4 dicas para se dar bem em uma pós-graduação a distância

4 dicas para se dar bem em uma pós graduação a distância
Compartilhe

Estudar por meio da Educação a Distância (EAD) se tornou uma oportunidade a quem divide a rotina de trabalho juntamente aos momentos de estudo. Se tratando de pós-graduação, essa situação é ainda mais comum. Seus horários flexíveis e a possibilidade de se especializar enquanto dá os primeiros passos no mercado de trabalho são ótimos atrativos para apostar em uma pós online.

Ao olhar para essa modalidade de estudo, os primeiros julgamentos dos estudantes que estão pesquisando sobre a EAD soam quase como um discurso natural. A preocupação com a qualidade de ensino é o primeiro tópico da lista de muita gente, porém os cursos a distância se desenvolveram amplamente nos últimos anos, se equiparando a modalidade presencial, e em alguns pontos até a superando.

Mas não é a boa reputação do ensino a distância que fará com que você seja aprovado e saia da pós-graduação sendo um expert no assunto, é preciso dedicação e foco nos estudos. Para que você atinja esse objetivo, trouxemos algumas dicas que ajudarão a você se dar bem em uma pós-graduação online.

Escolha corretamente um ambiente calmo e silencioso

A efetividade do seu estudo começa desde a seleção do ambiente onde passará algumas horas aprendendo algo novo. Estudar em ambientes com muita agitação e barulhos incômodos faz com que você não tenha foco e eficiência durante o aprendizado. 

Evite escolher locais em que as pessoas passem com certa frequência, que conversam ou assistem televisão, por exemplo. Opte por ambientes calmos e silenciosos, assim sua concentração estará totalmente dedicada ao conteúdo.

Além disso, escolha uma mesa e cadeira confortáveis e que possibilitem que você tenha tudo que precisar para o estudo ao alcance de suas mãos, assim evitando de levantar e perder a concentração. Não se esqueça de deixar as redes sociais de lado e o telefone no silencioso, assim evitará distrações com mensagens e notificações das redes.

Tenha organização com seus horários

O estudo em uma especialização vai muito além do que se assiste durante a aula, sendo necessário um aperfeiçoamento do conteúdo por meio de pesquisas posteriores a aula, por exemplo. Com isso é necessário que seja feito um planejamento referente as horas que poderá estudar a cada dia da semana.

Fazendo esse tipo de mapeamento você se comprometerá a desenvolver seu conhecimento por determinadas horas diárias. Entretanto não basta apenas anotar horas aleatórias sem praticar nestes horários, senão só enganará a si mesmo.

Com essa separação você é capaz de analisar se o tempo em que está disponibilizando para os estudos é o suficiente, podendo priorizar ou explorar mais a fundo algum tema em específico.

Escolha um curso adequado ao seu perfil

Tenha em mente que uma especialização serve para você ir a fundo em uma área, se tornando especialista dela. Com isso você deve fazer uma pós-graduação em uma área que se identifica e tem afinidade, podendo assim dar o melhor de si. 

4 dicas para se dar bem em uma pós graduação a distância

Se na modalidade presencial é possível inventar diversas desculpas para não frequentar uma aula chata, no modelo EAD você simplesmente vai ir dormir ou assistir sua série favorita, perdendo tempo de estudos e dinheiro.

Pensando nisso, escolha algo que realmente deseja seguir, porém pense com uma certa quantia de razão e não somente com a emoção. É preciso analisar se a pós-graduação escolhida é compatível com o seu mercado de trabalho. 

Imagine que você é um contador e está fazendo uma incrível especialização em artes plásticas. As aulas serão incríveis, porém, para o mercado de trabalho compensará mais que você troque de profissão do que cursar a especialização por hobbie, pois ela não agregará em nada na sua função.

Conecte-se a pessoas e grupos de network

Para alguns alunos a maior desmotivação do ensino a distância é a falta de contato com alunos e professores de forma física. Entretanto, é possível suprir essa ausência por meio de bate-papos e fóruns que esse tipo de modalidade disponibiliza aos alunos. 

Além disso é preciso compreender que todos os estudantes estão passando por esse tipo de situação, e assim ambos podem se ajudar e se comunicarem de modo que se mantenham motivados durante toda a pós-graduação.

Outro ponto positivo que a especialização proporciona é a do aluno se inserir em grupos de network, desenvolvendo contatos profissionais com atuantes e especialistas da sua área de trabalho. Com isso é possível desenvolver um engajamento e até mesmo ser convidado para algum trabalho ou oportunidade dentro da nova área.

Essa chance de integração é bastante importante para que o estudante consiga ingressar no mercado antes mesmo se finalizar a pós, fazendo parte do ambiente em que está se especializando e convivendo com referências da área.

…..

Agora que você sabe como ir bem em uma especialização, conheça os cursos de pós-graduação da UNIPAR e veja qual se adequa melhor ao seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *