O papel da graduação no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais

Conhecimento prático ou teórico: o que é mais valorizado pelo mercado de trabalho? Embora as duas coisas não estejam completamente dissociadas, há quem diga que as empresas modernas preferem colaboradores mais “práticos” e “flexíveis” em suas áreas de atuação.

Essa afirmação, de fato, não está completamente errada, mas é um equívoco acreditar que um diploma de graduação é secundário ou tem pouco valor. Na verdade, quando um aluno conclui um curso superior ele recebe muito mais do que uma certificação em sua área de estudo.

Essa é, aos olhos do mercado, uma comprovação de que o estudante passou por diversas etapas essenciais em sua formação e adquiriu algumas soft skills, habilidades que podem não estar diretamente ligadas ao currículo, mas que farão a diferença no dia a dia de trabalho de uma empresa.

Muito além do diploma: a importância da graduação

É inegável que o diploma é a representação máxima de um curso de graduação. Aos olhos da lei, um profissional de Contabilidade ou Administração está apto para exercer a profissão quando recebe essa chancela de uma instituição de ensino. Porém, além do conteúdo que ficará registrado no histórico escolar, a etapa de graduação representa um momento único na vida de qualquer pessoa.

O profissional do futuro não é aquele que domina apenas os conhecimentos em sua área de atuação. Ele precisará interagir com trabalhadores de outras áreas, terá que se colocar no ponto de vista dos clientes e consumidores e precisará lapidar certas habilidades que só podem ser aprendidas com vivência e experiência.

Um bom exemplo disso é o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe. O aprendizado em sala de aula, seja em um curso presencial ou a distância, e a interação com os professores são experiencias fundamentais a serem potencializadas e lapidadas para o mercado de trabalho. Afinal, independentemente da sua área de atuação, você terá que lidar com colegas e se reportar a gestores.

Algumas habilidades que podem ser desenvolvidas na universidade

É claro que o conhecimento adquirido durante as aulas é fundamental para exercer qualquer profissão. Porém, são as chamadas soft skills ou habilidades complementares que podem fazer a diferença quando você chegar ao mercado de trabalho. Se você passou por uma graduação, está implícito para todos que essas etapas fizeram parte da sua vida.

Maior autonomia

Em cursos de graduação a autonomia do universitário é colocada à prova todos os dias. Diferentemente do ritmo das aulas no Ensino Médio, no Ensino Superior o interesse do aluno pelo conhecimento que vai além das disciplinas é que acaba fazendo a diferença. Quem desenvolve autonomia está mais preparado para tomar decisões.

Trabalho em equipe

Muitos trabalhos desenvolvidos na faculdade requerem a participação de vários alunos. Entender as necessidades e características de cada um e saber como gerenciar a divisão de tarefas, tornando o trabalho mais simples e proveitoso para todos, é uma característica muito desejada pelas empresas e certamente você terá muitas oportunidades de mostrar o seu potencial se desenvolver melhor essa habilidade.

Desenvolvimento do pensamento crítico

Pessoas com opiniões distintas e pontos de vista diferentes podem ter muito a acrescentar em um projeto quando se reúnem. Saber ouvir e considerar as ideias de todos e transformar esses pensamentos em ação é parte importante do cotidiano universitário. Quanto maior for a sua capacidade de refletir sobre o que é dito, maiores serão as chances de você se destacar.

Expressão e comunicação

A maneira como você se comunica diz muito sobre a sua formação. Aqueles que são capazes de se expressar com clareza, seja na escrita ou na fala, costumam ser mais assertivos e têm melhores oportunidades. Os trabalhos, as provas e o diálogo com os professores ajuda a desenvolver essas características, tornando-o mais preparado para enfrentar qualquer tipo de desafio.

…..

Com nota máxima na avaliação do MEC, a UNIPAR EAD oferece 40 opções em cursos de graduação nas áreas de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Educação, Engenharia, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Consulte os nossos planos, conheça as nossas políticas de desconto e comece hoje mesmo a desenvolver um novo caminho na sua trajetória rumo ao sucesso profissional.