Conheça 5 técnicas para desenvolver leitura dinâmica

Técnicas para desenvolver leitura dinâmica
Compartilhe

A leitura dinâmica se trata de um conjunto de técnicas e habilidade que proporcionam uma leitura mais veloz, porém sem prejudicar a compreensão e interpretação do texto em si. 

Em média, quem desenvolve de modo inicial esse método chega a ler de 400 a 700 palavras por minuto, enquanto um leitor já experiente na leitura dinâmica consegue alcançar a façanha marca de 1.000 a 1.500 palavras por minuto, quantia bem acima da média do leitor comum, que é de 200 a 400 expressões no mesmo período. 

A compreensão também é afetada por essa metodologia de leitura. Enquanto o leitor tradicional consegue compreender cerca de 60% do material que acabou de ler, o especialista na leitura dinâmica atinge um percentual de 85%, pois a técnica permite que o usuário filtre os pontos chaves e decifre os temas com maior facilidade.

No artigo “O que é a leitura dinâmica?” disponível em nosso blog, apresentamos um material explicativo e aprofundado sobre o que é essa técnica de leitura, seus benefícios e como o nosso cérebro assimila o conteúdo. 

Para você que já está por dentro do assunto, confira a seguir como desenvolver algumas técnicas e começar a utilizar esse método mais ágil e focado de leitura.

Scanning

Como o nome traduzido sugere, o scanning é o ato de escanear a página de leitura com os olhos. Essa técnica auxilia o leitor a obter informações importantes e relevantes do conteúdo sem ter a necessidade de ler o material completo.

Essa metodologia é aplicada realizando uma rápida visualização da página e lendo somente os termos que a visão vai identificando, sem parar para ler o trecho completo. Com isso o leitor vai procurando por palavras-chave ou sentenças específicas, o que permitirá encontrar rapidamente o assunto que está buscando compreender no texto.

Para a utilização desse método é preciso redobrar a atenção sobre as pontuações feitas pelo autor, como letras e números sublinhados ou em negrito, por exemplo. Essa técnica é bastante útil quando é preciso buscar informações bem específicas, como nomes ou datas.

Skimming

Normalmente realizado após o scanning, a técnica do skimming consiste em passadas rápidas por trechos e frases buscando identificar por meio das palavras-chave o sentido, ponto de vista ou ideia principal do texto. Esse método é comumente utilizado em situações que é preciso ler muito conteúdo em um curto período.

Para ter um ótimo desempenho realizando o skimming, é preciso que o leitor tenha um conhecimento prévio sobre como um texto é organizado, assim como a interpretação de ideias e a compreensão do vocabulário. Também é importante observar atentamente questões de pontuações para não acabar se perdendo no raciocínio.

Há algumas dicas comuns de como utilizar o skimming. Entre as mais populares estão a de ler rapidamente o primeiro e o último parágrafo, permitindo que você identifique os principais pontos que serão abordados e a conclusão do tema. 

Já outra dica valiosa, e mais importante, está na identificação do sujeito do texto, assim como encontrar o verbo e verificar se há um objeto direto presente. Ao determinar o sujeito você compreenderá com uma maior facilidade os pontos que o autor está apontando.

Treine os olhos para grandes saltos

Se tratando de leitura dinâmica, chamamos o movimento de passar com os olhos de uma palavra a outra de salto. Conforme aumenta a quantidade de palavras identificadas em um único salto, a velocidade e eficiência da leitura também aumenta. 

É possível ver essa evolução observando uma criança ler. É comum que elas demorem para realizarem a leitura de uma frase completa devido ao fato de lerem uma palavra por vez. Conforme vá praticando, os saltos tendem a serem mais amplos, permitindo compreender um grupo de palavras em um único olhar.

Não pronuncie o que lê

Parece impossível, mas é preciso desenvolver o hábito de não pronunciar o que lê para ter sucesso utilizando a leitura dinâmica. E quando falamos de pronunciar isso inclui ler em voz alta, somente mexendo a boca ou até mesmo mentalmente.

O ato de ler termo por termo impede que você desenvolva uma leitura veloz, o que vai na contramão da técnica dinâmica. Isso também prejudicará a compreensão do texto, pois o cérebro se concentrará em identificar e pronunciar palavra por palavra ao invés de avaliar a compreensão como um todo.

Uma dica para evitar pronunciar os termos é realizar a leitura segurando um lápis com a boca.

Visualize por blocos

Na organização de um texto, as ideias são expostas por meio de blocos em que cada um apresenta um ponto, uma ideia ou complemento do argumento do autor. Porém somos acostumados a ler de forma linear palavra por palavra. 

Ao treinar a leitura dinâmica, você perceberá que seus olhos passarão a focar em pontos específicos ao invés de seguir todo o trajeto, assim identificando os blocos e unidades de pensamento do texto. Com isso sua compreensão e leitura será mais ágil e eficiente.

…..

Com essas dicas você será capaz de consumir mais conteúdos em um menor tempo, compreendendo-os e adquirindo o conhecimento exposto nos textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *