A importância da expansão tecnológica nas cooperativas de crédito.

Compartilhe

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) desde a revolução industrial (1760 – 1840) passou a ser imprescindível para a evolução das organizações. Você pode se questionar, mas nessas décadas citadas nem existiam equipamentos tecnológicos.

É um engano pensar assim pois a TIC não são apenas computadores, redes, cabos e equipamentos de hardware, a tecnologia é o próprio modelo evolutivo de se fazer as coisas, de melhorarmos processos, da efetiva busca por eficiência, eficácia e resultados, ou seja, qualidade naquilo que estamos fazendo. As cooperativas de créditos são nada mais que instituições financeiras, as quais prestam serviços para pessoas físicas e jurídicas, e estão igualmente equiparadas as demais instituições financeiras 

Nos últimos 25 anos temos visto o surgimento e manutenção de várias empresas cooperativistas, e as mesmas tem se esforçado para alinharem-se no mercado de forma igual aos populares Bancos públicos e privados. Elas buscam se destacar em detalhes como o atendimento especializado ao cliente, onde leva-se em consideração, o tempo de atendimento, operações por aplicativos móveis mais simplificados, relação mais próxima entre cooperado e cooperativas, explorando os mais diversos canais para essa comunicação. E não podemos esquecer das tabelas de tarifas, que em sua “maioria”, são melhores que os demais Bancos.

Dessa forma podemos afirmar que a tecnologia teve um papel importantíssimo para o crescimento exponencial das cooperativas de crédito no Brasil e que as mesmas estão em crescimento, ganhando cada vez mais espaço no cenário financeiro. 

Levando em consideração esses assuntos anteriores, o Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIPAR EAD, alinhado ao projeto Profissão em Debate, debate juntamente ao ex Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Baser Cresol de Francisco Beltrão, Marcelo Marcon de Vargas, hoje consultor de tecnologia para cooperativas de créditos. Nesse bate bato são abordados temas sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação para as cooperativas de crédito, a relação da tecnologia com a expansão das mesmas, mercado de trabalho em TI, tendências pós pandemia e também sobre linguagens de programação que podem vir a ter grande procura no mercado em alguns anos.

Confira on video abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *