Entenda qual é a importância das aulas de laboratório

Entenda qual é a importância das aulas de laboratório
Compartilhe

Ainda que o conhecimento teórico seja essencial para todas as áreas, em alguns ramos do conhecimento é somente quando o aluno coloca em prática aquilo que aprendeu em sala de aula que há desenvolvimento pleno.

Os cursos da área de saúde são um grande exemplo disso. É praticamente impossível conceber o aprendizado em algumas disciplinas sem as aulas de laboratório. É o caso de cursos como Farmácia e Biomedicina, ambos disponíveis na modalidade presencial na Unipar.

Compreender a importância dessas aulas práticas é fundamental para o aprendizado. É a oportunidade que o estudante tem de experimentar, errar e aprender antes de chegar ao mercado de trabalho.

Contato direto com equipamentos de uso cotidiano

Nos laboratórios dos cursos de saúde muitos estudantes têm o primeiro contato direto com equipamentos essenciais. Microscópios e monitores de saúde são apenas alguns dos exemplos. Orientados pelos professores, os alunos aprendem como operar esses dispositivos, conhecendo ainda as rotinas essenciais para se obter os melhores resultados.

Em instituições como a Unipar, por exemplo, em que os equipamentos utilizados são modernos e alinhados com o que se utiliza no mercado de trabalho, as aulas em laboratório funcionam como uma espécie de estágio, preparando o estudante para ingresso no mercado de trabalho.

Experiência prática em prol da saúde

Antes de chegar a um laboratório, o estudante precisa ter noções básicas da teoria. Entretanto, certas ações são consolidadas somente com a prática. Pense, por exemplo, na aplicação de uma injeção: ainda que os livros e professores descrevam o processo, é somente fazendo que se adquire prática.

Entenda qual é a importância das aulas de laboratório

Outros procedimentos, como uma sutura, também podem ser testados pelos alunos, sempre supervisionados por professores. Esse é momento de corrigir eventuais erros e chamar a atenção para as boas práticas consolidadas no uso cotidiano.

Aprendizado para trabalho em equipe

Nas mais diversas áreas da saúde, o cuidado que é feito a um paciente é do tipo multidisciplinar. Em outras palavras, ainda que um profissional possa ser essencial para salvar vidas, é necessário todo um ecossistema para que a recuperação seja completa.

Assim, um médico precisa do trabalho de enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas, apenas para citar algumas especialidades. Por isso, o aprendizado de trabalho em equipe é algo que precisa ser estimulado desde as primeiras aulas.

Favorece a assimilação de procedimentos

Em laboratórios, os procedimentos de uso de equipamentos, manuseio de medicamentos e interação com pacientes são bastante rígidos. Por isso, nada melhor do que experiências práticas para que o aluno possa aprender o que é “certo” ou “errado”, visualizando as possíveis consequências de uma desatenção.

E não é só isso: quando se trata da anatomia do corpo humano, nada melhor do que interagir com manequins e réplicas do corpo humano. Essa possibilidade gera um nível muito maior de compreensão do que apenas a leitura de livros ou assistir a vídeos sobre o tema.

Prática para o mercado de trabalho

Imagine alguém que acabou de se formar em Farmácia ou Biomedicina, mas nunca teve a oportunidade de colocar a “mão na massa”. Ainda que o conhecimento acumulado seja grande ao passar do tempo, na prática o aluno terá dificuldades de exercer sua profissão.

Um mínimo de experiência prática é também uma exigência do mercado de trabalho. Mesmo um estagiário deve ter alguma familiaridade com equipamentos e procedimentos, para que os empregadores não precisem ensinar absolutamente tudo. Portanto, a experiência em laboratórios gera alunos mais próximos às demandas do dia a dia.

…..

Se você está pensando em fazer um curso na área de saúde, dê preferência às instituições que têm laboratórios práticos modernos, que atendam às demandas do Ministério da Educação. Na Unipar, além de professores especialistas, mestres e doutores, você conta ainda com uma infraestrutura completa à sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *