Conheça os diferentes tipos de inteligência e descubra qual a sua

Compartilhe

Você sabia que um teste de QI não é melhor maneira de indicar se uma pessoa pode ser considerada inteligente ou não? Isso se deve ao fato de que testes como esses são limitados a analisar apenas algumas características da inteligência.

De acordo com a Teoria da Inteligências Múltiplas existem pelo menos 7 tipos de inteligência que podemos desenvolver ao longo da vida. Não se preocupe, é perfeitamente normal não conseguir desenvolvê-las todas de igual maneira. 

Somos melhores em alguns aspectos do que em outros. Você sabe quais são os tipos de inteligência e como reconhecê-los?

Os principais tipos de inteligência

Foi na década de 80 que o psicólogo cognitivo norte-americano Howard Gartdner desenvolveu a chamada “Teoria das Inteligências Múltiplas”. Ela foi detalhada no livro “Estruturas da Mente”, de 1983. Segundo o autor, existem sete dimensões da inteligência: inteligência visual ou espacial; inteligência musical; inteligência verbal ou linguística; inteligência lógica ou matemática; inteligência interpessoal; inteligência intrapessoal; e inteligência corporal ou cinestésica.

Inteligência visual ou espacial

É a capacidade de observação e percepção de dimensões que vão além das imagens em si. Habilidade para desenho, percepção artística e estética ou visualização de espaços de forma aguçada estão entre as habilidades de motoristas, designers, arquitetos, entre outras profissões.

Inteligência musical

Aqui, trata-se da capacidade de perceber sons, acordes, ritmos e harmonia, além do desenvolvimento da criatividade para combinar sons e criar melodias que possam despertar nos ouvintes determinados tipos de sentimento. Músicos e compositores estão entre os que mais utilizam esses recursos.

Inteligência verbal ou linguística

É a capacidade de se expressar com clareza, seja por meio da escrita ou da fala. Grandes comunicadores, bons oradores, jornalistas, escritores e profissionais de vendas costumam ter essas características mais desenvolvidas.

Inteligência lógica ou matemática

É a capacidade de desenvolver raciocínios dedutivos e pensamentos racionais e lógicos. Aqueles que têm facilidade para fazer cálculos matemáticos são um exemplo disso. Engenheiros, cientistas e estrategistas estão entre as pessoas com esse dom desenvolvido.

Inteligência interpessoal

É a capacidade de lidar com outras pessoas, demonstrando empatia não apenas por meio da comunicação verbal, mas também por gestos e pela percepção dos movimentos corporais e sentimentos de outras pessoas. Políticos, psicólogos e professores costumam ter essa característica desenvolvida.

Inteligência intrapessoal 

Considerado o tipo de inteligência mais raro, mas passível de ser desenvolvida, a inteligência intrapessoal é a capacidade de conhecer a si mesmo, desenvolvendo habilidades intuitivas e que possa motivá-lo a alcançar objetivos. 

Inteligência corporal ou cinestésica

Trata-se de um tipo de inteligência que permite às pessoas se expressarem de maneira natural, com completo controle de coordenação do corpo e da mente. Bailarinos, cirurgiões e atletas são os profissionais que mais desenvolvem essa habilidade.

Como descobrir seu tipo de inteligência?

Testes vocacionais são uma maneira de descobrir em quais áreas você têm mais aptidões para se desenvolver. Essas avaliações não são definitivas, pois nossos gostos podem mudar ao longo da vida, mas elas podem servir como um ótimo ponto de partida para a reflexão sobre os tipos de inteligência.

Todos nós nos identificamos com pelo menos uma delas, e é normal que algumas pessoas desenvolvam duas ou três e deixem alguma delas de lado. Entre todas elas, a chamada inteligência intrapessoal é uma das mais importantes. Ela é uma das motivadoras para que você consiga alcançar bons resultados em qualquer área.

Independentemente da fase da vida em que você está, nunca é tarde para tentar descobrir qual é a sua vocação profissional. Por meio de testes e avaliações feitas por especialistas, é possível descobrir em quais áreas você tem mais aptidões e poderá exercer tarefas que o deixem mais satisfeito.

…..

A Unipar EAD oferece gratuitamente um Teste Vocacional elaborado com o intuito de auxiliar a demonstrar qual a sua principal área de vocação para a sua futura atuação profissional. Lá você vai encontrar várias possibilidades de atuação e saber quais cursos podem combinar mais com as suas preferências e interesses.

A ideia de um texto vocacional é fazer com que você reflita sobre determinadas questões que possam servir de guia na escolha de uma profissão. Você gosta de escrever ou prefere fazer cálculos? Você gosta de história ou prefere geografia? Ler muito é um hábito que você gosta ou isso lhe deixa entediado? Perguntas como essas ajudam a traçar seu perfil profissional e identificar possíveis áreas nas quais você poderá ter mais facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *