Como se preparar para o ENEM? Confira 5 dicas essenciais para você obter um bom resultado nas provas

Todo ano, na semana que antecede a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), boa parte dos estudantes já sentem os sintomas da ansiedade, comum nesse período. O nervosismo pode atrapalhar muito na hora da prova. Obter um bom desempenho na prova demanda preparo, tanto no âmbito do conhecimento estudado quanto no equilíbrio psicoemocional.

Nossa equipe separou para você, candidato ao ENEM, algumas dicas para manter a tranquilidade em vista das provas e obter um bom resultado. Confira!

1) Nos dias que antecedem a prova, separe momentos para realizar atividades de lazer

Praticar alguma atividade prazerosa auxiliará o candidato a aliviar o estresse e a tensão, mas tenha moderação no dia anterior à realização da prova: fique em casa e relaxe. É importante também nesses dias reduzir a intensidade dos estudos para estar com o corpo e a mente preparados.

2) Tenha conhecimento sobre a aplicação das provas lendo o Edital.

Saiba que é muito importante, mesmo não sendo uma prática comum entre os estudantes, conhecer todos os procedimentos realizados durante a aplicação do Exame: algumas condutas podem eliminar o candidato. Acesse o edital aqui (o tópico do ENEM está destacado no documento)

3) Durante a prova, inicie pelas questões de maior afinidade

Para isso, faça uma análise geral, folheando a prova para reconhecer os assuntos que você provavelmente trabalhou em aula. Isso vai te dar maior segurança e evitará surpresas ao longo da prova. Se achar alguma questão muito difícil, não fique nela: faça um sinal na prova para você não esquecer e siga adiante. Depois que resolver todas as questões que achar mais fácil, volte e gaste o restante do tempo para resolver as difíceis.

4) Leve um lanche

É importante alimentar-se bem antes das provas, mas para não ser incomodado pela fome durante o exame, é melhor se prevenir: um lanche açucarado, como por exemplo um chocolate ou barra de cereal, provoca descargas de dopamina que auxiliam no foco.

5) Conheça os critérios de correção da redação

Na redação, lembre-se dos critérios de correção e avaliação, pois eles indicarão seus pontos. Relembre esses critérios para ter uma melhor orientação durante a redação.

São eles: Domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão do tema, organização das informações e argumentos, correta aplicação da lógica, apresentação de proposta de intervenção para o tema proposto.