Leitura dinâmica: o que é e como ler mais rápido?

Compartilhe

Você já se perguntou por quais motivos algumas pessoas conseguem ler mais rápido do que outras e, ainda assim, absorver mais conteúdo? Esse é um indício para você compreender que ler mais devagar não significa necessariamente prestar mais atenção.

As técnicas de leitura dinâmica existem para que você consiga ler uma quantidade maior de conteúdo em menos tempo. A boa notícia é que isso não impacta em nada na sua capacidade de compreensão, pelo contrário. Neste artigo, falaremos sobre como as técnicas de leitura dinâmica podem ser benéficas e tornar os seus estudos mais produtivos.

O que é leitura dinâmica?

Leitura dinâmica é uma técnica que visa aumentar a velocidade de leitura sem que se comprometa a quantidade de informações compreendidas. Em outras palavras, significa ler mais em menos tempo, mas sem nenhum prejuízo em termos de retenção de conteúdo.

Se você fizer uma simples busca na internet verá que existem centenas de materiais e dicas que se propõem a auxiliá-lo nesse processo. O fato é que há vários métodos que estimulam a leitura dinâmica, mas cada pessoa deve utilizar aqueles que parecerem mais eficientes. Não há uma receita de bolo ou algo assim, mas sim um conjunto de ações que podem potencializar a sua capacidade de leitura.

Essa técnica pode ser aplicada por pessoas de todas as idades, mas os estudantes têm muito a se beneficiar com ela. Durante o período da graduação ou da pós-graduação, é comum que o volume de leituras seja maior do que em outras épocas da vida. Por isso, conhecer essas técnicas permite que você dê conta de volumes maiores de texto, sem comprometer o aprendizado.

Como fazer leitura dinâmica?

Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para aprimorar a capacidade de leitura. Conhecer todas elas e, principalmente, colocar essas dicas em prática é fundamental para compreender o que funciona ou não para você. Veja algumas formas de se aperfeiçoar nesse quesito.

1. Treine os seus olhos

Leitores que conhecem técnicas de leitura dinâmica fazem saltos maiores com os olhos ao longo de uma página. Quanto maior for a sua capacidade de fazer esses saltos, maior será a velocidade da sua leitura. Seus olhos podem se fixar em um ponto da linha e saltar para a próxima em vez de irem de palavra em palavra.

Um bom começo é recorrer a vídeos de treinamento para leitura dinâmica, como esse acima. Seus olhos devem acompanhar o movimento da bolinha na tela, simulando os saltos que você poderia dar durante a leitura de um livro ou de uma página da internet.

2. Não pare a leitura

Talvez você seja do tipo que busca compreender 100% de uma parte do texto antes de seguir em frente. Em se tratando de leitura dinâmica, essa não é uma boa técnica. Os especialistas afirmam que compreender 80% de um texto já é considerado excelente. Portanto, não se prenda tanto a detalhes.

Se você encontrou uma palavra difícil ou desconhecida no meio do caminho, anote-a, mas pesquise o significado depois. Fazer pausas no meio da leitura, exceto entre capítulos, é prejudicial em termos de fluência. Levamos mais tempo para retomar o ritmo de leitura e, consequentemente, compreendemos menos.

3. Skimming e scanning: conheça essas duas técnicas

A técnica de skimming consiste em passar rapidamente os olhos por um texto para extrair informações básicas sobre ele. Tomando este artigo como exemplo, observe o título, os subtítulos, as palavras que estão em negrito ou que têm links e as tags no final do texto. Essas informações o ajudarão a moldar uma ideia sobre o conteúdo.

Já a técnica de scanning consiste em passar os olhos pelo texto em si para identificar palavras e frases que possam ser consideradas chave. Muitas vezes, uma simples frase pode resumir o conteúdo de dois ou três parágrafos. Se o tema em questão não for complexo para você, será possível compreender o sentido do texto mesmo sem lê-lo por completo.

…..

Venha conhecer os cursos de graduação EAD oferecidos pela Unipar. São 40 opções em diversas áreas do conhecimento. Em todos eles, além das aulas online, disponibilizamos muitos materiais para leitura e, caso você queira colocar em prática essa técnica, poderá tirar muito proveito do ensino a distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *