Dúvidas sobre como elaborar seu TCC? Confira nosso passo a passo

Veja dicas de como elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, um dos pré-requisitos para concluir uma graduação

Um dos momentos mais temidos pelos estudantes universitários é a hora de elaborar o TCC. O Trabalho de Conclusão de Curso é um dos pré-requisitos no Ensino Superior para que o aluno conclua um curso de graduação. Porém, as coisas não precisam ser complicadas.

Desde a escolha do tema, passando pela elaboração do texto de acordo com as normas da ABNT, o TCC é um processo que deve ser desenvolvido ao longo do último ano do curso. Organização e conversas frequentes com seu orientador são essenciais para que o resultado seja o melhor possível.

Neste artigo, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo na preparação desse importante material. E não se preocupe: ele não é um bicho de sete cabeças.

Comece pela escolha do tema

Uma das principais características do TCC é a possibilidade que o estudante tem de escolher o tema que será objeto de pesquisa. Por isso, a dica aqui é optar por um assunto com o qual você esteja familiarizado. Outra opção é buscar um tema que você goste – afinal, você passará pelo menos um ano fazendo pesquisas sobre ele.

Analise quais são as áreas do seu curso que você mais gosta e, dentro dela, encontre possíveis temas que possam ser explorados. Uma boa dica é acessar a biblioteca do curso e ver os TCC que foram desenvolvidos por outros alunos. Isso pode ajudar a clarear as ideias.

Converse com seu orientador

A escolha do professor que será orientador do projeto também é um aspecto muito importante. O ideal é recorrer aos discentes que têm maior familiaridade com o tema proposto e, é claro, que tenham disponibilidade para assumir a orientação do projeto – o que nem sempre é possível.

Dúvidas sobre como elaborar seu TCC? Confira nosso passo a passo

Aproveite esse momento para conversar com vários professores. Exponha suas ideias e colete as impressões deles sobre o tema. Eles poderão ajudá-lo a formatar melhor a ideia ou, ainda, poderão indicar outros professores com mais afinidade sobre o tema. Quanto mais opiniões você coletar, mais fácil será tomar uma decisão.

Analise os materiais que já existem

Não há necessidade de elaborar um TCC que seja completamente inédito. Se você não tem tanto tempo assim para se dedicar a um projeto, opte por temas menos complexos ou que possuam mais materiais de referência – isso facilitará seu trabalho e dará uma boa ideia do desafio que virá pela frente.

Uma vez que as hipóteses tenham sido estabelecidas, analise o que há de material disponível em cada área. Depois, defina a pergunta central que você deseja responder. Partindo dessa premissa é que você partirá para a elaboração propriamente dita do documento final.

Estruture o seu TCC de acordo com as normas

As regras de elaboração do TCC em geral seguem a NBR 14724, mas as universidades são livres para fazerem adaptações. Entretanto, o que não muda são os chamados elementos textuais e pós-textuais. Introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas são obrigatórias.

O seu orientador irá sugerir uma metodologia de trabalho, a partir do qual você terá leituras (fichamentos) e precisará estruturar de maneira lógica suas ideias. Delimitar o tema e seguir um cronograma de entregas são aspectos fundamentais para ter bons resultados durante a pesquisa.

Atenção ao cronograma: não deixe para a última hora

Em geral, os estudantes têm o período de um ano para preparar e apresentar um TCC. Tanto tempo assim não é por acaso: esse é um trabalho mais longo e que demanda bastante leitura, por isso é fundamental não deixar as coisas para a última hora. Se ater a um cronograma é essencial.

A partir de um determinado momento, delimite a coleta de novos materiais. Acredite: sempre haverá mais conteúdo para acrescentar, portanto não se preocupe em tentar ler absolutamente tudo que existe. Não deixe para começar a redigir o texto final no último mês. Certifique-se de ter tempo para fazer ao menos duas grandes revisões no conteúdo antes de do texto final.

Independentemente do curso de graduação escolhido, seja ele presencial, semipresencial ou a distância, é bem provável que no último ano a elaboração de um TCC seja um dos pré-requisitos. Na Unipar, em todos os cursos que exigem esse tipo de trabalho antes da conclusão, você conta com uma infraestrutura completa e apoio total dos professores para que possa realizar o melhor trabalho possível.