Confira 10 sugestões para redigir uma boa redação

Escrever bem é um grande desafio para a maior parte dos estudantes, e a construção de bons textos, que consigam determinar a comunicação entre escritor e leitor de forma eficaz e sem mal entendido, sem erros, nem sempre é tarefa fácil.

É comum ouvir que para uma boa escrita, é fundamental ser um bom leitor. As pessoas que tem o hábito da leitura ampliam seu vocabulário, entendem novas possibilidades de escrita e conhecem tipologias e gêneros textuais, criando fatores que ajudarão no momento da organização das palavras no papel.

Confira abaixo 10 sugestões para ajuda-lo a melhorar suas técnicas de redação:

1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, mas seja simples e objetivo quando estiver escrevendo, sem restrições!

2) Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados.

3) Palavrões, jargões, gírias e coloquialismo em exagero são proibidos!

4) Escrever uma redação da mesma forma que você se comunica nas redes sociais e aplicativos de mensagem é uma falha gravíssima. Nunca abrevie palavras. Vc, qndo, msm, pq, dentre outras. Exceção: etc.

5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria.

6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos!

7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios!

8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período!

9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação.

10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?

Seguindo essas sugestões, garantimos que você se tornará um craque em redigir textos coesos e bem elaborados! Boa escrita!

Adaptado de: brasilescola.com