Como o Enade é aplicado na educação a distância?

enade para ead

Todos os anos milhares de estudantes de Ensino Superior participam das provas do Enade. A avaliação visa entender como está a qualidade de ensino dos cursos de graduação e a participação dos estudantes é obrigatória.

Você sabia que obter um bom resultado na prova é uma das melhores formas de valorizar o seu currículo? Ainda que o objetivo não seja avaliar o desempenho individual de cada estudante, a média das notas dos alunos de um curso pode ser determinante para a que a instituição se torne ainda mais respeitada pelo mercado, fortalecendo o currículo do aluno.

O que é Enade?

Enade é uma sigla para Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Criada em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), essa avaliação tem como objetivo verificar a qualidade educacional das instituições de Ensino Superior, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância.

A prova é elaborada pela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as provas são aplicadas todos os anos. Os cursos que precisam realizar as provas são definidos por amostragem, ano após ano. A ideia aqui não é avaliar o aluno individualmente, mas sim a média de notas de um determinado curso da instituição participante.

Por que o Enade é importante?

O conceito atribuído a partir do resultado do Enade é considerado um dos mais importantes na avaliação da qualidade de um curso superior. Em geral, boas faculdades são aquelas que proporcionam aos seus alunos condições adequadas para que eles possam realizar com tranquilidade as provas do Enade, obtendo notas altas e valorizando a instituição na qual estudam.

Se o seu curso foi indicado para a realização do Enade, saiba que a prova tem caráter obrigatório para que seu histórico escolar fique em dia com todas as formalidades legais requeridas. Só podem participar das provas alunos inscritos e selecionados para avaliação, mas há como participar de forma voluntária, caso seja sua opção.

Cursos que obtenham resultados insatisfatórios no Enade são colocados em observação pelo MEC e, caso as notas baixas se repitam, as instituições podem até mesmo ser impedidas de abrirem novas turmas em um determinado curso.

Qual é a importância do Enade para os cursos EAD?

Aos olhos do MEC, tanto os cursos presenciais quanto os cursos a distância têm o mesmo valor legal. Portanto, os alunos de EAD também devem se submeter às provas se seus respectivos cursos estiverem no cronograma. Todas as instituições de ensino superior devidamente credenciadas pelo MEC participam das provas do Enade em ambas as modalidades.

A principal diferença é que os alunos de EAD necessitam fazer essa prova de forma presencial. Na data determinada pelo Ministério da Educação, assim como acontece nas provas do ENEM, os alunos devem se dirigir a um local em que as provas serão aplicadas presencialmente.

Segundo dados do Ministério da Educação referentes ao Enade de 2018, 6% dos cursos EAD avaliados obtiveram a nota máxima (5). O índice foi maior do que o dos cursos presenciais, em que 5,8% dos avaliados obtiveram Conceito 5. Definitivamente, uma prova de que os cursos a distância não deixam em nada a desejar para aqueles ministrados presencialmente.

Os ótimos resultados da Unipar EAD no Enade

Ferramentas tecnológicas de alto nível, corpo docente e tutores qualificados e polos com modernas instalações dão cada vez mais credibilidade aos cursos da Unipar EAD.

Graças aos constantes investimentos em estrutura e tecnologia, a Unipar EAD recebeu em 2019 com grande entusiasmo os resultados do IDD para os cursos de Gestão Pública (nota máxima 5), Gestão Financeira e Marketing (nota 4). O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.

Em 2018, a Unipar obteve o reconhecimento do Conceito Institucional (CI EAD) avaliado com nota 5 (máxima) pelo MEC. O reflexo da boa gestão e do bom relacionamento com seus polos parceiros, na disponibilização de ambientes on-line de capacitação interna com reuniões semanais para alinhamento estratégico, faz da UNIPAR uma universidade de verdade, conectada com o sucesso de todos os seus acadêmicos, colaboradores e parceiros.

…..

Venha conhecer os cursos de graduação EAD oferecidos pela Unipar. São 40 opções em diversas áreas do conhecimento.