Aumenta a procura por cursos na área de saúde durante a pandemia

Compartilhe

O principal assunto nos telejornais e nos sites de notícia é um só: a pandemia de coronavírus pela qual estamos passando. O simples fato de os cuidados com a saúde estarem em evidência tem provocado efeitos diretos nos jovens que estão em dúvida sobre qual carreira seguir.

Cursos de graduação na área de saúde estão em alta no mercado. Com pesquisadores, médicos e enfermeiros aparecendo com mais frequência na mídia, o resultado tem sido um interesse maior no tema. Acompanhando o ritmo, o mercado de trabalho também está aquecido, e há vagas abertas para profissionais em praticamente todas as áreas.

Múltiplas áreas com muitas oportunidades

De acordo com o site Glassdoor, uma plataforma de recrutamento, entre as 20 ocupações com alta demanda na atualidade, a área de saúde é a que apresenta o maior crescimento. O setor de logística, também impactado de forma considerável durante esse período, também estão com demanda por novos profissionais acima da média.

Outro estudo, este conduzido pela consultoria Educa Insights e divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) indicou que os cursos mais citados pelos entrevistados foram os de saúde: 36,1% na modalidade presencial e 17,5% na modalidade EAD

É importante destacar que não são apenas os cursos de graduação que se revelam uma oportunidade nesse período. Cursos de extensão e pós-graduação nessas áreas também estão sendo mais procurados, pois os profissionais da área de saúde têm buscado a capacitação como forma de se destacar no mercado.

Ainda segundo a ABMES, os cursos da área da saúde representavam 17,1% do total de estudantes matriculados em 2012. Em 2016, a participação pulou para 22,6% e, em 2019, subiu 31,4%. 

Cursos EAD: as opções na área de saúde da Unipar

Mesmo com a volta às aulas presenciais ainda incerta em muitas localidades, não há motivo para deixar os estudos de lado. A modalidade EAD também cresceu de forma considerável em 2020, acelerando um movimento que já se via nos últimos cinco anos. A boa notícia é que cursos na área de saúde também estão entre as oportunidades disponibilizadas pela Unipar. 

É o caso de graduações como as de Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Conheça um pouco mais sobre cada uma das áreas.

Biomedicina

O graduado em biomedicina poderá atuar no diagnóstico clínico, na pesquisa e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. O biomédico pode exercer uma grande variedade de funções de acordo com sua especialidade, podendo trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias, centros de diagnóstico e institutos de pesquisa.

 A grade curricular do curso de Biomedicina da Unipar EAD visa proporcionar todas as ferramentas necessárias para você se tornar um profissional de excelência, e envolve disciplinas como: bioquímica, biologia celular e molecular, anatomia, fisiologia, biofísica, imunologia, farmacologia, hematologia, virologia, microbiologia clínica entre outras.

Educação Física (bacharelado)

O curso de Educação Física da Unipar visa assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, fundamentada no rigor científico e na conduta ética. Como profissional de Educação Física, você estará apto a atuar na orientação e prescrição de exercícios, avaliação física, treinamento esportivo, preparação de atletas, reabilitação, e na direção de clubes, academias, hotéis, empresas e spas nas áreas de atividade física e recreação. 

Também será seu papel promover e proteger a saúde em todos os seus aspectos, auxiliando e estimulando as pessoas na adoção de um estilo saudável de vida.

Estética e Cosmética

O profissional graduado em Estética e Cosmética tem como missão principal promover a qualidade de vida e a saúde das pessoas por meio de técnicas e tratamentos de estética corporal, capilar e facial, sempre priorizando a segurança, o bem-estar e a individualidade humana. 

O Curso de Estética e Cosmética da Unipar EAD oferece uma formação direcionada ao desenvolvimento das habilidades necessárias para elaborar, operacionalizar e administrar tratamentos estéticos, utilizar equipamentos específicos da área e solucionar demandas referentes à estética corporal, facial, capilar e a cosmetologia.

Farmácia

O profissional graduado em Farmácia pela Unipar conta com o diferencial de uma formação generalista, com uma ampla visão das diversas áreas envolvidas, além de conhecimento técnico e científico para promover a saúde em todos os seus níveis. 

Como farmacêutico, você será capaz de realizar análises clínicas, de alimentos e fármacos, pesquisa, produção, armazenamento, dispensação, interações e controle de qualidade. Também vai estar apto a planejar, desenvolver, manipular, produzir, controlar e dispensar medicamentos, realizar exames diagnósticos e coordenar farmácias, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e de alimentos.

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia da Unipar forma profissionais preparados para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, desde a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. 

O fisioterapeuta é um profissional essencial à saúde das pessoas, que atua em diversas funções e está presente em empresas, clínicas, hospitais, academias, clubes, instituições de atendimento ao portador de deficiência e de saúde pública, atuando também na assessoria e planejamento de serviços de fisioterapia e instituições de ensino.

Nutrição

O curso de Nutrição da Unipar se diferencia por ter o seu foco no desenvolvimento de habilidades específicas para o futuro exercício da profissão, preparando você para ser agente fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e para acompanhar as mudanças de hábitos e a evolução da sociedade. 

Ao final do curso, você será capaz de atuar na promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde através da nutrição. Terá plena competência para formular e executar políticas e programas de educação nutricional, segurança alimentar e vigilância sanitária. Também estará apto a avaliar, sistematizar e tomar decisões sobre as condutas mais adequadas, com embasamento científico, visão crítica, ética e responsabilidade.

…..

Que tal transformar sua experiência de aprendizado na porta de entrada para o desenvolvimento profissional? A Unipar oferece mais de 40 opções de cursos de graduação EAD em diversas áreas. Recebemos a nota máxima na avaliação do MEC, o que nos coloca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Venha viver a experiência de estudar na Unipar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *