Profissão em Debate – Formação continuada do profissional de educação.

A carreira, a profissão, o dom, e por que não dizer a missão em ser professor. Existem pessoas que são professores e pessoas que estão professores, vamos pensar.

Como qualquer outra profissão nem sempre os indivíduos estão realizados com aquilo que vem desempenhando, e na docência isso também acontece, assim chamo essas pessoas, que estão professores. Diferentemente daqueles que sempre tiveram isso como objetivo, como algo a ser alcançado, que se preparam para suas aulas como se soubesse que seria a última, que se preocupam com aquele aluno que percebem que não está desenvolvendo como deveria, que empresta o lápis para aquele aluno que precisa, e não pede a devolução, pois sabe que ele precisa mais, esses seres sim são professores.

No entanto, de forma alguma estamos tirando méritos dos mencionados “estão professores”, muito pelo contrário, pois esses com certeza esforçam-se muito para cumprir aquilo que foi demandado. E da mesma forma que todas as profissões, o professor tem um desafio rotineiro, que é o seu aperfeiçoamento, metodologicamente falando, são as formações continuadas, que ocorrem em todos os níveis da educação.

O processo da formação continuada é o ato de aperfeiçoamento pessoal, profissional e coletivo dos envolvidos, na qual objetiva-se trazer discussões sobre temas relacionados a comunidade escolar, e não somente sobre abordagens em sala de aula afinal o professor é um forte formador de opiniões.

Dessa forma, pensando em fortalecer cada vez mais o conhecimento de nossos alunos e também de nossa comunidade externa, o projeto PROFISSÃO EM DEBATE, coordenador pelo Prof. Ms. Cleber de Souza Relli, coordenador do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIPAR EAD, trazem uma discussão acerca da importância das formações continuadas para os profissionais da educação.

Nesse encontro participam como convidados a Professora Lauriê Fernanda da Silva e o Professor João Carlos Rossi, uma conversa objetiva e muito instrutiva sobre as formações continuadas dos profissionais da educação.

Aproveite e inscreva-se nas demais palestras do nosso PROFISSÃO EM DEBATE.