Noções básicas essenciais para sobreviver à cozinha durante o isolamento social

Compartilhe

A pandemia de coronavírus fez com que muitas pessoas fossem obrigadas a mudar diversos aspectos da rotina. Além de trabalhar e estudar em casa, passamos também a fazer a maior parte das refeições na própria residência, sem recorrer aos restaurantes.

Para quem tem dons culinários não há problema algum, mas para aqueles que se viram diante de um fogão pela primeira vez esse é um período de descobertas. Seguir receitas e preparar pratos saborosos (e mais saudáveis) não é difícil. Tudo é uma questão de hábito e conhecimento de dicas e truques podem ajudá-lo a sobreviver à cozinha durante o isolamento social

Vamos aprender alguns desses segredos?

Planeje o cardápio com antecedência

As idas ao supermercado precisam ser reduzidas nesse momento. Portanto, uma boa dica é planejar seus cardápios para uma ou duas semanas, levando em consideração a quantidade de itens que você precisará preparar. 

Elaborar uma lista compras é benéfico não apenas para ter a quantidade suficiente de alimentos, mas também para reduzir o tempo de exposição em ambientes externos. Opte por alimentos que possam ser conservados em geladeira ou que possam ter maior durabilidade. Isso garantirá que você terá variedade suficiente para preparar seus pratos.

Aprenda a reaproveitar alimentos quando possível

Por não saber o que fazer com sobras de alimentos, muitas pessoas optam por jogá-los fora. Além de ser um grande desperdício, isso impede que você prove outras receitas deliciosas. Reaproveitar alimentos, quando possível, é uma das melhores maneiras de garantir maior economia no final do mês.

Uma carne que já está há alguns dias na geladeira pode virar uma fritada. Já o restinho de arroz que ficou na panela pode virar bolinhos fritos ou assados. Outra hipótese é misturá-los com outros alimentos, criando novas receitas. Sites especializados em receitas apresentam muitas oportunidades para você reaproveitar sobras das suas refeições.

Teste novas receitas e aprimore as que você já conhece

Não é porque você comerá em casa todos os dias que o prato principal precisa ser o mesmo. Ainda que você tenha pouca habilidade na cozinha, experimente novas receitas. Há muitas opções simples que podem variar bastante o sabor do seu cardápio.

Por exemplo, existe mais de uma dezena de tipos de feijão: carioca, preto, branco, vermelho, rosinha… Cada um tem um sabor diferente, mas o modo de preparo é similar. Você pode substituir o feijão por lentilha e também obter uma refeição igualmente nutritiva. Varie também os molhos e os temperos: eles renovam qualquer refeição.

Dê uma chance a si mesmo para aprender

Não diga que não sabe cozinhar antes de tentar preparar com calma uma boa refeição. O ideal é dedicar algumas horas no final de semana para ler uma receita e entender como ela funciona. Separe todos os ingredientes antes de começar e se dedique a esta tarefa sem interrupções e sem pressa.

Começar a preparar um prato minutos antes do horário de almoço, em um dia de semana em que a sua rotina já está apertada, não é uma boa ideia. Dê tempo a si mesmo para aprender e se permita errar. Mesmo os grandes chefs de cozinha não acertam o ponto das receitas já na primeira vez que tentam algo novo.

…..

Depois de tentar algumas vezes é bem provável que você descubra que aprendeu a preparar razoavelmente bem muitas refeições. Diversas pessoas, inclusive, têm percebido talento suficiente até mesmo para cozinhar de forma profissional e, quem sabe, abrir portas para uma nova profissão. 

Mesmo sem sair de casa você pode aprimorar seus conhecimentos nessa área com um curso superior de Tecnologia em Gastronomia. Em apenas dois anos, com aulas a distância, você pode se tornar um chef de cozinha e atuar profissionalmente no segmento. Conheça mais detalhes sobre essa opção que recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *