7 discretas qualidades que são essenciais para o sucesso

Para ser bem-sucedido hoje é essencial não deixar de aprender quando se sai da escola. O mundo está em constante mudança, e é necessário entende-las e ser capaz de se adaptar a elas. Para isso, você precisa ter habilidades de aprendizado duradouras. Aqui vão 7 hábitos que ajudam você nessa tarefa:

1) Curiosidade
Qualquer pessoa bem-sucedida do mundo vai dizer que o começo de um projeto é a curiosidade. Essa é a habilidade mais subestimada, porém essencial, para avançar na sua carreira. Curiosidade leva a descoberta e inovação. Para estudantes, começar sendo curioso sobre matérias e absorver o conteúdo apresentado é um ótimo jeito de treinar a curiosidade.

2) Observação
Se alguém chama a sua atenção, observe como essa pessoa faz o que faz. Se alguma tarefa intriga você, observe como ela é feita. Observe como erros são feitos, reconhecidos e corrigidos. Observe como boas decisões são tomadas. Depois de observar você deve aplicar o que foi aprendido e receber algum feedback. Estudantes podem fazer isso na sala de aula, observando estudantes que vão bem e percebendo como os seus hábitos são diferentes dos deles. Depois de identificar essas diferenças de comportamento fica fácil saber por onde começar.

3) Reflexão
Pergunte quando estiver curioso e observar alguma coisa. Vai chegar um momento em que a observação não vai bastar, você vai ver alguma coisa sendo feita e não vai entender como ela acontece. Nessa hora devem ser perguntadas coisas como: “Como isso é feito com tão pouco esforço?”, “Como fazer isso na minha vida?”, “Como posso aprender a partir disso?”, “Que tipo de pessoas devo conhecer para colocar isso na minha vida?”. Se perguntando esse tipo de coisa você consegue descobrir sobre si mesmo e exercitar a imaginação. Estudantes podem fazer essas perguntas a professores, pais e amigos. É importante saber quando pedir por mais informações nessa fase.

4) Força de vontade
Quando você observa com curiosidade e questiona o mundo ao seu redor, coisas serão descobertas. Mas você pode cair na armadilha de não sentir que deve fazer nada a respeito dessa nova descoberta. Nesses momentos você deve encontrar a força de vontade para fazer o que deve ser feito. Confie em si mesmo e acredite que você pode conseguir as respostas necessárias. Lembre-se que aprender algo novo exige força de vontade e persistência.

5) Disciplina
Para dominar algo é necessário ter a disciplina para consistentemente praticar uma ação. Isso vale para aprender uma nova língua, estudar uma nova matéria ou aprender sobre uma nova carreira. Alguns estudantes escolhem montar uma rotina, especificando tempos e horários para estudar.

6) Tomada de ação
Ler ou ouvir sobre algo ajuda no seu entendimento, mas nada é tão eficaz quanto agir. Mesmo agir sem pensar é uma grande fonte de aprendizado. Você não pode temer provas, ou a opinião de outros sobre o seu trabalho se o seu objetivo é melhorar a si mesmo. O jeito mais eficaz de aprender é fazendo. Existe um limite de livros sobre natação que você pode ler antes que a única lição que falta é mergulhar numa piscina.

7) Remoção de distrações
Não importa o quanto você se prepara para o sucesso, as distrações do dia-a-dia ainda serão um problema. Seja o zumbido da televisão ou do seu celular, alguns aspectos da modernidade desafiam nossa concentração. Para ser bem-sucedido seu primeiro sucesso deve ser se livrar dessas distrações para que suas forças possam ser voltadas para o que realmente importa.