de leitura sem perder a qualidade da absorção de conteúdo.

O que essas técnicas têm em comum são o redobramento da atenção em cima das pontuações. Assim como na leitura tradicional, uma vírgula lida de forma errada pode mudar totalmente o sentido da frase, e quando se lê de uma forma rápida, isso significa um amplo tempo perdido revendo o que acabou de ler.

……

Agora que você sabe um pouco de como funciona a leitura dinâmica e seus benefícios, traremos futuramente em nosso blog as técnicas para que você pratique esse modo rápido e efetivo de ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *