Aplicativos e sites que simulam sons ambientes e ajudam na concentração

Se alguém dissesse a você no início de 2020 que teríamos que passar mais de seis meses em casa, respeitando medidas de distanciamento social, esse cenário pareceria absurdo. O fato é que de lá para cá muita coisa mudou e nosso hábitos de vida tiveram que acompanhar esse novo momento.

Para quem trabalha ou estuda em casa, certos tipos de sons ambientes com os quais você já estava acostumado podem fazer falta. A boa notícia é que o ruído dos colegas trabalhando no escritório, o som de fundo das conversas em uma cafeteria ou mesmo os chamados “ruídos brancos”, sons de ondas do mar ou de chuva, podem ser uma companhia mesmo sem sair de casa.

Existem diversos serviços que oferecem opções como essas para os usuários, auxiliando-os a se concentrarem no trabalho ou nos estudos. Entre softwares pagos e gratuitos, listamos aqui alguns que vale a pena testar e conhecer. Quem sabe eles não transformam completamente o seu ambiente?

1. Ambient Mixer

Vamos começar por um dos serviços mais interessantes do gênero. O Ambient Mixer é um site que oferece não apenas as ambientações tradicionais às quais você já pode estar acostumado, mas mais do que isso: ele coloca você em alguns cenários do mundo da ficção, em locações de filmes e séries.

Se você for fã de Harry Potter, por exemplo, poderá desfrutar horas agradáveis ouvindo o som ambiente da sala comunal da Sonserina ou da biblioteca de Hogwarts. A lista de locais fictícios que vão fazer a sua imaginação viajar é grande e inclui sons de filmes e séries como Star Wars, O Senhor dos Anéis e Dr. Who.

Conheça o serviço online Ambient Mixer

2. A Soft Murmur

Se os sons que você gosta de ouvir são aqueles relacionados à natureza, o site A Soft Murmur é a escolha perfeita. Ele oferece dez sons gratuitamente: chuva, trovão, ondas, vento, fogo, pássaros, grilos, cafeteria, restaurante e ruído de TV. Você pode habilitar quantos quiser, regular a intensidade de cada um e combiná-los.

Se você acha que dez sons não são suficientes, é possível adquirir mais alguns na versão premium do serviço. Basta acessar o link abaixo e começar a utilizar, sem cadastro ou login. Só há necessidade de criar uma conta caso você queira adquirir um pacote de conteúdo extra.

Conheça o serviço online A Soft Murmur

3. Coffivity

A pandemia de coronavírus tirou de muitas pessoas um dos seus passatempos preferidos: parar em uma cafeteria para fazer um lanchinho enquanto estuda pelo computador. A Coffivity se propõe a trazer de volta essa sensação, ao menos em partes: basta dar play para começar a ouvir o som ambiente de um café.

Na versão gratuita são três opções: murmúrios matinais (“morning murmur”), lounge na hora do almoço (“lunchtime lounge”) e café universitário (“university undertones”). Se você preferir, a versão premium adiciona ainda outras três localidades: “Paris Paradise”, “Brazil Bistro” e “Texas Teahouse”.

Conheça o serviço online Coffivity

4. Defonic

O Defonic é um serviço online que oferece 21 sons ambientes. A maioria deles têm relação com a natureza, mas até mesmo temas como ventilador, trem e o painel de controle de uma nave espacial estão entre as opções para compor um som de fundo. Escolha qual você deseja, ajuste o volume e misture os sons como desejar.

Por exemplo, você pode ouvir o barulho das ondas do mar enquanto está dentro de um café. Os sons estão disponíveis em alta definição, portanto se você tiver um bom sistema de áudio ou fones de ouvido de boa qualidade poderá aproveitá-los ainda mais. O site também é gratuito.

Conheça o serviço online Defonic

5. Noisli

Fechando a nossa lista não poderíamos deixar de apresentar o Noisli, o site mais completo em termos de sons ambientes. Além de oferecer uma longa lista de reprodução com sons aleatórios o serviço permite ainda a mixagem de sons, criando combinações interessantes.

Sua metodologia é similar à do método Pomodoro. Os áudios têm 25 minutos de duração, o tempo “ideal” de uma sessão de trabalho de acordo com a metodologia. Para ter acesso ao serviço é preciso fazer login. Usuários premium têm acesso a um número maior de sons.

Conheça o serviço online Noisli

…..

Quais são as dicas e truques que você utiliza para se manter concentrado nos estudos em casa? Os alunos da Unipar EAD recebem dicas como essas e muitas outras para que possam ser mais produtivos nos seus estudos em casa. São mais de 40 opções de cursos de graduação e 25 de pós-graduação à disposição. Conheça todas essas alternativas e descubra como pode ser produtivo estudar a distância, estudando onde e como você quiser.