Ensino híbrido: confira o conceito e suas vantagens

Modelo une o melhor de cada modalidade, com aulas presenciais e a distância de acordo com as necessidades do currículo

Qual é a melhor modalidade de ensino: presencial ou a distância? Em muitos cursos você não precisa escolher entre uma possibilidade e outra. Muitas instituições de ensino já optam por unir o melhor dos dois mundos em um único curso.

É o caso da Unipar, que oferece diversos cursos de graduação no modelo Semipresencial. Funciona da seguinte forma: o aluno tem maior flexibilidade para acompanhar a maior parte das aulas a distância, via internet. Porém, algumas aulas práticas são realizadas em laboratórios ou salas de aula.

O chamado “Ensino Híbrido” vem ganhando espaço ao longo dos anos por proporcionar aos alunos uma série de vantagens. Confira algumas delas.

Possibilidade de organizar melhor seus horários

Sair cansado do trabalho no final do dia e ainda encarar um período de aula durante a noite é cansativo. Em alguns dias não estamos tão dispostos quanto gostaríamos e isso faz com que o nosso rendimento seja abaixo do esperado. Por mais que você seja um aluno aplicado, haverá dias nos quais tudo que você queria era descansar um pouco mais.

O ensino híbrido permite que você assista online a boa parte das aulas – em dia e horário que você desejar. Essa flexibilidade permite que você organize melhor seu tempo, deixando os período de estudo para os momentos nos quais é possível render mais.

Desenvolvimento da autonomia

Uma das características dos alunos de EAD é a autonomia. Em geral, após os estudos eles procuram os professores já para tirar dúvidas. Essa proatividade também está presente no modelo de ensino híbrido: nas aulas práticas, os estudantes podem aproveitar melhor o tempo e aprender mais.

Ensino híbrido: confira o conceito e suas vantagens

Isso é possível devido ao fato de que todos os aspectos teóricos são apresentados anteriormente e, no momento do encontro, os alunos estão mais bem preparados. Com dúvidas mais profundas, a tendência é que o nível das aulas seja mais estimulante para todos.

Aprimoramento de competências

Objetividade, autogestão, organização e concentração são algumas das competências que acabam sendo aprimoradas pelos alunos que optam por cursos híbridos. Isso porque é possível unir o melhor dos dois mundos: contato com outros alunos, desenvolvimento de trabalhos em equipe, aulas práticas, mas sem renunciar à possibilidade de estudar como e onde quiser.

É importante lembrar que optar por modelos presenciais ou online não significa deixar de lado a possibilidade de desenvolver certas competências. Entretanto, no modelo híbrido você tem ainda a opção de escolher qual dos caminhos deseja desenvolver como prioridade.

Aumento no engajamento

O modelo de ensino híbrido também é responsável por aumentar o engajamento dos alunos. Aqueles que preferem o ensino a distância se vêm estimulados a continuar, pois têm todas as condições que precisa. Por outro lado, aqueles que não abrem mão do contato com outros alunos também têm a oportunidade de fazer isso nas aulas práticas.

Some a isso o fato de que os cursos híbridos costumam ter valores mais atrativos, próximos ao que se oferece no modelo EAD. Além disso, há menos custos com transporte e alimentação, o que no final das contas se revela um diferencial no orçamento.

Preparação completa para o futuro

O uso de tecnologia em sala de aula é um caminho sem volta. Além disso, a consolidação do ensino a distância já é uma realidade e alunos que já estiverem adaptados a esse modelo terão mais facilidade de encontrar oportunidades de crescimento no futuro.

O modelo híbrido se coloca com um dos pés no futuro, mas sem deixar de lado o ensino tradicional, que pode ser mais benéfico em muitas ocasiões. Em muitas áreas, o fato de o curso contemplar os dois aspectos é, sem dúvida, um diferencial significativo.

…..

A Unipar oferece diversos cursos de graduação na modalidade Semipresencial. Administração, Biomedicina, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia são apenas algumas das opções. Acesse a lista completa e conheça os diferenciais de cada um dos cursos dentro da modalidade de ensino híbrido.