Administração ou Ciências Contábeis: Qual o melhor curso para você?

Administração ou Ciências Contábeis: Qual o melhor curso para você

Conforme vai chegando o momento de escolher qual graduação cursar, é comum surgir inúmeras dúvidas referente aos cursos pretendidos. Quando a vocação do estudante é no campo da gestão administrativa e financeira, duas graduações chamam bastante a atenção: Administração e Ciências Contábeis.

Apesar de terem suas similaridades, há pontos importantes entre as duas que são necessários de se conhecer antes de ingressar em qualquer uma delas.

Os dois cursos estão em alta no mercado com inúmeras vagas de trabalho e há quem estude os dois, inclusive ao mesmo tempo, para se tornar um profissional ainda mais completo. Os dois profissionais frequentemente trabalham nos mesmos setores, como em agências bancárias, comércios, empresas, hospitais, hotéis, indústrias, entre outras opções.

Entretanto, algumas funções só serão de competência de uma das duas vagas. Tudo que envolver o controle e a análise financeira ficará responsável pelo contador, enquanto o gerenciamento e organização dos setores empresariais será realizado pelo administrador.

Sabendo destas possíveis diferenças, veremos a seguir tudo sobre as duas profissões, a de administrador e a de contador.

Administração

A graduação de administração, também chamada em algumas instituições de administração de empresas, é um curso que se caracteriza como bacharelado e tem duração de 4 anos.

O administrador é o profissional responsável pelo gerenciamento de todos os processos administrativos de todos os setores de uma empresa. Devido a isso o graduado em administração poderá ocupar diversos cargos, como os de gerência e diretoria.

Administração ou Ciências Contábeis: Qual o melhor curso para você

Além disso, poderá aprimorar o relacionamento entre funcionários e a empresa, lidar com o setor de recursos humanos sendo responsável pelo recrutamento, seleção, gestão e demissão de colaboradores, atuar na área de compras e vendas, realizar funções no setor financeiro e de marketing, além de várias outras possibilidades.

Devido ao profissional desta área ter contato e influência em diversos setores dentro de uma empresa, o conteúdo programático da grade interdisciplinar da graduação é bem amplo, envolvendo diversas áreas do conhecimento.

Entre os principais temas que o estudante desenvolverá durante essa graduação estão:

• Administração da Produção e Operações;
  • Administração Pública;
  • Análise de Investimentos;
  • Contabilidade;
  • Direito Empresarial;
  • Economia;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Filosofia;
  • Gestão de Custos e Preços;
  • Gestão Estratégica;
  • Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Matemática Financeira;
  • Mercado de Capitais e Bolsa de Valores;
  • Pesquisa Operacional;
  • Teoria do Conhecimento.

É permitido pelo Ministério da Educação (MEC) a oferta do curso de administração pela modalidade de Educação a Distância (EAD), de modo que não altere o modelo de estudo, quanto menos o desenvolvimento do estudante durante a graduação comparado ao presencial.

Se tratando de mercado de trabalho, o fato de a graduação de administração preparar o estudante para atuar em diversos setores de uma empresa amplia significativamente sua chance de contratação.

Com isso o mercado do administrador se mantém atrativo e competitivo. A média salarial de um profissional administrador inicial está na base de R$3.5 mil atualmente.

Ciências contábeis

O contador é o profissional essencial para cuidar do patrimônio da empresa. Suas funções estão ligadas diretamente à sustentabilidade financeira da companhia. O profissional será responsável por acompanhar e administrar a lucratividade da instituição, mantendo a empresa em dia com as obrigações fiscais.

Administração ou Ciências Contábeis: Qual o melhor curso para você

Assim como a graduação de administração, o curso de ciências contábeis também possui duração de quatro anos e se enquadra como bacharelado. O diferencial entre os dois cursos começa no campo de atuação, que por ter um foco maior no setor econômico, faz com que o contabilista estude conteúdos mais direcionados.

Com isso, o estudante da graduação de ciências contábeis tem um maior enfoque nas disciplinas de direito, contabilidade, economia e finanças. Essa diferença é bem perceptível quando observamos os principais temas que são estudados nessa graduação, sendo predominante as disciplinas das temáticas citadas anteriormente.

• Administração Financeira;
  • Análise de Investimentos;
  • Ciências Sociais;
  • Contabilidade Avançada;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade e Orçamento Público;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Tributária;
  • Direito Empresarial e Tributário;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Estatística;
  • Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras;
  • Instituições Financeiras e Mercado de Capitais;
  • Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária;
  • Matemática Financeira;
  • Noções de Atividades Atuariais.

A graduação de ciências contábeis também tem permissão do Ministério da Educação (MEC) para seu estudo na modalidade a distância.

Em relação ao mercado de trabalho, há uma ampla necessidade de novos profissionais de contabilidade, fazendo com que o colaborador consiga evoluir bem sua carreira. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o profissional de ciências contábeis é um dos que mais tem sucesso na procura de um emprego, tendo cerca de 93,8% da categoria empregada.

Além disso, o salário médio do profissional no início de carreira está na faixa de R$3.4 mil, sendo uma carreira que proporciona uma boa estabilidade financeira.

……

Agora que você ficou por dentro das duas profissões, qual é a ideal para você, Administração ou Ciências Contábeis? Conheça a fundo as duas graduações da UNIPAR e comece sua carreira profissional conosco.