Como atua e qual a importância do professor na EAD?

Ensino híbrido: confira o conceito e suas vantagens
Compartilhe

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas e questionem os seus papeis profissionais quando se veem diante de avanços tecnológicos. Máquinas que substituem o homem em muitas tarefas e novas formas de aprendizagem colocam um ponto de interrogação na cabeça dos professores: afinal, qual é o papel deles no ensino a distância?

Se engana quem pensa que eles perderão a importância, muito pelo contrário. A missão de transmitir conhecimento aos alunos, fazendo com que eles aprendam, questionem e tenham estímulos para continuar evoluindo permanece. O que muda é a forma como essa relação ocorre e entender essas transformações é o primeiro passo para compreender como atua o professor de EAD.

Ensino a distância: uma realidade com cada vez mais adeptos

O número de alunos matriculados em cursos de Ensino Superior na modalidade EAD já deve ser maior do que o da modalidade presencial em 2023, de acordo com projeções do Ministério da Educação (MEC). A pandemia de coronavírus deve contribuir para acelerar esse processo, o que implica em muitas transformações nas metodologias de ensino.

O quadro negro, o giz e as apresentações em sala de aula dão lugar a aplicativos interativos, vídeos e exposições online. Esses novos instrumentos requerem dinâmicas mais apropriadas para que a transmissão de conhecimento funcione, mas em hipótese alguma a figura do professor é menor importante.

Como a rotina de estudos no EAD é mais flexível para os alunos, as dúvidas surgem de maneira distinta. O estudante passa a ter um papel mais ativo na busca de conhecimento e as perguntas deles vêm a partir da leitura, da prática de exercícios ou após as aulas online. Para isso, é preciso guiar o estudante através de um roteiro por meio do qual esses questionamentos possam surgir.

O papel da tutoria

Assim como acontece nas aulas presenciais, o professor EAD deve fazer com que os alunos permaneçam motivados e compreendam os conteúdos ensinados. Entretanto, como essa troca de informações não se dá com hora marcada, é preciso criar um roteiro lógico pelo qual os estudantes adquiram conhecimento e progridam dentro de um determinado tema.

Aqui, alguns fatores são fundamentais. Em primeiro lugar, os conteúdos devem ser desenvolvidos de forma que estimulem a reflexão do estudante após a leitura ou as aulas. Isso pode ocorrer por meio de exercícios de fixação ou ainda a partir de estudos de caso. A prática e a análise de situações reais são os melhores para despertar dúvidas nos estudantes.

O papel de tutoria assumido pelos professores EAD visa justamente facilitar essa interação. Eles estão sempre à disposição para tirar dúvidas, apontar novas leituras ou recomendar materiais complementares que possam ser úteis à formação do aluno. 

Portanto, a importância só cresce: do ponto de vista professor, há a necessidade de se adaptar para essa nova realidade, explorando ao máximo as ferramentas mais modernas e simplificando a vida dos alunos. Não se trata de substituir os professores por outras formas de ensino, mas sim colocá-los em um papel de destaque, indo além da preparação das aulas e do conteúdo ministrado.

Professor: uma missão nobre

No mês em que se comemora o Dia dos Professores, há motivos de sobra para parabenizá-los pelo trabalho realizado. Infelizmente, eles ainda não são reconhecidos da maneira como deveriam, mas não resta dúvidas que o papel deles é e continuará sendo de suma importância independentemente da modalidade de ensino.

A capacidade deles de se adaptarem às novas tecnologias pode ser determinante tanto na atração de mais alunos para o Ensino Superior quanto na diminuição da evasão escolar. Simplificar a vida do estudante, sem deixar de lado o papel de instigar a reflexão, guiando os alunos por um caminho de crescimento não é uma tarefa fácil, mas essa missão nobre é desempenhada diariamente com louvor pelos nossos especialistas, mestres e doutores.

…..

Venha conhecer os cursos de graduação EAD oferecidos pela Unipar. São 40 opções em diversas áreas do conhecimento. Descubra como funciona a metodologia de ensino a distância e veja na prática como uma forma mais flexível, interativa e acessível de estudar pode transformar a sua carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *