6 motivos para apostar no curso de Educação Física

Motivos para apostar no curso de Educação Fisíca
Compartilhe

Antes visto apenas como um curso para quem gostava de exercícios e queria ser professor, a educação física vem se destacando como uma graduação para quem busca a promoção de uma rotina saudável por meio da prática de atividades físicas. Esse movimento também é influenciado por uma maior preocupação com a saúde da sociedade, se destacando na prevenção de doenças como a obesidade, por exemplo.

E a carreira desse profissional vai muito além da sala de aula do ensino fundamental e médio. Há diversos campos que necessitam desse profissional, fazendo com que o educador físico possa ter uma carreira promissora pela frente. 

Descubra a seguir os principais motivos para investir na carreira de educador físico.

Mercado em crescimento

Como citamos anteriormente, a sociedade está cada vez mais preocupada com a saúde, algo diretamente ligado com o educador físico. Segundo alguns levantamentos, o aumento da prática de atividade física está em constante crescimento no Brasil desde o século passado, o que significa que há mais gente buscando um estilo de vida saudável apesar da vida agitada do cotidiano. 

Essa preocupação faz com que cada vez mais profissionais sejam necessários para guiar essas pessoas, seja em academias ou em atendimentos particulares. E com a pandemia da Covid-19 e as práticas de isolamento social, a necessidade de uma educação física individualizada fez com que o mercado crescesse ainda mais, tornando tendência a prática individual e direcionada ao invés da modalidade em grupo. 

Alta necessidade de profissional no mercado

Conforme vimos no bloco anterior, o mercado para o educador físico está em constante crescimento, entretanto, existe uma falta de pessoas qualificadas para ocupar todos esses cargos. É comum você ver escolas, academias e empresas em constante busca por esse profissional, porém sem sucesso.

A carreira do educador físico se ampliou de modo que a quantidade de profissionais não foi suficiente, possibilitando assim que o novo graduado já entre no mercado com uma certa estabilidade.

Atuação regulamentada

Com a popularização da internet e dos influenciadores digitais, é comum você estar navegando nas redes sociais e se deparar com algum famoso dando dicas de alimentação e de treinos para melhorar a forma física. 

Esse tipo de ação é proibida pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), configurando esse ato como exercício ilegal da profissão. Essa lei garante que somente pessoas que são especialistas no assunto indiquem esse tipo de conteúdo, fazendo com que a prática física não cause danos ao corpo e à saúde, além de valorizar ainda mais o profissional de educação física.

Diversidade na carreira

Engana-se quem pensa que a graduação de educação física só permite atuar como professor dentro de uma escola de ensino fundamental ou médio. Essa carreira oferece diversas possibilidades, proporcionando que o estudante tenha uma ampla diversidade na hora de escolher qual caminho seguir.

Motivos para apostar no curso de Educação Fisíca

Além da sala de aula, dentro do âmbito acadêmico o profissional poderá seguir o campo de pesquisador. Já na segmentação fitness, o educador físico poderá ser instrutor de academias e de locais especializados, assim como exercer a função de personal trainer. Entrando no campo tecnológico, realidade atual em que vivemos em plena digitalização, esse profissional poderá auxiliar na elaboração e demonstração de treinos disponibilizados por meio de aplicativos temáticos.

Por fim, o educador físico poderá atuar no setor de reabilitação, trabalhando diretamente no auxílio da recuperação do paciente após um trauma físico, por exemplo.

Uso de diversas habilidades

A faculdade de educação física não se trata somente de anatomia humana e movimentos físicos. É possível desenvolver diversas habilidades e competências que serão úteis tanto na vida profissional, quanto pessoal. Uma delas é a comunicação, mecanismo essencial na hora de instruir as pessoas. É por meio dela que você transmitirá seu conhecimento aos alunos, fazendo assim que eles compreendam o que devem fazer na hora de se exercitar, por exemplo.

Outro ponto está na criatividade, que por meio dela você poderá desenvolver novos exercícios e atividades, além de criar treinos e até mesmo realizar pesquisas acadêmicas. Há também outros pontos como a facilidade de manter bons relacionamentos e a capacidade de ensinar, técnicas desenvolvidas conforme se assimila ao dia a dia da profissão.

Atuar em qualquer lugar do mundo

A preocupação por uma rotina saudável é algo globalmente visto, o que possibilita que a atuação desse profissional seja essencial em qualquer lugar do mundo. Isso permite que o educador físico faça sua carreira em qualquer lugar do Brasil ou até mesmo fora dele, proporcionando que ele leve a educação física para qualquer lugar.

É uma ótima carreira para quem tem como objetivo uma experiência internacional, basta se adequar às regras do país de destino, como a adesão do registro profissional local, por exemplo.

…..

Conhecendo as possibilidades da incrível carreira de educador físico, comece sua trajetória conhecendo melhor os cursos de educação física da UNIPAR, nas modalidades de bacharelado e licenciatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *