8 profissões para quem gosta de matemática

Muita gente só de ouvir falar nessa disciplina já sente calafrio, enquanto outras são apaixonadas pelos seus cálculos. A matemática, mesmo sendo considerada por muitos uma matéria difícil, causa interesse em muitos estudantes, que fissurados pelo conteúdo apresentado por ela, acabam buscando formações em áreas que a matemática está bem presente.

Normalmente os cursos de graduação que apresentam a matemática como parte do currículo dispõe de disciplinas padrões, como matemática básica, algoritmos, álgebra, cálculo e estatística, por exemplo. Se você se identifica com esse ambiente cheio de fórmulas e resoluções, listamos alguns cursos que serão ideais para o seu futuro.

Arquitetura e Urbanismo

Não é somente de arte e design que o conhecimento do arquiteto e urbanista é moldado. É preciso ser muito atento a matemática para que seja um profissional ideal nessa profissão. Por lidar diretamente com projeções, seus projetos são recheados de cálculos, de modo que tudo caiba na área pretendida e se sustente sem que ocorra acidentes devido a uma má construção.

O curso tem duração média de cinco anos e mescla disciplinas tanto de humanas, quanto de exatas. Para ingressar na graduação de arquitetura e urbanismo algumas universidades solicitam, além do vestibular tradicional, uma prova específica, essa normalmente de desenho, para ver se o aluno está capacitado a realizar o curso, então já vá se preparando.

Ciências Contábeis

O profissional contábil é aquele que acorda e dorme pensando em números. Sua função é extremamente importante no gerenciamento financeiro de empresas e indústrias. Além disso é possível que esse profissional trabalhe com consultoria financeira para órgãos do setor público ou companhias privadas.

Em sua função, o contador terá o controle de todas as finanças de seu cliente, administrando o capital da empresa, analisando os lucros e despesas, filtrando todo o dinheiro que entra e sai de modo que mantenha a companhia sustentável para seu funcionamento.

A graduação em ciências contábeis é classificada como bacharelado e tem duração média de quatro anos.

Economia

O profissional que é formado em economia é responsável pelo estudo da produção, distribuição e consumo de bens que a sociedade pratica.

É comum vermos economistas em matérias de jornais falando sobre aumento de preço de alimentos, economia na hora da compra, valorização de alguma moeda, entre outras temáticas. Com isso pode-se imaginar que conteúdos como contabilidade, matemática financeira, estatística e probabilidade fazem parte do dia a dia desse profissional.

A graduação em economia dura em média quatro anos, tendo suas disciplinas mescladas entre exatas e humanas. Sua área de atuação vai além das entrevistas, podendo ser consultor e assessor para empresas privadas, indústrias e órgãos públicos, por exemplo.

Além disso, esse profissional pode trabalhar no ramo da pesquisa acadêmica, desenvolvendo estudos como aqueles que citamos anteriormente que aparecem em reportagens, compreendendo as relações de consumo e desenvolvimento econômico da população.

Engenharias

É impossível falar de engenharia e não citar a matemática como elemento principal dessa área de atuação. São muitos cálculos, conceitos matemáticos e de física que proporcionam que os projetos sejam realizados de forma perfeita e eficiente. São muitas as engenharias que um amante da matemática pode exercer, separamos algumas para que você conheça a atuação de cada uma.

8 profissões para quem gosta de matemática

Engenharia Agronômica

A graduação de engenharia agronômica é o campo que possibilita a realização de estudo e sua aplicação da engenharia no âmbito agrícola. É esse profissional quem planeja, orienta e executa trabalhos que abrangem a produção agropecuária, alimentos de origem animal e vegetal.

Além disso, o engenheiro pode atuar na parte de liberação desses produtos de acordo com as normas sanitárias, de modo que estejam próprios para consumo. Também há a possibilidade da atuação em ações de manutenção e conservação do meio ambiente.

Engenharia Civil

O engenheiro civil aprende na graduação como planejar e executar obras e construções no geral, como casas, prédios, estradas, pontes etc. Esse profissional poderá atuar tanto no setor público, quanto no privado.

Engenharia de Produção

O profissional situado na área de engenharia de produção é o responsável pelo controle e supervisão do processo de fabricação de produtos, assim como a manutenção da quantidade de recursos necessários para a realização da função. Entre as principais funções desse profissional estão a programação de máquinas, administração de sistemas de compra e estoque e gerenciamento de equipes.

Engenharia Elétrica

A graduação de engenharia elétrica prepara o engenheiro para o desenvolvimento de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O engenheiro elétrico ocupa, em grande maioria, setores dentro do mercado industrial, porém há a possibilidade de exercer funções em outros locais.

Engenharia Mecânica

Existe em torno da graduação de engenharia mecânica uma ampla possibilidade de áreas de atuação. O engenheiro mecânico pode atuar na elaboração de projetos, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos, indo muito além de apenas a manutenção de automóveis. É comum esse tipo de profissional trabalhar em montadoras automobilísticas, em empresas de produção de máquinas, de peças e de outros itens.