Confira os maiores cursos tecnólogos do Brasil

Confira os maiores cursos tecnólogos do Brasil
Compartilhe

Estar por dentro dos maiores cursos tecnólogos do país possibilita que você os escolha e assim aumente suas chances de sucesso no mercado de trabalho. Isso significa que esses cursos estão no topo por serem tendências de mercado e por estarem necessitando de profissionais especializados para ocupar essas funções.

Esses dados vem do Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e servem como um guia das profissões que terão destaque no futuro. Pensando nisso, separamos os dez cursos tecnólogos que estão em alta no mercado para que você fique por dentro e saiba que área seguir.

Sistemas de Informação 

A graduação de sistemas da informação tem a função de oferecer um conteúdo completo que abrange todos os assuntos referentes a tecnologia da informação (TI). Com isso, o estudante aprende a desenvolver, implantar e manter sistemas de acordo com o necessário, atendendo demandas desejadas dentro da qualidade necessária, se preocupando com custos, prazos e benefícios. 

Além disso, ele é responsável por automatizar processos e rotinas de trabalho, facilitando a realização de ações, tornando-as mais rápidas e efetivas com a ajuda da tecnologia. O curso tem duração média de quatro anos e está disponível na modalidade de educação a distância (EAD).

Gestão de Negócios 

O profissional especialista na gestão de negócios é contratado para otimizar custos e melhorar a administração do caixa da empresa, além de agregar valor à marca. É uma peça fundamental na administração da instituição, tendo suas habilidades desenvolvidas durante quatro semestres.

Logística

O setor que movimenta o mundo não poderia ficar de fora dessa lista, principalmente por estarmos adentro da Logística 4.0, que vem aperfeiçoando por meio da tecnologia os modos de trabalho dessa profissão, proporcionando uma maior efetividade e rapidez em seus processos. 

Confira os maiores cursos tecnólogos do Brasil

A graduação de logística proporcionará que o estudante atue em áreas como legislação aduaneira, comércio exterior, gestão da qualidade, gerenciamento de estoque, modais de transporte e logística internacional.

Gestão Pública

O tecnólogo em gestão pública é o profissional habilitado a administrar organizações do setor público, de modo que atue em setores de planejamento e gerenciamento orçamentário, além dos programas específicos do governo, tendo sempre como foco o bem comum da sociedade.

O curso de gestão pública tem sua duração curta, o que possibilita com que você entre rapidamente no mercado de trabalho por meio de uma nova profissão.

Gestão Ambiental

O profissional que se especializa como tecnólogo de gestão ambiental pode ter sua função resumida em dois termos: gerenciamento e sustentabilidade ambiental. O curso é diretamente ligado com a preservação do meio ambiente, tendo como objetivo formar profissionais que atuem de forma responsável perante a natureza. 

Além disso, é função do gestor atuar em prol da qualidade de vida, da utilização da natureza de maneira responsável e do desenvolvimento e inovação por meio de tecnologias que contribuem com a saúde do meio ambiente, por exemplo.

Durante a formação, é realizado o desenvolvimento de ações de aprendizado que possibilitam que o estudante haja a favor da proteção e preservação dos seres vivos e recursos ambientais, realize programas de educação ambiental e trabalhe com a segurança de pessoas e comunidades controlando riscos proporcionados por ações errôneas contra a natureza.

Alimentos

O tecnólogo em alimentos realiza diversas atividades que envolvem o produto alimentício antes de chegar na mesa do consumidor. Isso inclui os processos de industrialização e até a criação e desenvolvimento de novos alimentos.

Nessa área você estuda disciplinas como nutrição e dietética, bioquímica, cálculo aplicado, microbiologia de alimentos e gerenciamento de produção, entre outras. Essa grande variedade de matérias permite que o profissional atue em diversas áreas da indústria alimentícia.

Sistemas para Internet

Sendo uma das áreas de atuação da tecnologia da informação (TI), o tecnólogo de sistemas para internet realiza funções que envolvem a rede de computadores. Entre as principais realizações desse profissional estão a aptidão para projetar, desenvolver e implantar sites e portais de internet, projetar e montar redes internas de empresas (Intranet), realizar programações em HTML 5, entre outras configurações dentro de um portal online.

Turismo

O tecnólogo em Turismo capacita o estudante para atuar diretamente em agências de turismo e viagens turísticas como guias. Além da formação teórica, é proporcionado ao aluno a realização de um estágio supervisionado, de modo que ele desenvolva na prática as habilidades que aprendeu durante os dois anos de estudo.

Gestão da Tecnologia da Informação

O curso de gestão da tecnologia da informação possibilita o preparo profissional de modo que ele seja capaz de atuar na administração de software, hardware, bancos de dados e também de pessoas de uma organização, otimizando processos e funções, reduzindo custos e proporcionando efetividade. 

Dependendo da área de atuação, o profissional poderá ser moldado com um maior foco em segurança enquanto ao ocupar outra área realize ações de criação e personalização de softwares.

Gestão Comercial

Por fim temos o tecnólogo de gestão comercial, totalmente voltado ao ramo de gestão e negócios. O profissional desenvolverá habilidades voltadas a economia, finanças, tributação, comércio e logística, além das estratégias de marketing e relacionamento com o cliente. Com tais conhecimentos o formando poderá atuar no setor de compras e negociação de aquisição de bens da companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *