Grupo de estudos online: quais as vantagens?

Você costuma estudar sozinho ou prefere ter a companhia dos amigos para debater os assuntos que foram abordados em sala de aula? Aqueles que preferem compartilhar os conhecimentos com os colegas têm enfrentado dificuldades nesse período de pandemia.

Porém, isso não significa que você precise se privar deste tipo de atividade durante esse período. Utilizando as ferramentas certas, é possível se reunir com os seus amigos online, debater a matéria e tirar as suas dúvidas, ampliando os pontos de vista sobre um determinado tema.

As vantagens de recorrer a essa metodologia, seja você um aluno de EAD ou de ensino presencial, são inúmeras. Neste artigo, listamos algumas razões pelas quais você deve considerar essa forma de estudo para ampliar os seus conhecimentos.

Compreender outros pontos de vista

Se duas pessoas lerem um mesmo livro, ambas terão interpretações diferentes sobre o mesmo tema. Talvez um aspecto que você considere relevante tenha passado batido pelo seu colega, e vice-versa. O fato é que ao ouvir múltiplas opiniões sobre um mesmo tema você passa a compreender outros pontos de vista, tornando a sua própria visão de mundo mais rica.

Quando falamos de grupos de estudo, esse é justamente o propósito dos encontros: trazer à tona as impressões de cada um sobre um assunto para que, juntos, todos possam questionar as suas próprias interpretações. Não se trata de apenas adotar um ponto de vista único, mas sim de solidificar ainda mais os argumentos que embasam as suas escolhas.

Ensinar é uma ótima forma de aprender

Uma das melhores maneira de fixar um conteúdo é ensinando-o para outra pessoa. A leitura e os exercícios são essenciais, é claro, mas nada é tão eficiente quanto explicar o que você compreendeu para outras pessoas. Quando nos colocamos em uma situação como essa tendemos a prestar ainda mais atenção aos detalhes, o que facilita a memorização.

Se você tem dificuldade em alguma matéria pode encontrar um colega que possa lhe explicar o conteúdo e, em troca, ensine-o sobre outro tema. Essa troca de conhecimento é benéfica e também é uma maneira de solidificar aquilo que é aprendido em sala de aula, seja a distância ou presencialmente.

É uma forma de fugir do isolamento

Estudar é predominantemente uma tarefa solitária. No momento em que estamos lendo um livro ou assistindo a um vídeo, queremos nos concentrar naquilo que estamos vendo e distrações podem atrapalhar o aprendizado. Em tempos de pandemia, passar mais tempo sozinho acaba sendo uma tarefa um pouco mais complicada.

Os grupos de estudos online são uma forma de interagir com os colegas e deixar a solidão do distanciamento social de lado. Há um grande número de aplicativos para videoconferência que podem ser utilizados gratuitamente, seja via computador ou celular. E o melhor de tudo: você poderá conversar com pessoas de qualquer lugar do país.

Estimula o trabalho em equipe

Uma das características profissionais mais desejadas pelo mercado de trabalho é a capacidade de trabalhar em equipe. É comum vermos profissionais muito capacitados e que preenchem todos os pré-requisitos técnicos para uma função não conseguirem evoluir na carreira por não terem um bom relacionamento com os colegas.

Quando você é estimulado a participar de trabalhos em equipe ou de grupos de estudo, passa a entender melhor a dinâmica das relações sociais. Sem sombra de dúvidas, essa característica irá auxiliá-lo não apenas durante a graduação, mas em toda a sua carreira. Invista em formas de se relacionar melhor e descubra um mundo de oportunidades se abrirá para você.

Independentemente da sua área de atuação, poder compartilhar seus pensamentos com outros colegas e criar vínculos com profissionais que trabalharão na sua área são ótimas maneiras de desenvolver uma carreira.

Na UNIPAR EAD, os cursos de graduação e pós-graduação recebem alunos de todos as partes do Brasil. Ter a oportunidade de conhecer a realidade da sua área de atuação em diversas localidades certamente será bastante enriquecedor e o tornará um profissional mais capacitado para atuar em qualquer circunstância.

Por isso, conecte-se e estude online com seus colegas de curso, pois juntos vocês evoluirão muito mais depressa.