5 séries e filmes sobre gastronomia que você precisa conhecer

Alex Atala, Gordon Ramsay, Edward Bourdain ou Érick Jacquin. A lista de grandes chefs de cozinha que se tornaram verdadeiras celebridades é extensa e não é por acaso: são esses profissionais que adicionam mais sabor e alegria ao mundo da gastronomia.

Para quem gosta de estudar os detalhes do mundo gastronômico ou mesmo para aqueles que simplesmente gostam de cozinhar eles são fonte de inspiração. A boa notícia é que você não precisa ir até um restaurante caro para observar os métodos de cada um deles.

Filmes, séries e documentários, disponíveis nos serviços de streaming, são um verdadeiro prato cheio para aspirantes a chef de cozinha e alunos de gastronomia. Que tal utilizar as horas de lazer para adquirir mais conhecimento? Listamos aqui 5 programas gastronômicos imperdíveis que vale a pena conferir.

1. Chef’s Table

Disponível na Netflix, a série Chef’s Table, atualmente em sua sexta temporada, é considerada um dos programas mais completos quando o assunto é mostrar o dia a dia de chefs renomados. A premissa é simples: cada episódio acompanha o dia a dia de um profissional de gastronomia, mostrando as origens e as razões por trás da escolha de cada prato.

Além de aprender como preparar pratos consagrados, é interessante observar a trajetória de cada profissional. Muitos passaram por dificuldades até alcançarem o sucesso, mas todos eles, mesmo os autodidatas, sempre se mostraram muito observadores e estudiosos na criação das receitas.

2. The Final Table: Que Vença o Melhor

Inspirado em sucessos como Masterchef e Bake Off, The Final Table reúne celebridades, críticos gastronômicos e alguns dos melhores chefs de cozinha do mundo para julgar a criatividade dos pratos dos participantes de uma grande competição.

A diferença aqui é que todos os candidatos são profissionais e, portanto, já têm experiência comprovada como chef. Cada temporada reúne doze duplas formadas por cozinheiros de todo o mundo. Cada episódio tem um país como tema e os candidatos precisam explorar todos os detalhes das culturas em suas criações.

3. Julie & Julia

Estrelado por Meryl Streep, Julie & Julia é uma comédia com toques biográficos sobre a trajetória da renomada chef norte-americana Julia Child. Ela serve de inspiração para Julie Powell, uma nova-iorquina que tem o sonho de se tornar uma grande cozinheira e, para isso, se propõe a preparar todas as 524 receitas do livro de Julia em 365 dias.

Nascida em Santa Barbara, nos Estados Unidos, Julia Child foi autora de mais de uma dezena de livros de culinária e apresentadora de programas de TV. Com simplicidade, ela conseguiu popularizar nos EUA a culinária francesa. Ela é considerada por Anthony Bourdain como um dos nomes mais importantes da culinária norte-americana.

4. Street Food

Não são apenas os grandes restaurantes que necessitam da presença de chefs de cozinha. A chamada “street food” ou “comida de rua” é uma realidade cada vez mais presente em muitos países, e no Brasil não é diferente: há muitos food trucks que são mais famosos até mesmo do que restaurantes tradicionais.

Na série Street Food, também disponível na Netflix, o foco está nos sabores populares, os pratos que fazem sucesso no dia a dia das grandes cidades asiáticas. Em cada episódio viajamos por uma cidade e conhecemos as peculiaridades de cada local, além de pratos típicos exóticos e surpreendentes para o mundo ocidental.

5. O Desafio do Churrasco

O chef G. Garvin apresenta no canal Food Network o programa O Desafio do Churrasco. Em cada episódio, dois chefs de uma cidade “duelam” para mostrar os pratos típicos da região e mostrar quem é capaz de fazer a carne mais suculenta e macia da cidade. O vencedor ganha um prêmio de US$ 10 mil.

Porém, mais do que conhecer o campeão da rodada, o programa é uma excelente oportunidade de aprender truques de cozimento e técnicas para combinar temperos que certamente vão impressionar seus convidados e clientes. Prepare-se para ver a criatividade se sobressair em momentos de grande pressão.

…..

Se o seu sonho é se tornar um chef de cozinha, que tal se aprofundar nessa área turbinando o currículo? O curso de graduação EAD de Tecnólogo em Gastronomia da Unipar é uma excelente oportunidade para testar novas receitas, misturar sabores e surpreender paladares com todo apoio pedagógico para a prática de atividades. Venha conhecer todas as técnicas e ferramentas necessárias para conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias.