Como é o mercado de trabalho em pedagogia?

Como é o mercado de trabalho em pedagogia
Compartilhe

Quando escolhemos uma profissão para seguir no futuro, as primeiras coisas que precisamos saber é o que faz esse tipo de profissional e como está o mercado de trabalho. Afinal, cursar algo que não é do seu interesse ou optar por uma profissão que já não é mais necessária no mercado fará com que seus esforços sejam em vão.

A primeira dúvida é simples de esclarecer, o pedagogo é um especialista em educação, associando o aprendizado com questões sociais e adaptando para a realidade vivida pelo estudante. Além disso, ele atua em processos de aprendizagem, estando diretamente ligado ao professor durante o ensino.

O que faz um pedagogo?

O profissional graduado em pedagogia poderá exercer algumas funções. Entre as mais conhecidas está a de professor, no entanto há limitações. O pedagogo só poderá dar aula a alunos nos primeiros anos do ensino fundamental, enquanto não é separado um professor por disciplina específica. Além disso, ele também poderá lecionar em turmas de pré-escola, como professor ou auxiliar.

Porém, não é só na sala de aula que o pedagogo exerce sua profissão. Conheça a seguir algumas áreas de atuação desse profissional.

Gestão escolar

Indo um pouco além da sala de aula está a gestão escolar, função exercida pelo pedagogo. É ele quem irá organizar o calendário letivo, montar as escalas dos professores e suas aulas e montar atividades de planejamento de ensino. Além disso, o pedagogo fará a integração cultural, como por meio de atividades e eventos escolares. 

O profissional de pedagogia também fará a integração da sociedade e família com a escola por meio de eventos, reuniões de pais e mestres, projetos como a comunidade escolar, entre outras ações.

Educação especial

Lecionar para crianças com algum tipo de necessidade especial também é função do pedagogo. O profissional deverá ministrar aulas com técnicas adaptadas às dificuldades que os alunos tenham, proporcionando assim a qualidade do ensino.

Como é o mercado de trabalho em pedagogia

Pedagogia empresarial

O pedagogo não trabalhará somente com crianças. No meio empresarial, ele será responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores juntamente da equipe de gestão de pessoas. A principal função do profissional será fazer com que os funcionários se sintam acolhidos pela empresa, proporcionando mudanças comportamentais que sigam a linha proposta pela missão da empresa. 

Nesta área o pedagogo também coordenará equipes multidisciplinares e auxiliará no desenvolvimento de projetos internos.

Pedagogia hospitalar

O pedagogo que exerce essa função auxilia nos casos de crianças e adolescentes que necessitam passar um grande período no hospital. É ele quem executará os planos educacionais da escola que essa criança estuda diretamente no hospital, fazendo com que ela continue se desenvolvendo e não perca o ano letivo. Além da função de ensinar, esse profissional tem o objetivo de tornar mais leve o período de internamento, deixando o acontecimento menos traumatizante. 

O pedagogo poderá exercer a profissão além do hospital, atendendo crianças diretamente em suas casas, contanto que elas estejam impedidas de frequentar a escola devido a doenças. O importante é que o profissional desenvolva técnicas que supram a necessidade desta criança ou adolescente, de modo que preste uma assistência emocional e humana.

Orientação educacional

O profissional exercerá a função de suporte do aluno e do professor, orientando-os. No caso dos alunos, o orientador irá ouvi-lo e compreendê-lo, analisando suas características e dificuldades, e assim o guiando para possíveis soluções. Por meio da conversa, o pedagogo poderá avaliar os problemas de aprendizado que o estudante enfrenta e montar um plano que auxilie a melhora do seu desempenho escolar.

Já com os professores, o pedagogo irá supervisioná-los e irá procurar orientá-los sobre como organizar e planejar suas aulas, além de como trabalhar com alunos desatentos, de modo que o conteúdo se torne mais atrativos a eles.

Produção de material pedagógico

O pedagogo poderá atuar no desenvolvimento de materiais pedagógicos utilizados na educação infantil. Esse tipo de ação vai desde a confecção de livros didáticos a até brinquedos e jogos, por exemplo. 

Já quando o conteúdo for direcionado para alunos além da educação infantil, o pedagogo poderá auxiliar o professor especialista, fazendo revisões de textos e orientando a organização dos temas dentro do livro didático.

O graduado em pedagogia também poderá auxiliar na construção de materiais diversos, esclarecendo se o conteúdo desenvolvido está de acordo com a idade da criança ou adolescente que irá consumir o material.

Remuneração

A média salarial de um pedagogo está na faixa de R$2.7 mil, podendo ter acréscimos conforme o tempo de serviço, especializações e o cargo ocupado.

…..

Como você pode ver em nosso artigo, o mercado de trabalho de um pedagogo é bem amplo, podendo exercer diversas funções em prol do aprendizado infantil. E você, sonha em ser um profissional de pedagogia? Conheça a graduação de pedagogia da UNIPAR e faça parte desta incrível profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *