Como escrever uma boa carta de apresentação? Confira 05 dicas

Como escrever uma boa carta de apresentação? Confira dicas
Compartilhe

A carta de apresentação é um mecanismo que vem se tornando popular ultimamente. Algumas empresas já tornaram o item como obrigatório, enquanto outras tratam o método como opcional, porém enxergam adere como um profissional mais interessado pela vaga.

Esse mecanismo serve como um complemento ao currículo, sendo a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando for analisar seu currículo para a vaga. A intenção da carta de apresentação é mostrar ao profissional de recursos humanos que você atende aos requisitos da vaga, além de contribuir positivamente para o desenvolvimento futuro da empresa após sua contratação.

O que escrever na carta de apresentação?

Para escrever uma boa carta de apresentação não há muito segredo. Você deverá contar de forma rápida pouco sobre suas experiências, seu conhecimento e suas principais habilidades. Entretanto, não é para sair escrevendo tudo que puder, viu! Direcione esses pontos conforme os requisitos do anúncio da vaga, de modo que por meio da carta você se descreva como o profissional ideal para aquela função. 

Tendo como exemplo uma vaga para motorista particular, você não precisa colocar que é especialista em pacote office e edição de vídeo, pois isso não influenciará em nada sobre a função que pretende ocupar. Agora, citar que você dispõe de um curso de etiqueta e experiência como motorista irá agregar alguns pontos na hora da seleção de currículo para a entrevista.

Estrutura da carta de apresentação

A carta de apresentação deve ser vista como uma oportunidade de realização de um marketing pessoal próprio. Com isso, apesar da necessidade de ser algo breve e direto, há alguns pontos que, quando valorizados e expostos, podem ser determinantes para que seu currículo seja notado e você seja convocado para a próxima etapa do processo. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você monte sua carta de apresentação de forma ideal.

Linguagem adequada

O principal fator que fará com que você seja notado ou descartado antes mesmo do seu currículo ser lido é a linguagem que utilizará na formatação da carta de apresentação. Fique atento ao perfil da empresa na qual você busca a vaga de emprego. Há muitas companhias que são adeptas a uma linguagem mais informal, porém há outras que, ao menos no momento da contratação, prezam por um grau de formalidade mais elevado.

Caso você não se sinta confiável em utilizar uma linguagem informal, opte pela formalidade que não ocorrerá nenhum risco, pois é o mais comum se tratando de questões profissionais.

Como escrever uma boa carta de apresentação? Confira dicas

Conheça a vaga que pretende ocupar

Pesquise sobre o cargo e as funções da vaga pretendida antes de começar sua carta de apresentação, assim você direcionará suas qualidades e experiências conforme o necessitado pela vaga. Com isso você terá uma maior chance de ser notado e cogitado para ocupar o cargo. 

Outra dica está em indicar o porquê você se interessa por aquela instituição em si, além da motivação que você tem de conseguir uma vaga nela. Argumentos como esses demonstram ao recrutador o seu interesse de fazer parte da equipe de colaboradores da instituição.

Seja breve e objetivo

Enrolação e textão é o oposto de uma ótima carta de apresentação. Seja direto e objetivo, não passando do limite de 1 página. Como o objetivo da carta é ser uma prévia do currículo, não tem por que ser algo extenso e desestimulante ao recrutador. Elenque diretamente os pontos fortes e o que importa na hora de vender sua imagem a empresa.

Evite erros de português

Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Numa carta de apresentação, começar já com erros de português pode comprometer sua imagem. Saber escrever não é algo específico de uma profissão, mas sim um requisito a qualquer profissional. Evite também utilizar gírias, optando pela linguagem tradicional.

Jamais faça cópias

Ter uma base para uma carta de apresentação pode ser um ótimo guia para dar início a sua, porém evite utilizar o famoso “Ctrl+C” e “Ctrl+V”. Pense que o entrevistador verá inúmeras cartas de apresentação diariamente e a chance de eles verem o mesmo texto apenas com os nomes e informações pessoais trocados são enormes. 

Isso passa a imagem de um trabalho preguiçoso, e aquilo que era para alavancar sua candidatura poderá ser o motivo de sua desclassificação. 

Faça diferente, inove, seja original e criativo. É a carta de apresentação que mostrará como você é, suas características, e você não quer que o recrutador ache que você é apenas igual a qualquer outro, sem diferenciais.

…..

Agora com essas dicas, basta sentar-se em frente ao computador com calma e fazer uma ótima carta de apresentação. Assim você sairá na frente em busca da sua tão sonhada vaga de emprego. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *