5 técnicas para uma boa redação

técnicas para uma boa redação

Independentemente da profissão que você escolha, uma coisa é certa: escrever bem é algo que abrirá portas na sua carreira e fará com que sua comunicação seja compreendida de forma mais clara por um número maior de pessoas.

Porém, para muitas pessoas, o momento de escrever uma redação ou mesmo um simples e-mail é um martírio. Faltam palavras, as ideias não se conectam e o resultado é um texto truncado, sem objetividade e, ainda pior, com muitos erros de ortografia e pontuação.

Existem técnicas que podem auxiliá-lo a escrever melhor em qualquer circunstância? A boa notícia é que sim, elas existem. No entanto, diferentemente do que ocorre em outras áreas, não basta apenas decorar uma fórmula e aplicá-la: é preciso praticar todos os dias para perceber a evolução com o passar do tempo.

Aqui, listamos algumas técnicas que você pode utilizar para escrever uma boa redação, seja nas provas do ENEM, do vestibular ou mesmo em qualquer circunstância na qual seja necessário escrever um bom texto.

1. Desenvolva o hábito de ler sempre

Se você tem a sensação de que “faltam palavras” na hora de escrever, esse talvez seja um indicativo de que o seu vocabulário tem limitações. A melhor maneira de expandir o seu potencial de escrita é lendo bastante. Jornais, revistas e textos online são importantes, mas livros também devem fazer parte da sua rotina.

Leia romances, em especial aqueles indicados como referências em provas de vestibular. Quando encontrar palavras que você não saiba exatamente o significado, anote-as e procure a explicação em um dicionário. Isso fará com você amplie suas possibilidades na hora da escrita.

2. Comece por um rascunho

Mesmo aquelas pessoas que têm muita facilidade para escrever precisam organizar as ideias antes de começar. O melhor caminho para fazer isso é elaborar um rascunho. Nele você deve listar tópicos com as principais ideias que serão abordadas no texto, de acordo com o que for solicitado no enunciado da questão.

técnicas para uma boa redação

Dedique alguns minutos para refletir sobre o tema e liste o máximo de ideias que puder. Depois, tente ordená-las e descobrir quais são mais relevantes ou mais fáceis de serem desenvolvidas. Simplifique: se tiver dúvidas sobre o tema, procure não se aprofundar tanto em explicações com as quais você não está familiarizado.

3. Respeite a ordem lógica de expressão de ideias

Introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa é a ordem lógica mais que você deve aplicar no desenvolvimento de qualquer tipo de redação. Quando esses elementos são respeitados, são grandes as chances de que você consiga desenvolver um bom texto.

A introdução serve para apresentar e contextualizar o tema antes que você possa se aprofundar nele. No desenvolvimento você argumentará de maneira mais detalhada sobre cada uma das hipóteses levantadas. Por fim, na conclusão reúna as ideias que foram apresentadas anteriormente e, a partir delas, proponha uma solução.

4. Simplifique

Um bom texto não é aquele que tem construções textuais complicadas, com palavras rebuscadas e pouco utilizadas. A clareza na expressão de ideias é considerado o aspecto mais importante em uma redação. Por isso, tenha em mente que simplificar as coisas é sempre o melhor caminho.

É fundamental que o texto escrito traduza exatamente aquilo que você quer transmitir. Por isso, certifique-se de que as frases são claras, curtas e objetivas. Evite períodos longos, pois além de dificultar a leitura, aumenta as chances de que você cometa algum erro.

5. Releia o seu texto

Ainda que você tenha facilidade para se expressar por escrito, é natural que durante a redação você cometa erros de concordância ou pontuação. Na maioria das vezes, o aluno que escreve algo errado sabe qual é a forma correta, mas por falta de cuidado ou atenção acaba cometendo erros.

A dica é: antes de entregar sua redação, revise o texto. Com calma, leia frase por frase e veja se não há erros de ortografia e pontuação. Se a ideia que você deseja expressar não estiver clara ou der margem à dupla interpretação, considere reescrever a frase de maneira que ela fique mais clara.

…..

Quais são as principais dificuldades que você tem na hora de escrever uma redação? Você já pensou em trabalhar alguns desses aspectos para melhorar os seus textos? Pratique redação e leia bastante. Um bom texto será fundamental para que você tenha sucesso na sua profissão e nas provas de vestibular.